Ponta Gea

A 12ª obra publicada de João Paulo Borges Coelho

Todas as semanas a LeYa e a Smooth FM dão-lhe a conhecer um autor – a vida e a obra de grandes referências da literatura nacional e internacional.
Esta semana conversamos com João Paulo Borges Coelho a propósito do seu livro “Ponta Gea”.
João Paulo Borges Coelho é escritor e historiador moçambicano. Em Maputo dedica-se a ensinar História Contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane. É lá que se interessa também pela investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, assim como pelas questões de segurança regional no Sul de África.
Já é detentor de vários prémios pelas suas obras publicadas.
 
Sobre o livro “Ponta Gea”:
É a primeira e mais persistente lembrança: a água como substância da cidade. Uma água quieta, no mangal como nos capinzais, nos tandos de arroz e nos baldios urbanos cuja noite o monótono som dos grilos trespassava; insidiosa também, na onda paciente que escavava a areia grossa e se espraiava até lamber a raiz torturada das casuarinas, enchendo os corvos de maus presságios e de indignação; e avassaladora, nas chuvadas súbitas e no ar carregado que toldava o horizonte e nos pesava, derrotados, sobre os ombros. Uma água cálida onde nadam todos, aqueles de cujo rasto ainda a espaços me vou apercebendo, e os outros, os que vogam em círculos como peixes aprisionados no aquário do esquecimento.
 

 

OUVIR ENTREVISTA COM João Paulo Borges Coelho
0:00
0:00

Mais Autores

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM