O Aviador

Histórias de uma vida passada dentro de aviões

Todas as semanas a LeYa e a Smooth FM dão-lhe a conhecer um autor – a vida e a obra de grandes referências da literatura nacional e internacional e as novidades editoriais.

José Correia Guedes nasceu no Porto em 1946. Passou mais de metade da sua vida ao serviço da TAP, para onde entrou em 1971 como comissário de bordo. No ano seguinte deu início à formação como piloto de linha aérea na Flight Safety Academy, Florida. Depois de uma breve passagem pela posição de mecânico de voo integrou o quadro de pilotos da companhia, função que desempenhou em vários tipos de aviões Boeing, Airbus e Lockheed. Quando se retirou, em 2006, era Comandante e Line Check Captain da frota Airbus A340 da TAP.

Fundador e Director Adjunto da revista aeronáutica Sirius, criada em Março de 1983, publicou em 2010 o romance Na Rota do Yankee Clipper,  centrado no despenhamento histórico de um Boeing 314 da Pan American Airways, no Tejo, em 1943.

 Em 2017, criou a página de facebook O Aviador, onde narra episódios da sua vida enquanto piloto. Deu origem a um livro com o mesmo nome, onde recupera uma série de histórias da sua experiência como comandante de aviões comerciais.

OUVIR ENTREVISTA COM José Correia Guedes
0:00
0:00

Mais Autores

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM