EUTANÁSIA, SUICÍDIO AJUDADO, BARRIGAS DE ALUGUER

Questões e respostas para um debate de cidadãos

Todas as semanas a LeYa e a Smooth FM dão-lhe a conhecer um autor – a vida e a obra de grandes referências da literatura nacional e internacional e as novidades editoriais.


MIGUEL OLIVEIRA DA SILVA, Professor Catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi o primeiro Presidente eleito do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), entre 2009 e 2015.
É obstetra-ginecologista no Hospital de Santa Maria em Lisboa e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Integra, por eleição, o Bureau da DH-Bioética do Conselho da Europa.

Sobre o Livro: EUTANÁSIA, SUICÍDIO AJUDADO, BARRIGAS DE ALUGUER – PARA UM DEBATE DE CIDADÃOS 
Eutanásia, suicídio ajudado, barrigas de aluguer são questões que a todos afectam, que não nos podem deixar indiferentes. As respostas que lhes damos – e as que lhes saibamos vir a dar – afectam a nossa vida, a nossa dignidade, os valores que praticamos e legamos aos nossos filhos. São questões que exigem um informado e sereno debate de cidadãos, timbre de uma genuína democracia participativa. Mas não basta questionar-se e questionar: há que transformar estas realidades. Perante o alargamento de direitos individuais nos extremos da vida humana, somos responsáveis pelo modo como o Estado assegura ou não a protecção dos mais vulneráveis: os jovens produto de tecnologias genéticas e reprodutivas, e as pessoas humanas em sofrimento intolerável que reclamam querer morrer. Como ser equitativo no acesso a estas tecnologias, e qual é aqui a relação entre o Serviço Nacional de Saúde e o sector privado? Quando, e como, têm os pais a obrigação de assegurar que os seus filhos possam conhecer a verdade sobre a sua história biológica: quem lhes deu o esperma ou o óvulo, qual a mulher que os gerou e pariu, quantos meios-irmãos poderá ter? Como deve o Estado responder ao pedido de eutanásia e suicídio ajudado?
Na crescente tensão entre direitos fundamentais nestas áreas, aonde os novos e velhos deveres e o seu instável ponto de equilíbrio, numa sociedade tolerante e plural?
 

Mais Autores

Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM