QUANDO AS GIRAFAS BAIXAM O PESCOÇO

Uma ficção carregada de desconfortos e de personagens desconfortáveis

Todas as semanas a LeYa e a Smooth FM dão-lhe a conhecer um autor – a vida e a obra de grandes referências da literatura nacional e internacional e as novidades editoriais.

Sandro William Junqueira nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia.  Experimentou a música, escultura, pintura.  Foi designer gráfico. Diz poesia. Trabalha regularmente no teatro como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura. 
Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso. Em 2013, contribuiu com um conto para a coletânea Prazer da Leitura, um projeto da Teodolito em associação com a FNAC. Autor do texto “Os Anjos Tossem Assim” (PANOS, Culturgest 2014).


Sobre o livro: QUANDO AS GIRAFAS BAIXAM O PESCOÇO
A mulher gorda gosta de comprar jacintos, o desempregado sonha com um prato de goulash e há duas irmãs que andam a costurar linhas complicadas entre elas. De vez em quando, nos intervalos dos barulhos da cidade, ouve-se pelas paredes uma música de Brel, rosas a crescer ou um programa sobre a vida animal – como é que a cabeça das girafas não rebenta se está tão longe do coração? Em comum, entre os pés que fazem barulho em cima da cabeça e os pés que incomodam quem está em baixo, só a gaiola de cimento onde se tentam arrumar as vidinhas e, ainda assim, aquela vontade de ser pássaro.
Sandro William Junqueira continua a construir, agora em altura, um território literário de desconfortos e pulsões que estava ainda por cartografar, e volta à ficção com um livro feito de penas e betão.

OUVIR ENTREVISTA COM Sandro William Junqueira
0:00
0:00

Mais Autores

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM