1640

Um marco fundamental na História de Portugal, o da Restauração da Independência.

Todas as semanas a LeYa e a Smooth FM dão-lhe a conhecer um autor – a vida e a obra de grandes referências da literatura nacional e internacional e as novidades editoriais.

Sobre a Autora:
Deana Barroqueiro nasceu nos Estados Unidos, e emigrou para Portugal aos dois anos de idade. Licenciada em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, com uma  longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, ligada a muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa, com várias obras publicadas, como O Espião de D. João II – Pêro da Covilhã e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto. D. Sebastião e o Vidente que recebeu o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri.

Sobre o livro: 
1640 é um marco fundamental na História de Portugal, o da Restauração da Independência, após 60 anos de domínio espanhol, quando os portugueses se revoltaram e elegeram um rei português, D. João IV. 
O romance surge na sequência do D. Sebastião e o Vidente, depois do trágico fim da monarquia de Avis e anexação de Portugal pela Espanha. A acção decorre entre 1617 e 1667, período riquíssimo em factos, dramas e personagens, que lutam pela sua libertação e sobrevivência, face a uma crise social, económica e política, imposta por Filipe IV/Olivares, coadjuvados por Diogo Soares e Miguel de Vasconcelos, um triunvirato que só terá paralelo na Troika de 2011.
Quatro guias singulares conduzem o leitor nesta viagem ao passado, através dos seus dramas pessoais e colectivos: o poeta proscrito Brás Garcia Mascarenhas, autor da epopeia Viriato Trágico; a professa Violante do Céu, a Décima Musa da poesia barroca, enclausurada no convento; D. Francisco Manuel de Melo, o maior prosador ibérico do século XVII, prisioneiro na Torre; e o Padre António Vieira, o mais brilhante pregador do seu tempo, a contas com a Inquisição.
 

OUVIR ENTREVISTA COM DEANNA BARROQUEIRO
0:00
0:00

Mais Autores

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM