DGS quer estabelecer novos limites de sal e açúcar nas bolachas

AUTOR

Redação

DGS quer estabelecer novos limites de sal e açúcar nas bolachas

today 13 de setembro de 2017

A Direção Geral da Saúde (DGS) avisa que há grandes discrepâncias nos níveis de sal e gordura, entre as várias marcas de bolachas de água e sal e do tipo Maria, que estão disponíveis no mercado português. 

Uma análise feita pela DGS e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a várias marcas deste tipo de bolachas, permitiu concluir que há marcas que utilizam o dobro do sal e da gordura para produzir o mesmo tipo de bolachas, como adianta Pedro Graça, diretor do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. 


Pedro Graça da DGS, recomenda que os consumidores estejam mais atentos aos rótulos e que no momento da compra destes produtos façam uma comparação dos níveis de sal e gordura entre as diferentes marcas.

Além desta recomendação, Pedro Graça avisa que o pão continua a ser uma escolha mais saudável, do ponto vista nutricional, em vez das bolachas. 

"Nós na DGS temos vindo a recomendar que, nomeadamente nos lanches, o alimento preferencial para acompanhar fruta ou laticínios, para que seja um lanche adequado do ponto vista nutricional, é que o pão seja o alimento preferencial. O pão quando é produzido apenas com farinha, de qualidade, portanto menos peneirada (mais escura), com um pouco de sal (dentro daquilo que é o limite legal), com fermento e água, esse pão do ponto vista nutricional é um alimento mais interessante e saudável do que as bolachas que existem atualmente no mercado. 

?


Após estas conclusões que resultaram da análise a várias marcas de bolachas de água e sal e do tipo Maria - desde as comerciais, às de marca branca, as sem glúten e sem açúcar - a DGS prepara-se para estabelecer novas metas relativamente aos teores de sal e gordura, metas essas que serão sugeridas à indústria alimentar.

Mais Notícias

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM