EPA/JOSE SENA GOULAO

AUTOR

Paulo Rico

Jornada 24 abre com maior diferença de sempre no topo

today 23 de fevereiro de 2018

Nunca, até agora, houve uma diferença tão grande do primeiro para o segundo lugar. Depois da vitória no Estoril, a meio da semana, o FC Porto criou uma almofada de 5 pontos para os rivais de Lisboa quando faltam onze jornadas para o final da prova. Os números dizem que há mais de vinte anos que nenhum líder com vantagem tão grande, já no último terço da prova, deixou fugir o título. Assume-se, por isso, como muito importante esta jornada, que antecede mais um clássico marcado para o dia 2 de março, no Dragão, entre FC Porto e Sporting.

Dos três candidatos ao título, o FC Porto é o segundo a entrar em ação, domingo, no Algarve, frente a um Portimonense que marcou onze golos nas últimas 4 jornadas.  Antes disso, no sábado, o Benfica joga também fora (numa casa bem conhecida de Rui Vitória) frente a um Paços de Ferreira que vem de três derrotas consecutivas, depois de duas vitórias que coincidiram com a entrada do treinador João Henriques. Um campo onde o Benfica cedeu pontos na época passada, mas que este ano só viu o Paços ganhar 4 dos 11 jogos. Petit era, na altura o treinador pacense.

Por falar em Petit, e a fechar a jornada, o Moreirense visita Alvalade, depois de ter roubado pontos ao Sporting na primeira volta. Nota ainda para o Vitória de Guimarães, que vai estrear o treinador interino Vítor Campelos, depois da saída de Pedro Martins, e para o jogo que abre a jornada, numa repetição de um emocionante jogo para a Taça de Portugal, com vitória avense no prolongamento, por 4-3.

O calendário completo da 24ª jornada é o seguinte:

Sexta-feira

- Rio Ave - Aves, 20h30

Sábado

- Belenenses - Feirense, 16h00

- Marítimo - V. Guimarães, 18h15

- P. Ferreira - Belenenses, 20h30

Domingo

- Chaves - Estoril, 16h00 

- Boavista - Vitória Setúbal, 18h00

- Portimonense - FC Porto, 20h15

Segunda-feira

- Braga - Tondela, 19h00

- Sporting - Moreirense, 21h00

Principais curiosidades do campeonato:

- O Vitória de Guimarães vai estrear Vítor Campelos como treinador, ainda que de forma interina, depois da saída de Pedro Martins. Sete equipas já mudaram de treinador. Três delas (Aves, Moreirense e Paços de Ferreira) vão no terceiro treinador da época.

- Só quatro jogadores fizeram hat-trick: Bas Dost (contra Chaves, Marítimo e Aves), Aboubakar (contra Moreirense e V. Setúbal), Jonas (contra Belenenses) e Fabrício (contra Rio Ave)

- Jogos com mais golos: FC Porto - P. Ferreira 6-1, FC Porto - Portimonense 5-2, Portimonense - V. Setúbal 5-2, Chaves - V. Guimarães 4-3, Belenenses - Aves 2-5.

- EstorilVitória de Guimarães são as equipas com mais jogadores utilizados: 32. Já Boavista, Tondela e Rio Ave as que menos jogadores utilizaram: 24.

- Portimonense, Sporting e Belenenses são as equipas com mais totalistas na prova: 2 cada equipa (Ricardo Ferreira e Rúben Fernandes; Rui Patrício e Coates; Gonçalo Silva e Florent).

- Jonas é o melhor marcador, com 25 golos, seguindo-se Bas Dost (20) e Marega (17). Bruno Fernandes, Guedes e João Amaral (com 8) são os melhores marcadores portugueses.

- Soares (FC Porto), com bis a Estoril, Chaves e Rio Ave, é o jogador que marca há mais jornadas seguidas.

- O FC Porto é a equipa com mais vitórias consecutivas: vai em quatro (contando com a do Estoril como mais recente).

- O Vitória de Guimarães é a equipa que sofre golos há mais jornadas seguidas: 9.

- O Feirense é a equipa que há mais tempo não empata: 21 jornadas - desde 12 de agosto.

- O Marítimo é a equipa que há mais tempo não ganha:  nove jornadas - desde 11 de dezembro.

- O FC Porto é a melhor defesa do campeonato, com onze golos sofridos. O FC Porto têm, também, o melhor ataque, com 61 golos marcados.

- Moreirense e Marítimo são as equipas com menos golos marcados: 18. O Estoril a que tem mais golos sofridos: 44.

- Só uma equipa ainda não perdeu: o FC Porto

- O Marítimo é a únicas equipam sem penaltis assinalados a favor. Por outro lado, o FC Porto é a única sem qualquer grande penalidade contra.

- O Rio Ave é a equipa com mais expulsões: 7.

 

Mais Notícias

Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM