EPA/JASON SZENES

AUTOR

Redação

Stephen Hawking, o homem para quem a vida foi um bónus

today 14 de março de 2018

"As minhas expectativas foram reduzidas a zero aos 21 anos. Desde aí, tudo tem sido um bónus". Se há razões para acreditar que o dia do nascimento pode definir o futuro de alguém, a vida de Stephen Hawking pode ser dada como prova principal.

Partilhou a data de nascimento com Galileu Galilei, o homem que mostrou ao mundo que a Terra anda em torno do Sol e não que tudo gira em torno do Homem. Exatamente 300 anos depois, Stephen foi mais além e mostrou que "somos apenas uma raça evoluída de macacos que vivem num planeta menor junto de uma estrela muito banal. Mas conseguimos entender o Universo. E isso faz-nos ser muito especiais".

Para trás, fica uma "breve história do tempo" que Stephen Hawking dedicou ao estudo do espaço, da gravidade quântica, da cosmologia e até mesmo do homem enquanto ser inteligente.

Contribuiu para diversos avanços científicos, um deles derivado da teoria da gravidade de Einstein. Provou, em conjunto com Roger Penrose que é possível que existam singularidades no espaço-tempo. Em conjunto, descobriram que uma dessas singularidades, previstas pela teoria de Einstein, era nada mais nada menos do que o Big Bang.

Pelo meio, também contrariou Einstein, cuja teoria geral da relatividade afirma que toda a informação que cruze o limite de um buraco negro é perdida para sempre. Para Stephen Hawking, Malcom J. Perry e Andrew Strominger, há a possibilidade de nem tudo ser engolido. 

Hawking foi ainda mais longe e enunciou que os buracos negros deveriam emitir calor antes de eventualmente desaparecerem. Buracos negros mais pequenos que o nosso Sol poderiam, na última décima de segundo da sua vida, emitir energia equivalente a um milhão de bombas de hidrogénio de uma megatonelada.

A radiação Hawking é outro dos avanços mais significativos: propôs que os buracos negros devem criar ou emitir partículas subatómicas.

Hawking vai agora continuar a passear pelo espaço: pela sua cabeça, que como dizia, sempre foi superior às suas limitações físicas, e através do asteróide 7672, batizado em sua honra.

Notícias Relacionadas

Mais Notícias

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM