Airbus

AUTOR

Redação

Novo avião "baleia" da Airbus

today 05 de julho de 2018

O novo modelo da Airbus, Beluga XL, foi apresentado em Toulouse, na França, no início desta semana.

O design do avião é inspirado na baleia branca do Ártico. Foi escolhido pela equipa da Airbus. 20 000 funcionários escolheram a baleia dentro de seis opções.

 

 

 

 

Começou a ser planeado em 2014 e vai ter como principal função o transporte de peças e partes de aeronaves. Vai fazer a ligação entre várias fábricas de peças para aviões da Europa e as linhas finais de montagem da Airbus que estão em Toulouse, Hamburgo e Tianjin.

O Beluga XL é o modelo acima do Airbus 330-200 que está ao serviço da empresa desde 1994. Era necessário um avião com maior capacidade de transporte.

"A necessidade do novo Beluga vem com o aumento das taxas de produção e com a capacidade extra no topo desta frota de cinco aeronaves", disse Stephane Gosselin, diretor da Airbus Transport International.

O novo modelo suporta mais seis toneladas do que o modelo original. Mede 63 metros de comprimento, 45 metros de envergadura e 18,9 metros de altura. Tem mais seis metros de comprimento que o Airbus 330-200 e mais 30% de espaço para transporte. O beluga original não é grande o suficiente para transportar muitas peças super-jumbo do A380, de acordo com a Airbus.

O Beluga XL vai estar oficialmente em serviço em 2019.

 

 

Mais Notícias

Passou
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM