AUTOR

Gonçalo Palma

Álbum natalício de Eric Clapton nos lançamentos de hoje

today 12 de outubro de 2018

Pela primeira vez na sua longa carreira, o recordista de indigitações no Rock & Roll Hall of Fame (três ao todo!) Eric Clapton lança um disco dedicado à quadra festiva. "Happy Xmas" é uma espécie de postal natalício na capa, mas com 14 canções lá dentro, incluindo de clássicos como 'Jingle Bells' e 'Silent Night', e uma dedicatória especial ao malogrado DJ sueco Avicii.

"Vai e Vem" é o novo álbum de Márcia, que sai hoje para as lojas. Salvador Sobral, António Zambujo e o seu cúmplice de vários duetos Samuel Úria são convidados deste disco, que se formula muito no espírito acústico e meigo da cantora. O single de avanço 'Tempestade' merece o vídeo em baixo da autoria de Filipe C. Monteiro, filmado e dançado no Bairro da Fonte da Prata, entre a Baixa da Banheira e a Moita.  

 

Mais de quarto anos depois, o sexteto de folque-roque Diabo na Cruz publica um novo longa-duração, "Lebre", mais assente nas origens e, como nos diz Jorge Cruz em entrevista, menos urbano. As memórias autobiográficas podem ser mais longínquas, como em 'Terra Natal', como mais recentes, como 'Terra Ardida'.

 

O eletropop de sorriso largo dos D' Alva leva mais um reforço de canções com o disco "Maus Êxitos", agora também aterrado nas várias plataformas. Apesar da (falsa?) modéstia do título, miram sempre o pódio, ou o 'P'ódio' neste caso.  

 

Kurt Vile tem novo disco para nos mostrar desde hoje. "Bottle It In" é o seu nome, onde tem participações especiais como Kim Gordon (a mítica baixista e guitarrista dos Sonic Youth) e aquela forma preguiçosa e maravilhosa de cantar de Vile, com as suas músicas de embalo mas para uma sesta.

 

O maior trovador de synthpop dos nosso tempos, o grande John Grant, lança hoje o seu novo álbum "Love Is Magic". Como seu apanágio, todos os dramas e todas as coisas boas estão derramadas nesta obra, engrandecida pelo seu enorme humor.

 

Saem hoje também novos álbuns de Gimba, "Ponto G", do histórico Elvis Costello acompanhado pelos Imposters, "Look Now", de Matthew Dear, "Bunny", do experimentalista pop Jaakko Eino Kalevi, "Out Of Touch", de Connan Mockasin, "Jassbusters", dos Dodos, "Certainty Waves", e ainda de St. Vincent, "MassEducation" (uma revisão da matéria dada no seu último álbum de originais "Masseduction", em versões de piano).
 
Concluimos esta revista de lançamentos com a caixa de 11 CDs e de 29 vinis de David Bowie, "Loving the Alien", e a compilação dos dançantes A Certain Ratio, "acr:set".

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM