LUSA / ANTÓNIO COTRIM

AUTOR

Redação

Popularidade de Marcelo está em queda há 8 meses

today 11 de janeiro de 2019

O declínio da popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa começou em maio de 2018.

Naquela altura, a nota média do Presidente da República era 18.3, de acordo com o barómetro político da Aximage, feito para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios.

Em  novembro do ano passado, Marcelo chegou aos 17 pontos. Em dezembro volta a cair para os 16.2.

Em janeiro a descida foi mais forte e atingiu a nota mais baixa, 15.9. No entanto, ainda não está contabilizada nesta pesquisa a polémica ligação que Marcelo fez para o programa de Cristina Ferreira e a mensagem que deixou a Roberto Leal na RTP.

Líderes Políticos

De acordo com a sondagem da Aximage, em janeiro o primeiro-ministro, António Costa, recupera o posto de líder partidário com a melhor avaliação, com média de 10.2.

Em seguida vem Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, com 9.8. Jerónimo de Sousa (PCP) assume a terceira posição. Mais abaixo, com média 7.7 aparece Assunção Cristas, do CDS-PP, que está em quatro lugar.

Rui Rio e Pedro Passos Coelho (PSD) aparecem na quinta e última colocação, com 6.4.

Intenção de Votos nos Partidos

O Partido Socialista continua a liderar as intenções de voto e registou uma subida de 0,7% entre dezembro e janeiro. A média atual chega a 37,7%.

Apesar de ter o segundo lugar nas intenções de voto, o PSD registou 24,7% de intenções de voto. 

O CDS-PP fica com o terceiro lugar (9,4%) e o Bloco de Esquerda em quarto, com 8,8%. A CDU teve média de 7,2% e o PAN teve 3,5%.

A percentagem de brancos e nulos é de 5,3%, e os indecisos somam 2,8%

Metodologia

A Sondagem teve 608 entrevistas efetivas, feitas por inquérito telefónico entre os dias 04 e 07 de janeiro. A taxa de confiança é de 95%, com margem de erro de 4 pontos

Mais Notícias