EPA

AUTOR

Filipe Neto

Papa desafiado a fazer dieta vegana

today 06 de fevereiro de 2019

Com a finalidade de combater os problemas ambientais da agropecuária, o Papa Francisco recebeu hoje um desafio que pode valer um milhão de dólares (cerca de 875 mil euros). Para isso terá que tornar-se vegano durante o perído da Quaresma.

A campanha foi  lançada esta quarta-feira em quinze países, incluindo Portugal. O convite foi feito através de uma carta escrita por uma jovem ativista norte-americana, Genesis Butler, em que pede ao Papa para seguir uma dieta sem carne e produtos de origem animal entre os dias 6 de março e 18 de abril.  Em troca, Genesis e a fundação "Million Dollar Vegan" prometem doar um milhão de dólares (cerca de 875 mil euros) a uma instituição de caridade à escolha do Papa.

A carta descreve também a relação entre as alterações climáticas e a poluição, a ineficiência da pecuária e a forma como esta contribui para a fome no mundo, para a extinção da vida selvagem e para o sofrimento dos animais de criação.

Com esta iniciativa, a fundação pretende alertar para temas como o clima, a biodiversidade, a poluição do ar, a energia, ou os resíduos. 

De acordo com o site desta campanha, "a indústria da agropecuária é uma das principais razões das alterações climáticas, da desflorestação e da extinção de espécies. Para além de poluir o solo, os cursos de água e a atmosfera, é tão ineficaz a produzir alimentos que dificilmente alimentará a crescente população mundial."

Genesis Butler pede ainda um encontro com o Papa para que possam discutir em conjunto, as questões apresentadas na sua carta.

Foi criada também uma petição para que as pessoas possam participar no convite feito ao Papa, para celebrar uma Quaresma vegana.

O desafio tornou-se público esta quarta-feira mas não se sabe ainda a resposta do Papa.

 

Mais Notícias

Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM