AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

 40ª FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA 
De 18 a 28 de novembro, jantares com chefs conceituados, tasquinhas típicas de todo o país, música, conferências e debates vão ter lugar naquele que é considerado o “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses” e um dos 25 melhores festivais gastronómicos da europa.
O Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza de 18 a 28 de novembro, em Santarém, anuncia a programação da sua 40ª edição com um amplo leque de atividades: artesanato, cultura, música, espetáculos, apresentação de livros, debates, exposições, 'showcookings', conferências, vinhos e cinco jantares gastronómicos com chefs galardoados. 
Para além dos 11 restaurantes que representam Portugal de Norte a Sul de Portugal, passando pelas ilhas, este ano, o Festival tem um espaço dedicado aos restaurantes de Santarém. Todos os dias, o espaço é ocupado por um restaurante que dá a conhecer a gastronomia da região.
Nesta edição, o Festival apresenta o “Jantar com o Chef”, com nomes bastante conhecidos do mundo gastronómico. No primeiro dia, o jantar é servido por Rodrigo Castelo, dia 19 de novembro é servido a 4 mãos por Vasco Coelho e Inga Martin e no dia 20, por Ljubomir Stanisic. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, o jantar é servido por Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro, terminando no dia 27 com Chakall. 
Uma outra novidade é o espaço “Livraria” onde vão ser lançados livros e promovidas sessões de autógrafos sobre gastronomia e onde se pode visitar a exposição sobre a história dos 40 anos do Festival.
O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, desde a idade de amamentação até aos 10 anos, vai contar ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais como o de 'Entradas', 'Sopas', 'Leitões", 'Marisco', 'Sobremesas', 'Frango Assado', 'Pastéis e Empadas', e 'Pratos Cozinhados', entre outros.
Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão também ser assinalados com diversos concertos: Black Mamba, João Pedro Pais , Bárbara Tinoco, Ricardo Gama & João Correia e Jessica Pina.

BAZAR DE NATAL DA AMA
A Associação sem Fins Lucrativos AMA-Associação de Medicina Antroposófica, realiza diz 28 de novembro a 13ª edição do tradicional Bazar de Natal, na fábrica Braço de Prata em Lisboa.

NATAL EM CASCAIS
Mantendo o modelo de sucesso de 2020, o Natal regressa a Cascais de 27 de novembro a 26 de dezembro.
Com iluminações, árvore de Natal, o Desfile  e a chegada do Pai Natal, mercados e animação de Rua, montras de Natal, a roda gigante nos Jardins do Casino Estoril, workshops, recolha solidária de brinquedos e outros bens.
Com que bens pode contribuir?
- Brinquedos novos para crianças de várias idades
-  Roupa e calçado
-  Bens alimentares (pequenos almoços e lanches)
-  Produtos de higiene infantil
-  Finais de coleção (roupa e calçado)
-  Brinquedos novos (que por algum motivo já não possam ser comercializados)

 

NATAL EM LISBOA
A cidade de Lisboa já está iluminada com as tradicionais luzes de natal, mas há muito mais iniciativas de natal previstas, promovidas pela EGEAC.
Entre 4 e 19 de dezembro haverá vários concertos gratuitos numa programação que celebra o espírito natalício.
Dia 4, 21h - espetáculo do Gospel Collective na Igreja de Nossa Senhora da Graça. 
Dia 10 - espetáculo de homenagem a Cesária Évora, no Coliseu dos Recreios.
Dia 11 - repertório de compositores portugueses e italianos interpretado pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat e uma orquestra especialmente criada para esta ocasião, dirigida pelo maestro Cesário Costa. Local - Igreja do Sagrado Coração de Jesus 
Dia 17 - Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico e as vozes do Ensemble Dan Luz Al Sol. Local - Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
Dia 18 - Celebração conjunta com a Comunidade Hindu de Portugal, com um concerto de homenagem a Rão Kyao no Templo Radha Krishna.
Dia 19 - Teresa Salgueiro no Cinema São Jorge

 
NATAL EM TORRES VEDRAS
Entre 26 de novembro e 6 de janeiro, o programa "Este Natal… Torres Vedras é sua!" celebra a época natalícia com mais de 70 atividades. Iluminações de Natal, música, teatro, e oficinas fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional.
O Mercado de Natal estará instalado na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, entre 26 de novembro e 24 de dezembro, com expositores de produtores, artesãos e lojas locais. 
1 de dezembro é o dia que promete encantar os mais pequenos, com a chegada do Pai Natal à cidade de Torres Vedras. O expresso polar chega à Praça da República, às 10h30, seguindo-se um desfile pelas ruas do Centro Histórico até ao Mercado Municipal de Torres Vedras, onde o Pai Natal irá estar aos fins de semana e feriados, das 10h00 às 13h00, até dia 19 de dezembro. 
Nos dias 11, 12, 18 e 19 de dezembro, por cada 20 € em compras no comércio tradicional é oferecido um vale de 5 € para gastar entre 26 de dezembro e 31 de janeiro.


PORTO/POST/DOC: FILM & MEDIA FESTIVAL
O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival do cinema do real do Porto. Entre a cidade e o mundo, a ficção e o documentário, o Porto/Post/Doc apresenta as já habituais competições (Competição Internacional e Competição Cinema Novo), que visam revelar as pérolas mais ocultas do cinema contemporâneo. 
No programa Transmission, o festival volta a reforçar a ligação da música ao cinema mostrando filmes que tocam e se fazem ouvir, entre biopics ou concertos.
Apresenta ainda uma secção destinada à exibição de filmes falados em língua portuguesa e outra dedicada aos nossos vizinhos espanhóis. 
O festival decorre entre 20 e 30 de Novembro e vai ocupar vários espaços do Porto, uma cidade histórica e cosmopolita, centro de uma comunidade vibrante.

“AS FILHAS DO FOGO”
Integrado na programação da oitava edição do Porto/Post/Doc, As Filhas do Fogo é um espetáculo interdisciplinar concebido pelo realizador Pedro Costa e pelo grupo de música barroca Os Músicos do Tejo, que cruza as áreas do cinema, do teatro e da música. 
Na peça apresenta-se a fuga de três jovens irmãs de uma erupção devastadora do vulcão Fogo, em Cabo Verde, chegando depois a um porto europeu. É por lá que deambulam, de mãos dadas, conjurando os seus medos através de música e canções. Não há demónios que as recebam. Um espetáculo que percorre os dias e as noites, a miséria, a escuridão dos becos e a vida invisível de tantos migrantes.
Saber mais aqui.  - Ter 30 novembro - 21h30 – Coliseu Porto Ageas 

14ª FESTA DO CINEMA ITALIANO
Retrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano
Este ano, a Festa do Cinema Italiano faz-se no feminino, dedicando um espaço particular às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, uma retrospetiva (secção Amarcord) em colaboracão com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. 
Serão cerca de uma quinzena de filmes dedicados a nomes como Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas outras que formaram uma constelação de estrelas reconhecidas não só no seu país natal, mas um pouco por todo o mundo.
Alguns dos filmes a apresentar são ALÉM DO BEM E DO MAL (Al di là del bene e del male), de Liliana Cavani (1977), um dos grandes nomes do novo cinema italiano, com Virna Lisi sobre o triângulo amoroso entre Nietzsche, a russa Lou von Salomé e o judeu alemão Paul Rée; MALIZIA (Malícia) realizado por Salvatore Samperi (1973), o filme que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual na Itália da época; e MALOMBRA, de Carmine Gallone (1917), um drama mudo italiano a partir do romance de 1881, Malombra, de Antonio Fogazzaro.
Uma oportunidade de descobrir ou redescobrir em sala as interpretações inesquecíveis de atrizes como Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas outras.
Entre 2 de novembro e 7 de dezembro em várias cidades do país  saber mais aqui. 

CINEPOP 
O Cinepop continua a trazer pérolas cinematográficas ao grande ecrã. Filmes icónicos dos anos 70, 80 e 90 que são exibidos no Fórum Lisboa (antigo cinema Roma) aos domingos à tarde, sempre às 16h.

NOITES DE COMÉDIA
Herman José foi desafiado a convidar Ana Garcia Martins e Beatriz Gosta para um espetáculo de comédia em Lisboa, onde promete muitas gargalhadas, música e algumas das personagens mais icónicas do humorista da sua carreira com quase cinquenta anos. O espetáculo Noites de Comédia vai acontecer dias:
3 de dezembro - Pavilhão Rosa Mota

ESPETÁCULO: “LUIS DE MATOS BACKSTAGE” 
"Luis de Matos Backstage" acontece em directo a partir do Estúdio33, através da plataforma ZOOM e permite que com um único bilhete, os espectadores passem um serão de sexta-feira onde a magia acontece nas suas mãos.
Toda a experiência começa logo quando compra o bilhete, dado que dias mais tarde irá receber um envelope com alguns dos materiais para que possam acompanhar o espectáculo da melhor maneira. Incluindo pipocas para toda a família. No final, também de uma forma interactiva, o espectador poderá fazer perguntas em directo ao ilusionista. 
Próximos espectáculos 
3 de Dezembro - 21h30 / 10 de Dezembro - 21h30


CICLO FESTA DE DESANIVERSÁRIO - ONLINE
Programação digital com entrevistas, audiolivro, jogo digital, espetáculos, formações, instalação, oficinas e cafés filosóficos ATÉ 4 DE DEZEMBRO.  
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

ANIMAL DE PALCO DE DAVID CRISTINA
David Cristina lança o seu primeiro espectáculo a solo! Neste, este fala-nos do estranho mundo em que vivemos, e do seu tema favorito, que é ele mesmo. Vamos descobrir, pela primeira vez, quem é o David(inho) e conhecer as suas ansiedades, desencontros amorosos e embaraços.
Desde pequeno que lhe dizem que ele é um animal de palco; agora resta saber se é um leão ou um porquinho-da-Índia.
Com mais de 10 anos de carreira, David Cristina é um stand-up comedian experiente, e um autodidata. Para além das suas participações no Levanta-te e Ri, é também um dos comediantes residentes no Lisboa Comedy Club,  co-criador do podcast e espetáculo Conta-me Tudo e Separados de Fresco. 
Datas 
08/01 - Lisboa  - The Famous Grouse Room - Lisboa Comedy Club
09/01 - Lisboa - The Famous Grouse Room - Lisboa Comedy Club
21/01 - Porto - Teatro Sá da Bandeira
Os espetáculos estão marcados para as 21H00

 

KINO
Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal.
A 19.ª edição da Mostra terá um olhar sobre o futuro e o cinema no feminino, mantendo as três secções habituais: Visões, para as grandes produções cinematográficas; Perspetivas, para primeiras e segundas obras e Realidades, para os filmes documentais.
Os primeiros filmes confirmados nesta edição são quatro olhares femininos, de ficção e documentário, que abordam temas tão distintos como o racismo estrutural (IVIE WIE IVIE de Sarah Blaßkiewitz), a herança afetiva que atravessa várias gerações de mulheres de uma mesma família (WALCHENSEE FOREVER de Janna Ji Wonders), a reconstrução da auto-confiança após um ataque xenófobo (NICO de Eline Gehring), ou a catarse coletiva frente a um episódio traumático de manipulação sexual (THE CASE YOU de Alison Kuhn).
Para além da programação específica para o Cinema São Jorge e para a Filmin.pt, haverá conversas com realizadores e a atribuição do Prémio do Público com sorteio de uma viagem à Alemanha.
A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça.
De 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022 - Cinema São Jorge, em Lisboa.

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.

Outros Destaques