AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

PRIMEIRO FESTIVAL LITERÁRIO
De 5 a 9 de maio decorre o primeiro festival literário de Lisboa.
Reúne mais de 70 autores de oito países, em largos, teatros, cinemas, ruas, largos e praças da capital, numa homenagem à lingua portuguesa.
Esta iniciativa, que inclui debates, mesas de autor, concertos, cinema, performance, encontros e exposições, visa celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e promover a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias, a Leitura, os Autores e os seus Leitores.
 

CINEMAS E OUTROS LUGARES  ONLINE
Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis: uma memória emocional de resistência ao Estado Novo.
Um passeio pelas salas de espetáculos e outros lugares de encontro no eixo Rua da Palma – Avenida Almirante Reis, que tiveram o seu apogeu durante o período do Estado Novo.
Pode fazer o itinerário digital com transmissão online e assistir a tertúlias com transmissão online durante o mês de abril.

FIMFA LX21 – FESTIVAL DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS
"Em maio, o FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas chega à 21.ª edição. Resistir, recomeçar, renovar, reconstruir, reinventar – são as palavras-chaves para este ano. Ainda não será possível soprar as 21 velas ‘abraçados’, mas esperamos poder ver ao vivo as Artes da Marioneta e das Formas Animadas. No Teatro São Luiz, uma das casas principais do FIMFA, são apresentadas criações no campo da marioneta contemporânea para todas as idades, que se destacam pela sua inventividade, qualidade técnica e artística. Nestes palcos estarão artistas que pensam e nos mostram o mundo através de todo o tipo de objetos, criando universos fantásticos em que tudo pode ganhar vida, num percurso desenhado pela memória, equilíbrio, engenho e espanto. Será uma viagem à descoberta de imagens, de sons e de luz. Um teatro de todas as matérias – a marioneta para ver e pensar o mundo com um outro olhar."
Para ver no teatro São Luiz, em Lisboa, de 4 a 23 de maio.

VISITA AO OCENÁRIO - ONLINE
Apesar de o Oceanário estar encerrado ao público,  as rotinas diárias mantêm-se para todos os moradores, dos pinguins às raias. Daí surgiu a ideia de dar a conhecer os bastidores do Oceanário, de conversar com os biólogos e aquaristas, conhecer todos os segredos dos tubarões, dos pinguins, das lontras ou das florestas submersas.
Basta esolher uma das sessões online em direto para acompanhar o dia-a-dia dos habitantes do Oceanário.

CICLO FESTA DE DESANIVERSÁRIO - ONLINE
Programação digital com entrevistas, audiolivro, jogo digital, espetáculos, formações, instalação, oficinas e cafés filosóficos.  
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

AUDIOLIVRO - Uma edição especial de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, em formato de audiolivro. Acompanhados por música original do Conjunto Cuca Monga. Uma celebração da leitura em todas as suas formas de 5 de Fevereiro a 16 de Julho, um capítulo novo todas as sextas-feiras.

VIDEOJOGO - Partindo da instalação Do Outro Lado da Toca, de Alice Albergaria Borges, Beatriz Bagulho e Madalena Castro, a Fábrica das Artes convidou uma equipa de jovens chapeleiros loucos do Instituto Superior Técnico para desenvolver um videojogo passado no universo de Alice, de Lewis Carroll, ao som da música do Conjunto Cuca Monga.
Lançamento faseado (um nível de cada vez) a partir de 3 de Março.