AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

CINEPOP
O antigo Cinema Roma finalmente recebe o Cinepop para as suas matinés de domingo, e a programação continua a ser cuidadosamente escolhida.
Nuno Markl continua a fazer as apresentações antes de cada filme ser exibido. Sessões do cinema retro: domingos às 16h.

ENCONTROS MÁGICOS 
O maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal (desde 1992), exclusivamente dedicado ao público em geral, volta a acontecer como habitualmente na terceira semana de Setembro, contando este ano com 15 artistas de 8 países de 4 continentes!
Entre 21 e 25 de Setembro, mágicos de países como Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Israel, Peru e Portugal, realizam dezenas de espectáculos que acontecem diariamente em vários locais da cidade de Coimbra.
O Festival Internacional de Magia de Coimbra divide-se por três linhas de acção: programação de rua com espectáculos gratuitos, Escola de Magia, igualmente gratuitas, e as Galas Internacionais de Magia que decorrem no Grande Auditório do Convento São Francisco.
Como sempre, os espectáculos são gratuitos mas mantém-se a obrigatoriedade de reserva prévia de lugar através da plataforma Ticketline.
 

FESTIVAL UMUNDO
UMUNDO LX é um Festival Coletivo para a Transformação Sustentável.
Aborda temas relacionados com o impacto que o nosso estilo de vida, que se reflete na forma como produzimos e consumimos, tem no planeta a nível local e global. São discutidos diversos assuntos, todos eles interligados, como a alimentação, a mobilidade, a energia e o sistema económico e a necessidade urgente de uma transformação a nível individual e plural para um novo paradigma de sustentabilidade em várias áreas.
O Festival Umundu Lx acolherá diferentes tipos de eventos, tal como palestras e debates, projeções de filmes, workshops, visitas guiadas, exposições e ações de rua, bem como atividades culturais.
O Festival acontecerá de forma presencial em Lisboa e arredores e por via online entre 30 de setembro a 5 de outubro 2021.

A EUROPA 61
Semana do Cinema Europeu está de regresso à cidade do Porto. Entre 23 e 29 de Setembro, a segunda edição da mostra de cinema europeu ocupará as salas do Cinema Trindade. Uma seleção de 13 filmes, oriundos de 13 países distintos, pretende refletir não só as preocupações imediatas de uma Europa em contexto pandémico, mas também todas as suas transformações de base, sejam políticas, económicas ou sociais. 
Temas que, de uma forma ou de outra, estão presentes em muitos dos 13 filmes selecionados para o  programa deste ano, com a curadoria de Carlos Nogueira. 
Do realizador espanhol Jonás Trueba, “A Virgem de Agosto” marca a abertura da mostra, no dia 23 de Setembro, às 21:30. A obra, que integrou a lista de 10 Melhores Filmes de 2020 para a Cahiers du Cinéma e foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Césars do mesmo ano, é um filme-diário íntimo sobre uma mulher em busca de revelações, que se deixa levar pelos encontros e reencontros que uma cidade como Madrid - aqui filmada por Trueba com uma clara devoção - lhe proporciona. Na sessão de encerramento, às 21:30 do dia 29 de setembro, será exibido “Não Voltará a Nevar”, da dupla polaca Malgorzata Szumowska e Michal Englert. Tendo passado por diversos festivais europeus como Veneza e Sevilha, o filme explora alguns medos e fantasmas da Europa atual, confrontando-nos com a iminência de um apocalipse que, graças à imaginação, fantasia e humor com que os realizadores polvilham o filme, acaba por nunca chegar. Que assim seja. 
Saiba mais aqui. 
23 e 29 de setembro de 2021, no Cinema Trindade, no Porto. 

CICLO DE CINEMA: DIÁRIOS
A casa achada vai dar a volta às reflexões quotidianas da sétima arte, no seu mais recente ciclo de cinema: “Diários”. 
Inspirado e dedicado à nova edição, do livro “Passageiro Clandestino vol. 1” com notas de Eduarda Dionísio, filha de Mário Dionísio. 
Mário Dionísio de Assis Monteiro foi um crítico, escritor, pintor e professor português. Personalidade multifacetada – poeta, romancista, ensaísta, crítico, pintor – teve uma ação cívica e cultural marcante no século XX português, com particular incidência nos domínios literário e artístico.
Uma reflexão de como o cinema passou a retratar acontecimentos do dia-a-dia. E onde filmes, são criados muitas vezes através de uma ideia do momento, ou filmagens que acontecem por acaso, em diários de uma câmara na mão. 
Para assistir em Agosto e em Setembro na Casa Achada em Lisboa. 
Programa:
27 setembro- Diário de uma mulher perdida (1929); De Georg Wilhelm Pabst


CINEMA: DOC'S KINGDOM
“O Movimento das Coisas” é o ponto de partida do Seminário Internacional de Cinema Doc’s Kingdom, que regressa a Arcos de Valdevez de 1 a 5 de Outubro. 
O único filme realizado por Manuela Serra — “O Movimento das Coisas” (Portugal, 1986/2021), estreado comercialmente 40 anos depois das filmagens em Lanheses, no Alto Minho — inspira o programa da presente edição, que celebra o reencontro no cinema com a presença de Manuela Serra, Jeannette Muñoz, Jessica Sarah Rinland, Naomi Uman e Sílvia das Fadas, entre outras realizadoras a anunciar.
Com um programa secreto até ao início de cada projecção, o Doc’s Kingdom 2021 reúne gestos que nos convocam para uma experiência táctil do cinema, incluindo um programa inédito de sessões especiais em 16mm, a partir do diálogo entre obras e cineastas que imaginam o lugar da comunidade na fragilidade do encontro e na sensibilidade do contacto, aí encontrando a sua força e a sua forma singulares.

FEIRA DAS LAMBARICES
É um evento que alia um grande cartaz artístico a uma forte componente gastronómica, onde cerca de trinta municípios, de norte a sul do país, estarão presentes para promover o melhor da doçaria tradicional de cada região, prometendo fazer as delícias da população local, regional, nacional e até internacional.
A programação artística é bastante eclética e inclui alguns dos nomes mais sonantes do panorama actual. São mais de vinte artistas durante dez noites de espetáculo: 
A Feira das Lambarices irá decorrer na baixa da Águeda, perto do rio, e inclui a mostra de doçaria tradicional, com entrada livre e que terá lugar no pavilhão desportivo do GICA; uma zona com um parque de diversões; e o recinto dos espetáculos, ao ar livre, que inclui uma área de comida e bebida. 
O acesso aos concertos é feito através da aquisição de passes diários (a preços variáveis) ou de passes de dez dias, pelo preço de 40€, já à venda nos locais habituais.
A 1ª edição da Feira das Lambarices decorre entre os dias 8 e 17 de Outubro na cidade de Águeda. 
 

FESTIVAL: "MEXE"
Está fechado o programa para a sexta edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade. 
Espetáculos, conversas, oficinas, laboratórios de criação, instalações e cinema compõem o ciclo de atividades onde as realidades sociais falam por si.
Entre os dias 18 de setembro e 3 de outubro nas cidades do Porto, Viseu e Lisboa. 

AMADORA BD 2021
O Festival Amadora BD acontece de 21 de outubro a 1 de novembro 2021, num novo espaço da cidade da Amadora: Ski Skate Amadora Parque, e os núcleos paralelos serão na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual e acolhe, nos 3 espaços do Festival, inúmeras exposições e receber mais uma dezena de autores internacionais
Mulher-Maravilha, Lucky Luke, História do Mangá, Michel Vaillant e Luís Louro são alguns dos destaques no Núcleo Central que, este ano, se localiza no Ski Skate Amadora Park 
Jorge Miguel: Um olhar cinematográfico e Marcello Quintanilha. Uma Retrospetiva, ambas em exibição na Galeria Municipal Artur Bual, e Desvio (a obra vencedora do Prémio para Melhor Ilustrador Português, da edição de 2020 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora), patente na Bedeteca da Amadora, completam os destaques de programação da edição 2021 do Amadora BD 

22ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
A Festa do Cinema Francês regressa em outubro com 19 antestreias e foco na obra de Mia Hansen-Løve
A mostra dedicada à difusão do cinema de expressão francesa circula por nove cidades (Lisboa, Oeiras, Coimbra, Almada, Porto, Braga, Évora, Viseu e Faro), voltará a juntar um ciclo de antestreias, a revisita a obras de cineastas de relevo, um programa infantojuvenil e sessões especiais dedicadas a filmes cuja estreia colidiu com fases de confinamento, aos quais se acrescenta uma nova secção dedicada ao cinema fantástico. Anunciado hoje o foco na obra de Mia Hansen-Løve, que integrará a antestreia do seu mais recente filme, Bergman Island, estreado na edição deste ano de Cannes.
Um total de 19 filmes integrarão a seção de antestreias do evento, numa seleção que circula pela comédia, o drama e o filme de guerra ou histórico. 
A 22ª edição do festival decorrerá de 7 a 27 de outubroSaber mais aqui. 
Lisboa (7 a 20 de outubro)
Almada (12 a 16 de outubro)
Oeiras (9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro)
Coimbra (12 a 16 de outubro), Porto (19 a 27 de Outubro)
Braga (21 a 24 de outubro)
Évora (28 a 31 de outubro)
Viseu (28 a 31 de outubro) e Faro (21 a 24 de outubro).

CICLO DE CONCERTOS: SOMERSBY OUT JAZZ 
Durante três meses, em três jardins de lisboa, o SOMERSBY OUT JAZZ volta a dar palco a boa música e à boa energia. 
Os jardins lisboetas tornam a ficar recheados de música até ao final de Outubro. Os eventos no mês de agosto decorrem no Jardim Botânico Tropical, em Belém. Em setembro passam para o Jardim Botânico de Lisboa, no Príncipe Real. Em outubro vai haver Outjazz no Auditório de Pedra, na Tapada da Ajuda.
Este ano com lugares limitados, e com o custo de 3€, em que o valor do bilhete será totalmente revertido para a União Audiovisual, associação que apoia profissionais do setor artístico. As portas abrem uma hora antes de a música começar e terminam à hora do pôr do sol.
Consulte todos os nomes do cartaz, aqui: 

ESPETÁCULO: “LUIS DE MATOS BACKSTAGE” 
"Luis de Matos Backstage" acontece em directo a partir do Estúdio33, através da plataforma ZOOM e permite que com um único bilhete, os espectadores passem um serão de sexta-feira onde a magia acontece nas suas mãos.
Toda a experiência começa logo quando compra o bilhete, dado que dias mais tarde irá receber um envelope com alguns dos materiais para que possam acompanhar o espectáculo da melhor maneira. Incluindo pipocas para toda a família. No final, também de uma forma interactiva, o espectador poderá fazer perguntas em directo ao ilusionista. 
Próximos espectáculos 
22 de Outubro - 21h30 / 29 de Outubro - 21h30
12 de Novembro - 21h30 / 19 de Novembro - 21h30
3 de Dezembro - 21h30 / 10 de Dezembro - 21h30

PORTO/POST/DOC: FILM & MEDIA FESTIVAL
O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival do cinema do real do Porto. Entre a cidade e o mundo, a ficção e o documentário, o Porto/Post/Doc apresenta as já habituais competições (Competição Internacional e Competição Cinema Novo), que visam revelar as pérolas mais ocultas do cinema contemporâneo. 
No programa Transmission, o festival volta a reforçar a ligação da música ao cinema mostrando filmes que tocam e se fazem ouvir, entre biopics ou concertos.
Apresenta ainda uma secção destinada à exibição de filmes falados em língua portuguesa e outra dedicada aos nossos vizinhos espanhóis. 
O festival decorre entre 20 e 30 de Novembro e vai ocupar vários espaços do Porto, uma cidade histórica e cosmopolita, centro de uma comunidade vibrante.

CICLO FESTA DE DESANIVERSÁRIO - ONLINE
Programação digital com entrevistas, audiolivro, jogo digital, espetáculos, formações, instalação, oficinas e cafés filosóficos ATÉ 4 DE DEZEMBRO.  
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.

Outros Destaques