AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

PARA VER ATÉ FINAL DE JUNHO

TRANSBORDA
A  1ª edição da Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada – TRANSBORDA  reúne de 18 a 27 de junho de 2021 artistas que investigam em seus corpos práticas sensíveis de partilha e linguagens singulares. Um ecossistema de criadores interessados em encontros que possibilitam os deslocamentos, as transformações. Experiências cheias de vitalidade questionadora que transpõem limites entre as artes e entre as pessoas.
Para a 1ª edição foram convidados oito criadores para apresentar cinco obras: João Fiadeiro e Carolina Campos (Portugal/Brasil), Sofia Dias e Vítor Roriz (Portugal), Eduardo Fukushima (Brasil), Michelle Moura (Brasil/Alemanha) e Jonas & Lander (Portugal).

SM’ARTE - FESTIVAL DE STREET ART
Festival de Street Art ‘Sm’art’ regressou a Bragança, com o tema: “Bragança. Naturalmente!”, e este ano desenvolve-se exclusivamente em sete aldeias do concelho com artistas nacionais a criarem intervenções artísticas em diferentes locais.
As aldeias que dão palco ao festival são Baçal, Deilão, Mós, Santa Comba de Rossas, São Julião de Palácios, Rebordãos e Zoio, conhecidas pelo seu património natural, e vão receber nomes como Duarte Saraiva, Lucky Hell e Trip Dtos e do coletivo Ruído (Draw e Contra), Mário Belém, Zela e Fedor Rua Duarte.
A quinta edição de festival, que já conta com cerca de 50 trabalhos de artistas de arte urbana, como Bordalo II por toda a cidade, decorrerá entre 16 a 20 de junho.

FESTIVAL CINEMA NO ESTENDAL
Com o ínicio das noites de Verão, o festival volante de curtas-metragens, ‘Cinema no Estendal’ regressa a Lisboa para celebrar as escadas, os estendais, a vida de bairro, a arte e até as cuecas da vizinha. 
Na 6ª edição do festival serão, como sempre, exibidas curtas-metragens de qualquer gênero, desde videoarte a documentários e ficções, de filmes experimentais a telediscos, com o objetivo de promover o cinema na rua.  
Desde 2018 que a tela viaja pelos estendais dos diferentes bairros e praças de Lisboa, para celebrar a vida de bairro, com sessões exclusivamente realizadas ao ar livre, este ano, o “O Cinema no Estendal” vai decorrer no largo da igreja de santos o velho, na noite de 25 de junho.

INAUGURAÇÃO - PISCINA DAS MARÉS
Depois de quase dois anos de obras de reabilitação, a Piscina das Marés volta a receber banhistas.
A piscina da autoria do arquiteto Álvaro Siza, inaugurada em 1966 e Monumento Nacional desde 2011, foi alvo de uma grande intervenção, que incluiu trabalhos de conservação, restauro e reabilitação de vários elementos que se encontravam deteriorados. De 19 de junho, até ao final da época balnear, a Piscina das Marés vai funcionar todos os dias entre as 9h e as 19h.
 

PARA VER ATÉ FINAL DE JULHO

FESTIVAL BAIRRO EM FESTA
No segundo ano sem Santos Populares em Lisboa, surge a iniciativa cultural ‘Bairro em Festa’, que engloba concertos, espectáculos, projectos de criação que contam com o contributo da comunidade local, debates, exposições e uma série de outras actividades que compõem uma oferta diversificada tão caractrística dos bairros multiculturais da capital. 
O festival é uma iniciativa co-promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia de Arroios e o LARGO Residências, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis.
Esta inicativa passa-se um pouco por todos os bairros do Intendente, Pena, Anjos e Arroios, e pode assitir, ver, ouvir ou participar entre o dia 28 junho a 04 de julho, com entrada grátis. 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
NO WALLS Oeiras e é um projecto de intervenção artística no espaço público do concelho, com curadoria de Lara Seixo Rodrigues. Surgiu de um convite do Município de Oeiras, feito à Mistaker Maker, no contexto da plataforma cultural Mural 18 da Área Metropolitana de Lisboa.
Sob o tema proposto da Liberdade, vários artistas reconhecidos e emergentes desenharam um circuito com trabalhos em vários locais do concelho de Oeiras, assinalando diferentes eixos da ação municipal. O projeto surge numa altura em que Oeiras se candidata a Capital Europeia da Cultura – Oeiras 27.

FESTIVAL DE CINEMA – ‘TRISTES PARA SEMPRE’
A terceira edição do festival de cinema “Tristes para sempre”, está de volta a Lisboa e promete, como sempre, o melhor cinema triste de todo o mundo. 
Com o objetivo de promover o cinema independente e de autor, serão exibidos filmes portugueses e internacionais. Estes filmes, na maioria das vezes são curtas-metragens, podem ser distinguidos com um destes três prémios: Lágrima Nacional e Lágrima Internacional (atribuídos por um painel de jurados), e a Lágrima do Público (atribuído através de uma votação do público).
Este ano, vão à competição duas longas-metragens e 31 curtas-metragens. O “Triste Para Sempre” terá oito sessões, cada uma com um tema diferente, mas com a premissa de que todos os os projetos exibidos pretendem ensinar a lidar e a conviver com a dor e a tristeza. 
O festival acontece entre 1 e 4 de julho, na Fábrica Braço de Prata em Lisboa.

AR LIVRE: PARQUES DE SINTRA
De maio a julho a Parques de Sintra traz um novo programa nas manhãs de sábado, com roteiros que passam pelos diferentes palácios da zona.
As "visitas com o director" são visitas guiadas feitas por António Nunes Pereira, director dos palácios da Zona.
As "visitas cos bastidores" são conduzidas por técnicos da Parques de Sintra e que vão dar a conhecer espaços que não estão normalmente acessíveis ao público, assim como segredos do seu trabalho diário.

CICLO FESTA DE DESANIVERSÁRIO - ONLINE
Programação digital com entrevistas, audiolivro, jogo digital, espetáculos, formações, instalação, oficinas e cafés filosóficos ATÉ 4 DE DEZEMBRO.  
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

ENCONTRO FINAL
DESANIVERSÁRIO WALTER OMAR KOHAN (Formação de Filosofia Online)
O que marca o fim de um caminho de pensamento e criação? O que encontramos ao final do caminhar junto com outras e outros caminhantes? E se o fim fosse um novo início? E se a filosofia fosse a arte de buscar um começo para o pensar mesmo ou, sobretudo, quando há que se terminar um percurso comum, compartilhado? Filosofia, uma arte infantil? Filosofia, uma arte de se começar a pensar escutando as vozes da infância? Esta formação integra o ciclo Festa de Desaniversário. Dias 29 e 30 junho das 17h às 20h 

AUDIOLIVRO - Uma edição especial de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, em formato de audiolivro. Acompanhados por música original do Conjunto Cuca Monga. Uma celebração da leitura em todas as suas formas de 5 de Fevereiro a 16 de Julho, um capítulo novo todas as sextas-feiras.

MONSANTO OPEN AIR.
Lisboa vai receber concertos de tributo, num sítio espetacular na cidade. Pelo palco do verdejante espaço onde fica localizado o Monsantos Open Air, onde vale muito a pena assistir ao pôr-do-sol, vai poder assistir a concertos que homenageiam alguns dos mais famosos cantores de sempre, como Beatles, Queen, Elvis Presley, Michael Jackson, Amy Winehouse, Pink Floyd, Rolling Stones, Tina Turner, Coldplay, Pearl Jam ou Caetano Veloso.
Aqui ficam as datas 
7 de julhoO Melhor de Michael Jackson
13 de julhoO Melhor de Rolling Stones
20 de julho O Melhor de Coldplay
21 de julhoO Melhor dos Queen
4 de agostoO Melhor de Pink Floyd
10 de agostoO Melhor de Tina Turner
18 de agostoO Melhor de Caetano Veloso
7 de setembroO Melhor de Pearl Jam
8 de setembroO Melhor dos Beatles
22 de setembroO Melhor de Amy Winehouse
Todos os concertos de tributo começam às 21h, e foram criados para quase todos os gostos musicais, desde o rock à música brasileira. Pode saber mais pormenores aqui.