Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

CULTURA EM ALENQUER (AR LIVRE / CONCERTOS / TEATRO/EXPOSIÇÕES)
No verão, Alenquer mantém as portas abertas para a Cultura.
Até setembro, o município vai dinamizar um conjunto de atividades culturais gratuitas, que prometem servir todos os gostos e idades, numa lógica de promover e levar a cultura a toda a população, mas também de atrair mais visitantes ao concelho de Alenquer.
Propostas não faltam e vão desde concertos, teatros, clubes de leitura, exposições, conferências ou roteiros culturais.
*Teatro - O Auditório Damião de Góis acolhe a peça “Em Nome do Espírito Santo”, com sessões a 10 e 24 de julho, às 18h.
Até 30 de julho, é possível assistir também à peça de teatro “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com encenação de Simão Biernat e participação do grupo coral Vozes Maduras. A encenação terá lugar nos Claustros do Convento de São Francisco e acontece às sextas-feiras e sábados, pelas 21h30.
*Leituras - a Biblioteca Municipal de Alenquer dinamiza, a partir de 7 de julho, o Biblioteca Fora de Portas, uma iniciativa de entrada livre e sem inscrição, destinada às famílias, onde poderá ouvir histórias, participar em ateliês e ainda conta com pinturas faciais para os mais novos.
O ciclo decorre até ao final de agosto, em vários pontos do concelho, casos de Alenquer, Carregado, Merceana e Abrigada.
Entre julho e agosto, a Biblioteca Municipal vai estar a dinamizar também O Livro conVida à Hora do Conto, um conjunto de sessões de hora do conto, subordinadas à obra "A Verdade segundo o Artur", de Tim Hopgood e David Tazzyman.
*O Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição vai organizar um Ciclo de Conferências de Filosofia, com o apoio da Nova Acrópole. A sessão mais próxima realiza-se a 16 de julho (15h30), no Museu João Mário, subscrita ao tema “A Sabedoria de Sócrates”.
*Juntam-se a estas, iniciativas como a Exposição "Clube da Agulha", que resulta de um projeto de reutilização dos têxteis doados à Loja Social, protagonizado por alunas da Universidade da Terceira Idade de Alenquer, ou ainda as Rotas Turísticas, que contemplam as rotas da Igreja e dos Moinhos, a decorrer até setembro.

FILMES COM ESTRELAS EM LOULÉ (CINEMA)
De 23 de julho a 20 de Agosto, o programa "Filmes com Estrelas" está de regresso às freguesias de Loulé, para a sua 7ª edição, sendo ao todo exibidos 11 filmes portugueses, produzidos entre 2016 e 2022. Com entrada livre.

22.ª MOSTRA DE CINEMA AO AR LIVRE DE TAVIRA (CINEMA/AR LIVRE)
O Cineclube de Tavira promove a 22.ª edição da Mostra de Cinema ao ar livre de Tavira, que decorrerá todas as sextas, sábados e domingos, entre 15 de julho e 28 de agosto.
Todos os filmes serão exibidos nos claustros do Convento do Carmo, sempre às 21:30 horas.
12 de agosto - «Love Meetings», de Pier Paolo Pasolini;
13 de agosto - «Ema», de Pablo Larraín;
14 de agosto - «Petite Maman», de Céline Sciamma;
19 de agosto - «Lingui», de Mahamat Saleh Haroun;
20 de agosto - «La Odisea de los Giles», de Sebastián Borensztein;
21 de agosto - «Cow», de Andrea Arnold;
26 de agosto - «The Hawks and the Sparrows», de Pier Paolo Pasolini;
27 de agosto - «La Caja», de Lorenzo Vigas;
28 de agosto - «Águas do Pastaza», de Inês T. Alves

FEIRA MEDIEVAL DE SILVES (FEIRA/AR LIVRE)
A Feira Medieval regressa à cidade de Silves de 10 de 20 de agosto, com 11 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve, numa viagem no tempo que convida a experienciar «Um dia na História».
O quotidiano da Xilb islâmica numa das sextas-feiras do ano de 1147 dá mote a esta edição do evento, que enche a madinat Xilb de momentos e sons já tão conhecidos, como as boas vindas dadas pelo Vizir, o chamamento à oração pelo Al-Muezzin, o burburinho dos vendedores e o som da música e alegria contagiante destes dias.
Dois torneios diários, um espetáculo no Castelo, uma dezena de pontos de animação fixos, animação itinerante, seis praças de tascas medievais, dois roupeiros, um espaço educativo e lúdico dirigido aos mais novos (Xilb dos Pequenos), mais de duas dezenas de grupos de animação, um acampamento berbere com mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros a trabalhar nos seus ofícios e as habituais experiências medievais são apenas alguns dos atrativos desta Feira Medieval de Silves, onde marcam presença mais de uma centena de expositores entre artesãos, mesteirais, doçaria, místicos, mercadores e mouraria.

FATACIL 2022 (FEIRA/AR LIVRE/MÚSICA)
A FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa decorre de 19 a 28 de agosto.
A FATACIL integra, além das grandes áreas de exposição de Agricultura, Comércio, Indústria, Artesanato, Gastronomia, complementos de animação de excelente qualidade, com destaque para os concertos musicais com artistas do top nacional, os espetáculos de arte equestre, as atuações de ranchos folclóricos e de outras interpretes genuínos da cultura portuguesa, que fazem da FATACIL o principal palco no roteiro de animação turística do verão algarvio.
20 de Agosto - 22:00 - Gipsy Kings
21 de Agosto - 22:00 - João Pedro Pais
26 de Agosto - 22:00 - Resistência
27 de Agosto - 22:00 - Fernando Daniel
28 de Agosto - 22:00 - Tony Carreira

DIAS MEDIEVAIS EM CASTRO MARIM (FEIRA/AR LIVRE)
Os Dias Medievais estão de regresso, naquela que será a sua 23ª edição, de 24 a 28 de agosto.
Castro Marim transforma-se  numa vila encantada, recriando, com todo o rigor, os usos, costumes e vivências do passado medieval. 
Durante cinco dias e cinco noites plenas de mistério, os ideais da cavalaria e os torneios, o imaginário lúdico da época, a animação de rua, a exibição de artes e ofícios, as trocas comerciais, os espetáculos teatrais e musicais e os banquetes, com uma variedade de iguarias, prometem uma viagem genuína e inesquecível à mágica Idade Média.

CULTURA À SOLTA NA MOITA (AR LIVRE/TEATRO/MÚSICA)
Artes performativas, música, teatro e muita animação vão invadir diferentes espaços públicos do concelho da Moita, em julho e agosto, numa parceria entre a Câmara Municipal da Moita e as Juntas de Freguesia. Cultura à Solta é um projeto de dinamização de espaços públicos - largos, jardins, pracetas, ruas e parques – que vai passar por todas as freguesias do concelho da Moita.
6 de agosto - 18:30H: Teatro – “Era uma vez que era uma vez” por GATEM – Espelho Mágico, Praceta Maria Vieira Helena da Silva, Vale da Amoreira
20 de agosto - 21:30H: Jorge Nice ao Vivo. Parque das Salinas, Alhos Vedros
27 de agosto - 22:00H: Concerto EXPRESSO TRANSATLÂNTICO, Praça da República, Moita

CINEMA AO AR LIVRE NA FÁBRICA DA PÓLVORA - CINEMA/AR LIVRE
Há cinema ao Ar Livre na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, todos os sábados, de 2 de julho a 3 de setembro. Os bilhetes custam 2€.
Cartaz:
Agosto
13 — “O Rei Leão” (2019) — Versão em português de Jon Favreau.
20 — “O menino Nicolau” (2009) de Laurent Tirard.
27 — “Jojo Rabbit” (2019) de Taika Waititi.
Setembro
3 — “Uma fuga para a liberdade” (2016) de Taika Waititi.

 

MERCADO DE VERÃO EM QUARTEIRA (AR LIVRE/DANÇA/MÚSICA/TEATRO)
O Mercado de Verão de Quarteira anima as noites de verão a sul entre  15 de julho e 11 de setembro.
Da programação fazem parte concertos, dança, teatro, artesanato, gastronomia e animação para os mais novos, tudo no Jardim Filipe Jonas.
Domingo a quinta-feira, das 19h30 às 00h00, e às sexta-feira e sábado, das 19h30 às 01h00. A entrada é livre.

FIARTIL - FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL (FEIRA / AR LIVRE)
Com mais de 100.000 visitantes por ano a Feira de Artesanato do Estoril, após 56 edições, continua a ser um local privilegiado para passear sozinho, com familiares ou em família. Durante 66 dias, quem visita a Feira do Artesanato poderá encontrar para além do Artesanato tradicional, novos conceitos de artesanato contemporâneo com marca portuguesa.
Conhecida por promover e fortalecer laços comerciais entre as diversas áreas envolvidas, a Feira de Artesanato do Estoril oferece um conjunto de sensações e diferentes experiências para todos os visitantes, com um programa de animação diário, gastronomia e uma mostra de artesanato que reúne mais de 300 artesãos vindos de todo o País.
Com uma vasta oferta de gastronómica, desde tradicional pão com chouriço até aos conceitos inovadores de street-food, a Feira de Artesanato do Estoril oferece um destaque especial às tradições portuguesas. Por outro lado, este é um evento que contribui em grande parte para a dinamização e promoção da atividade comercial e económica do concelho de Cascais, capaz de envolver toda a população do concelho e atrair novos visitantes e potenciais consumidores para o comércio tradicional.
De 8 de julho a 11 de setembro de 2022, entre as 17h00 e as 00h00 na Fiartil - Feira de Artesanato do Estoril.

SUNSET WINE PARTIES - (AR LIVRE / GASTRONOMIA)
A chegada do verão celebra-se com os finais de tarde mais longos e animados da cidade, nos terraços do hotel The Yeatman. Com vista panorâmica sobre o Rio Douro, mais de 30 produtores de vinho apresentam três vinhos para harmonizar com as iguarias deliciosas preparadas pelo Chefe Ricardo Costa, ao som de um DJ. 
A primeira Sunset Wine Party acontece dia 21 de julho, a partir das 19h00. 
As próximas estão marcadas para os dias 25 de agosto e 15 de setembro

FEIRA DE SÃO MATEUS - FEIRA/AR LIVRE
A Feira de São Mateus está de regresso. Será a maior edição de sempre, com uma duração de 49 dias, de 4 de agosto a 21 de setembro.
Do programa fazem parte espetáculos musicais, gastronomia regional, eventos desportivos, comércio (cerca de 300 expositores) e muita animação.

COMBOIO HISTÓRICO DA LINHA DO VOUGA 
Deixe-se levar pelo tempo nesta viagem pela única linha de via estreita em operação no nosso país e embarque a bordo de uma das cinco carruagens dos primeiros anos do século XX, rebocadas pela histórica locomotiva diesel 9004.
O Comboio Histórico do Vouga leva-o de Aveiro a Macinhata do Vouga onde poderá visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e, na viagem de regresso, desfrutar da oportunidade de visitar o centro histórico de Águeda.  
Sábados de 11 de junho a 15 de outubro.

POLÍTICAS DA ESTÉTICA: O FUTURO DO SENSÍVEL (CONFERÊNCIAS)
Nestes tempos conturbados, devido às grandes dificuldades morais, físicas, materiais, relacionadas com a situação pandémica mundial, assistimos igualmente no campo intelectual a duas grandes tendências que se ignoram mutuamente e que muitas vezes se opõem pela negativa: uma profusão de publicações e de reflexões com o foco na situação atual e nos diferentes alertas que esta coloca ou que pode levar a colocar no que diz respeito à restruturação total em todos os domínios que tínhamos por adquiridos; a continuação de pesquisas que, sem evitar as problemáticas imediatas, consideram que é preferível contribuir para a preparação do terreno eórico e prático que nomeamos, de modo impreciso mas legítimo, o «mundo futuro». De facto, estas duas tendências articulam-se e não se podem excluir mutuamente, seja qual forem os campos de reflexão e de concretização. De entre eles, o mundo das artes foi fortemente atingido (cancelamentos, encerramentos, reagendamentos), mas ainda mais o foi o campo da estética, da aisthesis, do sensível. Dos mais simples atos do quotidiano às complexidades teóricas, a nossa sensibilidade pessoal e inter-humana, tal como o nosso relacionamento com o mundo sensível em que evoluímos e no qual vivemos, sentimos, existimos, suscita reações que se inscrevem também elas numa restruturação própria à atualidade e a um futuro mais ou menos próximo.
É a este modo estético da nossa relação com o mundo, com os vivos, com os outros – que toma inúmeras formas, entre as quais a arte, mas não só – que desejamos consagrar uma série de conferências que, sem cobrirem todos os aspetos dos diferentes domínios do conhecimento, pretenderiam revelar algumas pistas e desvendar possíveis perspetivas. Como pensar o sensível e a estética nestes tempos mais ou menos breves, distendidos, angustiantes ou promissores? Quais podem ser as suas finalidades, projetos, incógnitas? A própria estética tem capacidade para dar um contributo decisivo aos acontecimentos do presente e aos que poderão vir a ocorrer? As transformações radicais do que se entendia ou entende por aisthesis não deveriam acompanhar as mudanças consideráveis das nossas sociedades e, mais amplamente, das pessoas? Outras problemáticas podem, evidentemente, ser sugeridas, mas dada a vocação do Centro Cultural de Belém – a instituição que convida e organiza, consagrada essencialmente a todas as formas de arte – elas deveriam poder tratar de modo direto ou indireto de questões ligadas à estética, no seu sentido mais amplo, nas suas relações com a economia, a política, a ecologia, o feminismo, o cosmopolitismo…No CCB em Lisboa

Programa:
22 setembro: Fabienne Brugère - As Novas Lealdades Tecnológicas
13 outubro: Emanuele Coccia
27 outubro: Marie-José Mondzain

SERRALVES EM LUZ - AR LIVRE
Serralves em Luz regressa para uma segunda edição e transforma todo Parque de Serralves numa impactante exposição de luz, proporcionando a fruição noturna deste magnífico espaço através de uma experiência surpreendente.
Após o sucesso da primeira edição, referida no jornal britânico The Times - um dos títulos com maior reconhecimento a nível global - como uma das 10 melhores exposições a visitar em toda a Europa, o Serralves em Luz regressa ao Parque de Serralves no dia 22 de junho com a direção criativa de Nuno Maya e organizado em articulação com a equipa de Serralves e com desenhos de luz do Coletivo OLAB, Sophie Guyot, Tamar Frank e Tilen Sepic.
Ao longo de um percurso de 3 km, vinte e cinco instalações de luz, com recurso a múltiplas fontes, tecnologias de baixo consumo e até elementos vegetais recuperados no próprio Parque, proporcionam uma experiência sensorial mágica, num ambiente imersivo que dá a conhecer novas perspetivas deste notável espaço e convida à descoberta do seu património natural e arquitetónico.
Os desenhos de luz de Nuno Maya, criados especificamente para esta exposição, conjugam várias formas de luz com diversos locais do Parque, despertando no espectador diferentes emoções e sensações visuais, enquanto as intervenções internacionais se focam em peças escultóricas luminosas e interativas que permitem, pela primeira vez, um papel ativo do público que pode assim transformar, através da luz, as paisagens naturais dos espaços. Do ateliê para crianças, desenhado pelo diretor criativo da exposição e executado com a colaboração do Serviço Educativo Ambiente de Serralves, nasceu ainda uma projeção video mapping na fachada da Casa do Cinema Manoel de Oliveira assinada por alunos do 2.º ano da Escola Básica da Pasteleira do Porto.
Em paralelo a esta grande exposição noturna e ao ar livre, decorrerá um programa de visitas orientadas e de workshops de fotografia, que complementa e realça a vivência das diferentes dimensões em presença: luz, natureza, arte e arquitetura.
Visite o Serralves em Luz e desfrute de uma noite verdadeiramente luminosa.
De 22 de junho a 31 de outubro de 2022.

MERCADO CCB - MOSTRAR, VER E FAZER - AR LIVRE
O mercado do CCB está de regresso a 5 de Junho. Esteve parado devido à pandemia e volta a realizar-se no primeiro domingo de cada mês.
Tem como novo mote "Mostrar, Ver e Fazer" e continua a dar prefeência às marcas portuguesas. Vai poder encontrar os mais variados artigos de moda, acessórios, artesanato, comida e uma série de actividades.
Centro Cultural de Belém. Primeiro domingo do mês, 10h00-19h00. Entrada livre.
(DATAS JÁ CONFIRMADAS 2022: 4 setembro / 6 novembro  / 3 e 4 dezembro) 

JARDINS E INSTALAÇÕES DE ARTE PERMANENTES
Visita pelos jardins do Campus da Fundação EDP, um projeto paisagístico do arquiteto libanês Vladimir Djurovic que envolve através de passeio pedonal os edifícios da Central e do maat.
Até 31 dezembro 2022 - MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – Lisboa

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.