Caldas Nice Jazz 2021

Festival Internacional de Jazz de Caldas da Rainha

Caldas Nice Jazz - Festival Internacional de Jazz de Caldas da Rainha
de 29 de outubro a 6 de novembro no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

Programa:
29 Out. | Nik Bärtsch
30 Out. | Carlos Bica, Daniel Erdmann e DJ Illvibe
4 Nov. | Orquestra Jazz de Matosinhos, saxofonista convidado: Tomás Marques 
5 Nov. | Tord Gustavsen Trio
6 Nov. | Samara Joy com Pasquale Grasso Trio

NIK BÄRTSCH 
Um dos pianistas mais proeminentes do mundo, um filo´sofo da mu´sica. 
A performance a solo de Nik Ba¨rtsch e´ uma viagem na~o so´ entre a clareza da mu´sica cla´ssica e a improvisac¸a~o do jazz, mas tambe´m entre a harmonia ritual ancestral dos sons japoneses e o minimalismo moderno.
Depois de ouvir as obras deste pianista, o pu´blico na~o vai confundi-las com mais nada: o seu espac¸o e´ fechado, a tensa~o e´ constantemente repetitiva e infinitamente lenta, e a improvisac¸a~o mi´nima, quase impercepti´vel, provocando a atenc¸a~o.

CARLOS BICA, DANIEL ERDMANN E DJ ILLVIBE 
Carlos Bica apresenta "I am the escaped one" com Daniel Erdmann e DJ Illvibe 
O contrabaixista e compositor Carlos Bica construiu um nicho musical de uma forte identidade com o seu estilo inventivo de um jazz ao mesmo tempo lírico e indie. Agora encontramo-lo com Daniel Erdmann (saxofone tenor) e DJ Illvibe (gira-discos).

ORQUESTRA JAZZ DE MATOZINHOS 
Viagem ao Jazz Português: Novos Talentos 
Direção Musical: Carlos Azevedo 
Saxofonista convidado: Tomás Marques 
“Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos" é a quarta e última fase de um ciclo itinerante iniciado em 2018 com “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz I/II” - onde a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentou dois repertórios: do chamado “período de ouro” das big bands nos EUA até aos dias de hoje - e que, em 2020, se debruçou sobre as criações originais em “Viagem Pelo Jazz Português: Compositores”.

TORD GUSTAVSEN TRIO 
Com 5 álbuns editados, o compositor e pianista Tord Gustavsen, regressa a Portugal para apresentar o aclamado último trabalho do seu trio ‘The Other Side’. 
Depois de explorar outras bem-sucedidas formações, com particular destaque para o quarteto com o qual editou dois álbuns, ‘The Other Side’ (ECM Records) representa o regresso de Tord Gustavsen ao trio instrumental, formato clássico que levou a sua música a um amplo público internacional.

SAMARA JOY COM PASQUALE GRASSO TRIO 
Com uma voz suave como veludo, SAMARA JOY e´ uma estrela que parece subir a cada apresentac¸a~o.
Apo´s ter vencido o Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019, esta´ atualmente a gravar o a´lbum de estreia, que contara´ com Pasquale Grasso Trio.