MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

 

CONCERTOS HOT CLUBE NOVEMBRO

25-50 anos do 1º Festival de Jazz de Cascais - Gileno Santana - Miles Davis Legacy**
O trompetista Gileno Santana, assumidamente devoto da obra do gênio, reuniu uma super banda composta por  Tomás Marques – saxofone alto, Desidério Lázaro – saxofone tenor, Hugo Lobo – piano, Rodrigo Correia – contrabaixo e Joel Silva – bateria para pôr em prática o conceito de ouvir um disco ao vivo e a cores

26-"RESPECT" - UMA HOMENAGEM AO JAZZ NO FEMININO - A música de Betty “Bebop” Carter**
 com: Marta Garrett – voz e loopstation, Clara Lacerda – piano e Romeu Tristão – contrabaixo

27-"RESPECT" - UMA HOMENAGEM AO JAZZ NO FEMININO - "Gingko"**
Nazaré da Silva traz ao Hot Clube composições suas, com a cantora sobem ao palco João Almeida – trompete, Bernardo Tinoco – saxofone tenor, Zé Almeida – contrabaixo e Samuel Dias – bateria.

30-Jam Session com Daniel Vieira*

*As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão. Em Novembro o convidado é o saxofonista Daniel Vieira
A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar.
Entrada livre
**Concerto único a partir das 22h30. 5€ para sócios e 10€ para não sócios. O Clube abre às 22h00.
É necessária a apresentação do “Certificado Digital Covid EU”.

CORO GULBENKIAN A CAPPELLA
Noites de Xenakis
O Coro Gulbenkian e o maestro Jorge Matta apresentam um programa com fortes ligações a Portugal e inteiramente dedicado à música coral do século XX. A par de Nuits, do compositor grego Iannis Xenakis – uma das obras-primas do século passado, encomendada pela Fundação Gulbenkian e estreada em 1968 – o concerto inclui peças dos compositores portugueses Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos e Filipe Pires. Da compositora Constança Capdeville, nascida em Barcelona, mas radicada em Portugal a partir de 1951, será interpretada a mística peça Libera me (1979), uma inspirada e expressiva convergência entre ocidente e oriente.
Fundação Caloust Gulbenkian - Edifício Sede – Grande Auditório
Terça, 30 nov 2021 / 20:00 – 21:00

RESPIGHI E STRAUSS
Orquestra Gulbenkian / Giancarlo Guerrero
Estreada em 2011 pelo maestro Giancarlo Guerrero, a Suite Sinfónica de “Ariadne auf Naxos”, de Richard Strauss, um arranjo de D. Wilson Ochoa, tem a sua primeira apresentação em Portugal. Trabalhando a partir da partitura original de Strauss, Ochoa criou uma suite sinfónica carregada de intensa beleza, numa revisitação da música que o compositor austríaco imaginou para a ópera Ariadne auf Naxos. A partir da mitologia grega, e da história da paixão da princesa Ariadne pelo príncipe Teseu, deslocado a Creta para matar o Minotauro, Strauss e Ochoa convergem numa música grandiosa e evocativa.
Fundação Caloust Gulbenkian - Edifício Sede – Grande Auditório
Quinta, 02 dez 2021 / 20:00 – 21:00
Sexta, 03 dez 2021 / 19:00 – 20:00

FESTIVAL MARÉ 
É já em Dezembro que o Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, recebe a 2ª edição do Festival MARé. Os dias 9, 10 e 11 serão recheados de projectos de várias regiões da Europa, tendo a música de raiz como impulso criativo, com as primeiras confirmações de Zeca Medeiros, Maria Monda e The Sey Sisters.
O Festival MARé, uma co-produção entre o Cine-Teatro Garrett e a Banzé. Saiba mais aqui. 
Dias 9, 10 e 11 de Dezembro.

AS GUERRAS DE ALECRIM E MANJERONA
De António José da Silva (1705-1739) e António Teixeira (1707-1774), é uma Ópera Joco-Séria, que se representou, pela primeira vez, no Teatro do Bairro Alto de Lisboa, no carnaval de 1737.
Trata-se de uma obra-prima do teatro e da música portuguesa e de importância fulcral na nossa cultura. Os Músicos do Tejo apresentam agora uma nova versão de concerto, mas que irá privilegiar o texto e o jogo teatral.
Nesta «opera ao gosto portuguez» (como era denominado, na época, este género de teatro falado em português e com vários números musicais cantados com acompanhamento orquestral), encontra um equilíbrio perfeito entre comicidade de texto, personagens e situações; beleza literária e musical; assim como de ritmo de desenvolvimento e estruturação da obra. O seu tom vai sempre variando entre múltiplos estratos: grotesco, sublime, dramático, pastoral, satírico, entre outros que se misturam num estilo que, por vezes, é rico de algo que, de maneira intuitiva, se chama «castiço», mesmo que essa palavra com tanto significado para os portugueses, seja, no fundo, tão misteriosa.
PEQUENO AUDITÓRIO do CCB 
10 dezembro de 2021 19:00
11 dezembro de 2021 17:00

CONCERTOS MARIA JOÃO
26 Nov |  Maria João | OGRE electric @Sala Concha Velasco, Valladolid, Espanha, 20h30
04 Dez | Budda Power Blues & Maria João @ Coimbra em Blues, TAGV, Coimbra, 21h30
 

CONCERTOS: AVENEW
É um espaço recente em Lisboa que fica a dois passos do Marques de Pombal, na rua Joaquim António de Aguiar 45A. Com experiências gastronómicas para picar e partilhar, cocktails e muita música, com principal incidência no Jazz. Funciona de terça a sábado, entre as 18h e a meia-noite.
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO
, 30 novembro - Avenew Jazz Sessions
26 novembro - Burlesque (A)gosto
 25 novembro - João Ventura e convidados
27 novembro - Catarina Santos Quarteto

ALKANTARA FESTIVAL
De 13 a 28 de novembro o Alkantara Festival está de regresso à cidade de Lisboa para criar pontes a partir da dança, teatro e performance.
O programa do Alkantara — festival internacional de artes performativas — é apresentado no CCB, Culturgest, Teatro do Bairro Alto, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e no Espaço Alkantara. Em outubro será anunciado o programa completo.  Saber mais em alkantara.pt 

EXPOSIÇÃO O JAZZ NA BANDA DESENHADA
A Exposição O Jazz na Banda Desenhada mostra as histórias de BD que o Jazz inspirou, no Hot Clube de Portugal, de 16 de Setembro até 31 de dezembro.
Do bebop de Will Eisner ao Harlem de Guido Crepax. Do Thelonious Monk de Youssef Daoudi aos Blues de Sergio Toppi. Os cartoons de Siné e Cabu e a pior banda do mundo de José Carlos Fernandes. Muñoz e Sampayo, Robert Crumb, Harvey Pekar, Alcimar Frazão, Loustal; mais de trinta autores (portugueses e estrangeiros).
Curadoria Leonel Santos e Produção Hot Clube de Portugal

LENDAS DO FADO
O Espetáculo “LENDAS DO FADO” será uma celebração do Fado de hoje e de sempre, onde os protagonistas recordam canções e emoções das suas vidas de palco e dos seus eternos colegas de profissão. Com apresentação de Júlio Isidro, contará no elenco com Alexandra, António Pinto Basto, João Braga, Lenita Gentil, Maria Armanda, Maria da Fé, Paulo de Carvalho, Rodrigo.
27 de novembro, 21h30, Coliseu dos Recreios

THE GREAT LISBON CLUB
Aí está o grande festival dos pequenos palcos!
Voz do Operário | Largo da Graça | Camones
Durante 4 dias, o bairro da Graça recebe uma programação com 33 projectos envolvendo mais de 100 artistas que fazem parte do circuito independente de clubes
2 a 5 de dezembro  

MÚSICA EM PALCO 
O Teatro Aberto volta a apresentar o seu programa MÚSICA EM PALCO, com a versão integral de Mahagonny Songspiel, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, e canções de The Hollywood Songbook, de Bertolt Brecht e Hanns Eisler, com direcção musical de João Paulo Santos e encenação de João Lourenço. No dia 5 de Dezembro, será realizado também um colóquio em torno deste espectáculo, com João Lourenço, João Paulo Santos e Vera San Payo de Lemos.
Mahagonny Songspiel marca o início da colaboração do compositor Kurt Weill (1900-1950) com o autor Bertolt Brecht (1898-1956). Convidado para participar com uma ópera curta no Festival de Música de Câmara Alemã de Baden-Baden em 1927, o compositor opta por criar um novo género musical, um songspiel, uma peça com canções, a partir dos cinco Mahagonny-Gesänge [Cânticos de Mahagonny] do livro de poemas Hauspostille [Sermões domésticos], de Bertolt Brecht, publicado nesse mesmo ano. Mahagonny é uma cidade fictícia que se apresenta como um paraíso terrestre que depressa se transforma num inferno.
Para prolongar e aprofundar a reflexão sobre os lugares, inclui-se neste espectáculo um conjunto de canções de uma outra obra musical baseada predominantemente em poemas de Brecht: The Hollywood Songbook, da autoria de Hanns Eisler, o compositor com quem Brecht mais colaborou ao longo da sua vida.
Nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro. Saber mais aqui. 

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.

Outros Destaques