MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

 ATÉ FINAL DE SETEMBRO

MÚSICA: HOT CLUBE
24 E 25 DE SETEMBRO - Paulo Santo Quinteto
Neste concerto o quinteto do vibrafonista Paulo Santo apresenta o disco “Águeda“, recentemente lançado pela editora Robalo.
Paulo Santo – vibrafone
João Mortágua – saxofones alto e soprano
Luís Cunha – trompete
Francisco Brito– contrabaixo
João Pereira – Bateria
Concerto único às 22h, com duração aproximada de uma hora. A venda de bilhetes é feita na entrada do Clube antes do concerto. Estando o Clube sujeito a uma lotação
tão reduzida, o bilhete para sócios é 5€ e não sócios 10€. Mais informações em hcp.pt

EXPOSIÇÃO O JAZZ NA BANDA DESENHADA
A Exposição O Jazz na Banda Desenhada mostra as histórias de BD que o Jazz inspirou, no Hot Clube de Portugal, de 16 de Setembro até 31 de dezembro.
Do bebop de Will Eisner ao Harlem de Guido Crepax. Do Thelonious Monk de Youssef Daoudi aos Blues de Sergio Toppi. Os cartoons de Siné e Cabu e a pior banda do mundo de José Carlos Fernandes. Muñoz e Sampayo, Robert Crumb, Harvey Pekar, Alcimar Frazão, Loustal; mais de trinta autores (portugueses e estrangeiros).
Curadoria Leonel Santos e Produção Hot Clube de Portugal

CONCERTOS: AVENEW
É um espaço recente em Lisboa que fica a dois passos do Marques de Pombal, na rua Joaquim António de Aguiar 45A. Com experiências gastronómicas para picar e partilhar, cocktails e muita música, com principal incidência no Jazz. Funciona de terça a sábado, entre as 18h e a meia-noite.
Consulte aqui a programação de setembro:
3a feira (7, 14, 21, 28 setembro) - Avenew Jazz Sessions
5a feira (2, 9, 16, 23 setembro) - o cantor e pianista João Ventura e Convidados
6a feira (3, 17, 24 setembro) - Espetáculo Burlesque (A)GOSTO
22 setembro - Bruno Margalho Quarteto
25 setembro - Luciana Araújo

CICLO DE CONCERTOS: MONSANTO OPEN AIR.
Lisboa vai receber concertos de tributo, num sítio espetacular na cidade. Pelo palco do verdejante espaço onde fica localizado o Monsantos Open Air, onde vale muito a pena assistir ao pôr-do-sol, vai poder assistir a concertos que homenageiam alguns dos mais famosos cantores de sempre, como Beatles, Queen, Elvis Presley, Michael Jackson, Amy Winehouse, Pink Floyd, Rolling Stones, Tina Turner, Coldplay, Pearl Jam ou Caetano Veloso.
Aqui ficam as datas 
22 de setembro – O Melhor de Amy Winehouse
Todos os concertos de tributo começam às 21h, e foram criados para quase todos os gostos musicais, desde o rock à música brasileira. Pode saber mais pormenores aqui.

BB BLUES FEST
O festival que tem trazido à vila da Baixa da Banheira os melhores nomes do Blues nacional e internacional.
23 de setembro - Grupo Dixieland da Banda da Armada, pelas 21. Espetáculo de entrada gratuita, mediante reserva antecipada na Bilheteira do Fórum Cultural.
24 de setembro - Tail Dragger
                                Richard Ray Farrell
25 de setembro -  The Black Mamba
                                 Rick Estrin & The Nightcats.
O passe de dois dias (24 e 25 de setembro) tem o valor de 30 euros. O passe diário para dia 24 ou dia 25 tem o valor de 20 euros.
 

CONCERTOS MARIA JOÃO 
24 Set | Budda Power Blues & Maria João@A Anunciar
04 Out | part. Renato Júnior "Uma Mulher Não Chora" @ Coliseu, Lisboa
08 Out | part. Renato Júnior "Uma Mulher Não Chora" @ Coliseu, Porto
16 Out| Maria João & Mário Laginha trio @ Voz do Operário, Lisboa
23 Out |  Budda Power Blues & Maria João @ Capitólio, Lisboa
31 Out| Maria João & Carlos Bica Quarteto @ Córdoba, Espanha

FESTIVAL – MUSCARIUM
Do Fado ao funaná, passando pelo teatro e pela dança, O 'Festival MUSCARIUM' está de volta a Sintra. 
Num verão em que muitos festivais são adiados, o teatromosca volta a organizar o festival Muscarium, que à semelhança de anos anteriores, volta a privilegiar tanto a diversidade nas propostas artísticas, como nos espaços de apresentação , um pouco por todo o concelho de Sintra.
Com uma programação que conta com espetáculos de artistas e coletivos nacionais e internacionais, como Gisela João, Scúro Fitchádu entre muitos outros. 
Sendo dos mais importante festival de artes performativas em Portugal, o Festival “MUSCARIUM” irá decorrer de 10 a 26 de Setembro, em Sintra. 

CONCERTOS: AS RAINHAS DO AUTOENGANO
“Rainhas do AutoEngano” é nome da dupla pouco provável formada por Madalena Palmerim e Zoe Dorey, que estarão em digressão um pouco por todos o país. 
Cantam sobretudo repertório original e abraçam diferentes idiomas, compondo em português, inglês e francês, acompanhadas pelo cavaquinho, o violão e o trompete numa dança entre a Pop, a Bossa Nova, a MPB ou o Folk.
Para o verão de 2021 as Rainhas do AutoEngano têm concertos marcados de norte a sul do país até Setembro, onde pode assistir ao novo single da dupla “Quarentena”. Uma música feliz e esperançosa, sobre encontrar o amor em tempos de confinamento. Consulte aqui, onde pode assitir à dupla das multi-instrumentistas por Madalena Palmerim e Zoe Dorey. 
25 de setembro - Figueira da Foz - a anunciar

TOUR: "A BELEZA DAS COISAS SIMPLES"
A Tour "A beleza das coisas simples" é um ciclo de eventos culturais itinerantes com duas sessões por dia durante todo o Verão, entre 10 de julho e 25 de setembro) e vocacionado para todas as faixas etárias.
Todos os serões terão a participação "The Sensual Theme Show" (Soul Jazz), e nas Matinés será intercalado com Nau (Tributo à Música Portuguesa) e U'Go & Friends (Funk/Rock) que revisitam, no seu 18º aniversário, os seus melhores originais e com participação de alguns músicos convidados: 
25 Setembro (Reitoria da UP) Porto


PARA VER ATÉ FINAL DE OUTUBRO

CONCERTOS ALL VENUES
O ciclo de concertos ALLVENUES dá a oportunidade a músicos ibéricos de se apresentarem dos dois lados da fronteira e às salas e agentes, um espaço privilegiado para colaborar. Entre 7 de outubro e 20 de novembro, 24 concertos, em 11 salas de 10 cidades, trazem um festim de música que pretende unir o setor português e galego.
O ciclo desdobra-se em 4 circuitos mistos de salas portuguesas e espanholas:
No Circuito #1, TULIP (ES) e Tristany (PT) tocam a 7 de outubro no Maus Hábitos (Porto), no Mavy (Braga) no dia 8 e no Torgal (Ourense) no dia 9. 
No Circuito #2, Conferência Inferno (PT) e crnds (ES) vão ao Karma (Pontevedra) no dia 21 de outubro, ao El Pueblo (Ourense) a 22, e ao Café Avenida (Fafe) no dia 23.
Já em novembro, o Circuito #3 conta com Império Pacífico (PT) e ELBA (ES), que estarão no Riquela (Santiago de Compostela) no dia 4, na Sala Radar (Vigo) no dia 5 e no GrETUA (Aveiro) no dia 6.
O ciclo de concertos encerra com o Circuito #4, a decorrer entre 18 e 20 de novembro com Evols (PT) e Mounqup (ES) na Sala Ruído (Ferrol), no Carmo’81 (Viseu) e no Maus Hábitos (Porto). 
 

CONCERTOS: "ENTRE PAREDES – BERNARDO MOREIRA"
O contrabaixista Bernardo Pereira apresenta o seu mais recente projecto | Entre Paredes |. 
Gravado no Convento São Francisco, em Coimbra em 2020, este álbum é uma emocionante homenagem à música portuguesa com o nome de Carlos Paredes, no ano em que se celebram 17 anos da sua morte, do compositor e guitarrista.
Com um sexteto de luxo, Loulé, Coimbra, Porto, Tondela e Vila Nova de Santo André são cidades que vão receber ao vivo |Entre Paredes|, numa digressão que se irá estender um pouco por todo o país.
2 outubro - ACERT, Tondela
7 outubro - Coliseu, Porto Ageas
9 outubro - Convento São Francisco, Coimbra
28 outubro - CAE São Mamede. Guimarães
29 outubro - Festival JAzz Além Tejo, Vila Nova de Santo André

L.U.M.E.
(Lisbon Underground Music Ensemble), projeto criado e dirigido por Marco Barroso, é um ensemble composto por 15 músicos de jazz e música erudita, que se move entre as afinidades com o modelo clássico da big band e as reinterpretações e provocações que o ensemble realiza a este modelo. Em Las Californias (Ed. Clean Feed, apoio Fundação GDA), terceiro disco de originais do ensemble, L.U.M.E. abre novas perspetivas estéticas, uMaiores de 6 anosma espécie de caleidoscópio de horizontes rasgados, numa permanente dúvida que suspende o pensamento. Depois do sucesso nacional e internacional de Xabregas 10 (Ed. Clean Feed, 2016) e de L.U.M.E. (Ed. JACC Records, 2010 e Challenge Records, 2013), L.U.M.E. volta a procurar caminhos inesperados e improváveis na tensão constante entre composição e improvisação. Las Californias dá continuidade aos álbuns anteriores do grupo impregnando a música de contemporaneidade, uma espécie de antídoto para o mundo em que hoje vivemos.
2 outubro de 2021 19:00
CCB – pequeno auditório 

CONCERTOS MIGUEL ÂNGELO QUARTETO
Miguel Ângelo Quarteto sobe a vários palcos nacionais e internacionais para apresentar o álbum “Dança dos Desastrados”, com músicos de excelência, desde João Guimarães no saxofone alto, Joaquim Rodrigues no piano, Marcos Cavaleiro ou Mário Costa na bateria e Miguel Ângelo no contrabaixo e composição.
02 Outubro – XV Festival Soberao Jazz, Sevilha – Espanha
03 Outubro – Clube de Tavira
05 Outubro – Associação Musical Capricho Setubalense, Setúbal
06 Outubro – Penha Sco / Robalo, Lisboa
10 Outubro – Ciclo de Polinização, Paredes de Coura

JazzNãoJazzPT
O JazzNãoJazzPT pretende fomentar o desenvolvimento de criação artística, interca^mbio criativo, potenciando a relac¸a~o de proximidade entre mu´sicos e te´cnicos envolvidos com vista a` apresentac¸a~o do resultado final, um espeta´culo ao vivo num casamento buco´lico do JazzNa~oJazzPT, o Jardim Bota^nico de Coimbra e o pu´blico.
Este espetáculo único irá acontecer no dia 2 de Outubro, pelas 16h30m, na cidade de Coimbra, no interior do Jardim Botânico da mesma cidade, com número limitado de espetadores, sendo de livre acesso após levantamento prévio de bilhetes.
Contara´ com a participac¸a~o de va´rios mu´sicos num total de quatro bandas – Azar Azar, Bardino, Mazarin e Yakuza - e respetivas equipas técnicas, garantindo a apresentac¸a~o pu´blica e difusa~o digital com registo permanente para possível posterior edição.
Com curadoria partilhada entre os músicos da banda Bardino e o jornalista Rui Miguel Abreu, instigados pela critica deste último no Rimas e Batidas, objetiva criar, assim, sinergias entre artistas, público e agentes culturais nacionais essenciais para o desenvolvimento futuro de projetos arti´sticos sustenta´veis. Pretende contrapor a realidade a que todos os mu´sicos foram confiados com a pandemia e que na~o possibilitou a devida promoc¸a~o dos a´lbuns lanc¸ados pelos mesmos em 2020. Uma nova abordagem e liberdade em comunha~o com a natureza contrariando a na~o comunicac¸a~o que outrora teimosamente existiu entre os ge´neros musicais juntando uma nova gerac¸a~o de mu´sicos interessada em levar a mu´sica para o futuro.

CONCERTOS: CASA DO CAPITÃO
Com a chegada dos meses de verão, a Casa do Capitão em Lisboa, retoma a sua programação artística e cultural.
A casa e o terraço do espaço localizado no Hub Criativo do Beato, tornam-se espaço de programação pluridisciplinar para todas as idades, com apresentações de filmes, concertos, exposições entre outras mostras de arte. 
Além das atuações, na Casa do Capitão pode desfrutar de um terraço e também de boa comida e pastelaria. Para descobrir todas as iniciativas, saiba mais AQUI.
Com um novo palco na antiga Fábrica do Pão, com apresentações até outubro de 2021.

AZEMÉIS JAZZ & BLUES ESTREIA EM OUTUBRO
A primeira edição do Azeméis Jazz & Blues acontece dias 8, 9 e 10 de Outubro, e será constituída a 100% por talento nacional: Salvador Sobral, Kiko & The Refugees, Peter Storm & The Blues Society e Reunion Big Jazz Band são os nomes da primeira edição.
Os concertos vão decorrer na sala “O CINEMA”.
8 OUTUBRO
21h30 | KIKO & THE REFUGEES
22h45 | PETER STORM & THE BLUES SOCIETY
9 OUTUBRO
21h30 | SALVADOR SOBRAL
10 OUTUBRO
17h00 | REUNION BIG JAZZ BAND

CONCERTO MALÚ GARCIA 
A violinista Malú Garcia vai subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 2 de Outubro, às 21h30, para o seu concerto de estreia. A
pesar da sua base ser a música clássica, o novo projeto instrumental de Malú Garcia incorpora estilos como Fado, Morna, World Music, Tango e Jazz. Após os seus estudos musicais, como bolseira da Royal Welsh College of Music and Drama, regressou a Portugal e, em paralelo com a música clássica, decidiu explorar novas cores, texturas, estilos e novas técnicas violinísticas criando a sua própria identidade. 
Este concerto contará com convidados especiais como a fadista Matilde Cid, entre outros, e também a estreia de novos temas originais que farão parte do seu próximo álbum. Malú Garcia apresenta-se em quinteto, acompanhada por músicos de renome como Pedro Baião no piano, Bernardo Romão na guitarra portuguesa, Ricardo Marques no contrabaixo e Sebastian Scheriff na percussão. 


CICLO DE CONCERTOS: CROMA
O ‘CROMA’ (Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras), promove e divulga a música contemporânea portuguesa, num ciclo dedicado ao melhor da criação nacional. 
Na sua primeira edição, de 2 a 10 de outubro, em Oeiras, apresenta uma programação dedicada a algumas das principais formações da vanguarda musical. Com o objetivo de alargar os horizontes e fronteiras da relação entre os compositores e o público de hoje.
Com convidados dos diversos espectros musicais, o ciclo apresenta outras atividades como: Master Classes, Seminários, Ensaios Abertos e Concertos de prodígios em formação.
Saiba todos os pormenores sobre este festival, AQUI

FESTIVAL ITINERÂNCIAS

Com o objetivo de criar dinamismo na oferta cultural a Ponte da Barca, o Festival Itinerâncias, leva música Às diversas freguesias do concelho numa lógica de descentralização. 
Com uma programação eclética, constituída por bandas locais e nacionais emergentes, o Itinerâncias vai ter música para todos os gostos, desde o Fado ao Blues, da MPB à Folk, da música portuguesa ao Funk/Soul, do Jazz ao Rockabilly, do Rock à música tradicional.
Com concertos de caráter íntimo e no formato acústico, o festival aproveita locais diferentes do habitual como, Coretos, Sede da Junta de Freguesia, Castelos ou Salões Paroquiais.
A 2º edição do festival Itinerâncias vai decorrer de 02 de julho a 15 de outubro de 2021

ALKANTARA FESTIVAL
De 13 a 28 de novembro o Alkantara Festival está de regresso à cidade de Lisboa para criar pontes a partir da dança, teatro e performance.
O programa do Alkantara — festival internacional de artes performativas — é apresentado no CCB, Culturgest, Teatro do Bairro Alto, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e no Espaço Alkantara. Em outubro será anunciado o programa completo.  Saber mais em alkantara.pt 

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.

Outros Destaques