MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

PARA VER ATÉ FINAL DE JUNHO

CONCERTO JOANA ESPADINHA 
Para celebrar o seu novo disco, Joana Espadinha regressa aos palcos com um espetáculo de pré-apresentação do seu mais recente projecto “Ninguém nos vai tirar o sol”, onde irá apresentar as novas canções, ainda antes de serem conhecidas pelo grande publico. 
O concerto será a 21 de Junho às 21 horas no Teatro Maria Matos. 

CONCERTO AFONSO PAIS
Afonso Pais, compositor e guitarrista apresenta o novo disco “o que já importa”, no Teatro Maria Matos em Lisboa. O concerto de lançamento contará também com João Hasselberg no baixo, João Correia na bateria e com as vozes de Margarida Campelo, Nazaré da Silva e Maria Luísa Caseiro no coro. 
A edição gravada do disco contou com a participação de outros dois nomes de referência da música nacional, Capicua e Salvador Sobral. 
O concerto será a 22 de junho às 21 horas no Teatro Maria Matos. 
 
HOMENS DO SUL
Vitorino Salomé & Zé Francisco, apresentam o disco “CRÓNICAS DA FLOR DA LARANJEIRA”, será sobretudo o prazer de juntar músicos e público, abrindo espaço para os cantautores em conjunto com os seus músicos e o Quarteto de Cordas com quem gravaram o álbum, para contarem romances e histórias ligadas à terra, à planície alentejana, ao mar, à faina, à nostalgia e ao amor. 
24 Junho, 21H00 – HOMENS DO SUL – Parque do Palácio - Tavira - com entradas gratuitas mas limitadas à lotação do recinto.
 
Salvador Sobral apresenta ao vivo o seu mais recente álbum de estúdio - bpm, no CCB em Lisboa. Assinala a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey, que assina também a produção do disco.  25 de junho 2021 | 21:00 - 2 ª data - 4 setembro de 2021 | 21:00
 

PROGRAMAÇÃO HOT CLUBE JUNHO
Com o final do ano lectivo é chegada a altura das apresentações de combos, e dos recitais de finalistas do Hot Clube.
23 JUNHO *
18H00: Recital final de Margarida Geraldes (voz)
20h00: Recital final de João Mesquita (guitarra)
25 JUNHO *
18H00: Recital final de Marco Coelho (guitarra)
20h00: Recital final de João Ventura (bateria)
* Concertos sem público, transmitidos em directo no facebook do Hot Clube.

GEOPALCOS ARTE.CIÊNCIA.NATUREZA 
Um concerto ao cair da noite numa pedreira, uma ponte medieval revestida de tapeçaria, espetáculos no castelo, ou uma instalação artística numa mina de sal com 230 milhões de anos, são apenas algumas das atrações com entrada livre desta programação que decorre até setembro deste ano e que tem por objetivo promover o Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, e levar o público a conhecer os seus emblemáticos geossítios.
Destacamos: 
Dia 26 junho - “Fado & Blues, o Casamento na Pedreira” Silves recebe de Vítor Bacalhau e Ricardo Martins, um projeto de fusão de música identitária de dois países de lados diferentes do Oceano Atlântico, que conta com também com um espetáculo Multimédia dos alunos da Escola Secundária de Silves. 
Todos os eventos são de entrada livre e mediante lotação disponível. A programação na integra aqui. 

FESTIVAL ARTES À VILA
O Festival ‘Artes à Vila’ volta ao Mosteiro da Batalha com concertos que promovem a música portuguesa e as músicas do mundo.
O palco das músicas bonitas regressa aos espetáculos com público. Dulce Pontes, JP Simões, Benjamim e Filipe Sambado são alguns dos nomes que atuam no palco Santa Casa. Pode reservar gratuitamente o seu lugar para os diferentes concertos, com números limitados mediante a capacidade impostas pelas normas de segurança da DGS.
Para ver e ouvir o Festival ‘Artes à Vila’ pode fazê-lo presencialmente no Mosteiro da Batalha, ou através da transmissão ao vivo no website/redes sociais do evento no dia 25 e 26 de junho, a partir das 17 horas.

 

FESTIVAL DIAS DA PERCUSSÃO PORTIMÃO  
Entre 25 e 27 de junho próximo, os ritmos contagiantes e as batidas sincopadas vão agitar a cidade de Portimão.
O festival Dias da Percussão Portimão 2021 oferece uma programação diversificada que inclui concertos, desfiles, oficinas e masterclasses apostando na proximidade entre a comunidade local e a linguagem artística universal de união e diálogo.
O festival reúne percussionistas de renome nacional e internacional, entre os quais Vasco Ramalho e Nuno Aroso (marimba e vibrafone), Eduardo Cardinho (vibrafone), Marcos Cavaleiro (bateria), Sérgio Almeida (percussão africana), o Bomboémia - Grupo de Percussão da Universidade do Minho (percussão luso-brasileira), o João Guimarães Grupo (sob direção de João Guimarães no saxofone) e o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano). 

FESTIVAL – LISBOA MISTURA
O festival ‘Lisboa Mistura’ regressa à capital e pretende trazer ao centro da cidade uma fusão de diferentes culturas. Com o objetivo de celebrar a diversidade das comunidades urbanas e combater a exclusão social e artística, este evento vai reunir artistas nacionais do jazz, do fado, do gospel, da música eletrónica ao rap e misturar sons internacionais vindos do Brasil, da Guiné Bissau, de Macau, da India, e muitos outros.
A 15.ª edição do evento vai acontecer entre 25 e 27 de junho no Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa, no Campo Grande, com entrada grátis.

 
PARA VER ATÉ FINAL DE JULHO
 
CONCERTOS MARIA JOÃO PIRES & JÚLIO RESENDE 
Os pianistas Maria João Pires e Júlio Resende regressam aos palcos a partir de julho, com o projeto em conjunto: "Diálogos". Os dois pianistas apresentaram este projecto pela primeira vez em 2019, ao Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco, e agoram tencionam tocar nos mais diversos palcos do nosso país.  
Neste espétaculo, Maria João Pires interpreta grandes compositores, tais como Schumann, Chopin, Scarlatti, Bartók, Schubert e Bach, enquanto Júlio Resende prefere improvisar, arriscar e criar algo que só será ouvido uma única vez pelo público presente, e que nunca mais se voltará a repetir.
O primeiro concerto dedicado exclusivamente a este projeto, será no dia 9 de julho no Festival Internacional de Música na Póvoa de Varzim. 
 

FESTIVAL QUEBRAJAZZ
O Festival das Artes QuebraJazz apresenta a estreia absoluta da obra Momentos, do Trio Paulo Bandeira com Cristina Branco, e, pela primeira vez em Coimbra, o concerto Our Secret World, que junta o guitarrista Kurt Rosenwinkel à Orquestra Jazz de Matosinhos. Sob o tema Outros Mundos, esta 12.ª edição retoma como palco principal o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Dia 19 julho - Concerto de abertura -  “Our secret world”- KURT ROSENWINKEL & ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
Dia 20 julho - Concerto de música barroca - “In Furore” - OS MÚSICOS DO TEJO - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
21 julho - Concerto de música do mundo - Aga Khan Master Musicians e convidados - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
22 julho - Concerto de música clássica - “Variações românticas” - JOVEM ORQUESTRA PORTUGUESA - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
23 julho - Concerto de música clássica - “A elegância clássica” - ORQUESTRA GULBENKIAN - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
24 julho - Concerto de jazz – Novos talentos - CPJAZZ Sexteto - 18:30 — Grémio Operário de Coimbra
25 julho - Concerto de jazz - “15 Años” - por CMS TRIO - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
26 julho - Concerto de jazz - “Atlântico” - por LAN Trio - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
27 julho - Concerto de Encerramento - “Momentos” - TRIO PAULO BANDEIRA - com CRISTINA BRANCO - 21:00 — Anfiteatro Colina de Camões
Pode consultar o programa completo AQUI


FESTIVAL LUSCO FUSCO
O Festival “Lusco-Fusco” vai dar música no terraço do Capitólio, em Lisboa, de 26 de Junho a 25 de Julho. Em cada “Lusco-Fusco” um concerto ao anoitecer, todos os sábados e domingos, durante 5 fins-de-semana, num total de 10 concertos de artistas portugueses.
26 junho - António Zambujo
27 junho - Matay
3 julho - Gisela joão
4 julho - Tiago Nacarato
10 julho - D.A.M.A
11 julho - Elisa Rodrigues
24 julho - Carolina Deslandes
25 julho - Rita Redshoes

FESTIVAL: QUE JAZZ É ESTE?
O festival Que Jazz É Este? está de volta, de 21 a 25 de Julho a Viseu, a cidade jardim. 
Cinco dias, concertos, um workshop de jazz, conversas e oficinas num festival que pauta pela diversidade nas estéticas e linguagens musicais que integra quer nas diferentes possibilidades de práticas culturais e artísticas e nos espaços que ocupa.
 

FESTIVAL – SEIA JAZZ & BLUES 
O município de Seia vai organizar mais uma edição do festival "Seia Jazz & Blues". A 16.ª edição do evento vai decorrer ao ar livre, e conta com nomes do panorama nacional de Jazz, como Peter Storm & The Blues Society, Jogo de Damas, Rita Maria e Filipe Raposo 
 O festival "Seia Jazz & Blues" decorre nos dias 02, 03 e 04 de julho, no parque verde do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). 

CONCERTOS JAZZ NO GOETHE-INSTITUT
De 7 a 16 de julho o jazz regressa ao jardim do Goethe-Institut em Lisboa. Cinco concertos com bandas de Portugal, Áustria, Itália, Suíça e Alemanha, sempre ao final da tarde, a partir das 19 horas, e acompanhadas de cerveja e petiscos alemães. 
7 julho - Duo PAISIEL - PORTUGAL
8 julho - Quarteto de Clarinetes WOODY BLACK 4 -  ÁUSTRIA
14 julho - WEIRD BOX - ITÁLIA
15 julho - Trio SCHNELLERTOLLERMEIER - SUÍÇA
16 julho - CARLOS BICA, DANIEL ERDMANN, DJ ILLVIBE - ALEMANHA


FESTIVAL DAS ARTES QUEBRAJAZZ
O Festival das Artes QuebraJazz está de regresso à colina de Camões em Coimbra. Com o tema “Outros Mundos”, estão programados concertos diários entre a música clássica e o jazz. Haverá também lugar para a Gastronomia e para o cinema, em formato Drive In. 
O festival conta com nomes como Kurt Ronsenwinkel ou a orquestra de Jazz de Matozinhos e decorre de 19 a 27 de julho.


MONSANTO OPEN AIR.
Lisboa vai receber concertos de tributo, num sítio espetacular na cidade. Pelo palco do verdejante espaço onde fica localizado o Monsantos Open Air, onde vale muito a pena assistir ao pôr-do-sol, vai poder assistir a concertos que homenageiam alguns dos mais famosos cantores de sempre, como Beatles, Queen, Elvis Presley, Michael Jackson, Amy Winehouse, Pink Floyd, Rolling Stones, Tina Turner, Coldplay, Pearl Jam ou Caetano Veloso.
Aqui ficam as datas 
7 de julhoO Melhor de Michael Jackson
13 de julhoO Melhor de Rolling Stones
20 de julho O Melhor de Coldplay
21 de julhoO Melhor dos Queen
4 de agostoO Melhor de Pink Floyd
10 de agostoO Melhor de Tina Turner
18 de agostoO Melhor de Caetano Veloso
7 de setembroO Melhor de Pearl Jam
8 de setembroO Melhor dos Beatles
22 de setembroO Melhor de Amy Winehouse
Todos os concertos de tributo começam às 21h, e foram criados para quase todos os gostos musicais, desde o rock à música brasileira. Pode saber mais pormenores aqui.