Pôr-do-Sol no Castelo

Assista ao pôr-do-sol, num dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa, ao som de boa música.

A Smooth FM apresenta...Pôr-Do-Sol no Castelo.

É a segunda edição desta iniciativa organizada pela EGEAC, que aposta na música portuguesa e promove vários géneros musicais, com uma vista fabulosa sobre Lisboa.

Concertos de entrada livre, sempre à sexta-feira,  às 19 horas, de 16 de julho a 20 de agosto, no Castelo de São Jorge.

Programação:
16 julho - Cordas Latinas: Paulo Vaz de Carvalho e Marco Pereira
23 de julho - Rogério Charraz & A Banda do Coreto (com transmissão em direto do Facebook da Smooth FM)
30 de julho - Bernardo Moreira Trio (com transmissão em direto do Facebook da Smooth FM)
6 de agosto - Marta Garrett & João Pedro Coelho (com transmissão em direto do Facebook da Smooth FM)
13 de agosto - Mano a Mano e Rita Redshoes (com transmissão em direto do Facebook da Smooth FM)
20 agosto - Smooth Soul (com transmissão em direto do Facebook da Smooth FM)

Assista ao pôr-do-sol, num dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa, ao som de boa música.

16 de julho | Cordas Latinas - Paulo Vaz de Carvalho e Marco Pereira 

Traduttore traditore é a expressão corrente da ambição de, na tradução, comunicar a ideia sem desfigurar a forma ou de cumprir a forma sem diluir a ideia.
O programa de hoje, constituído mormente por transcrições para violoncelo e guitarra, partilha dessa ambição: trazer aos intérpretes e ouvintes a fruição da música original com ajustamento a certos limites técnicos destes dois instrumentos que, por sua vez, trazem à escrita original virtualidades imprevistas.  Neste quadro oferecemos versões de obras vindas dos séculos XVIII, XIX e XX, sendo algumas de autores portugueses, e de diversas formações instrumentais:
De Pietro Boni, a Sonata para violoncelo e baixo contínuo; de Franz Schubert, a Sonata Arpeggione, escrita para arpeggione e piano. De Enrique Granados, Danza Andaluza e, de António Fragoso, o Nocturno, ambos escritos para piano; de Ástor Piazzolla a Histoire du Tango e de Fernando Lopes Graça, as Nove Melodias Rústicas, ambas originais para flauta e guitarra; de Carlos Paredes, Verdes Anos, para guitarra portuguesa e viola.
Marco Pereira, violoncelo + Paulo Vaz de Carvalho, guitarra.

 23 de julho | Rogério Charraz & A Banda do Coreto

Rogério Charraz acaba de editar o seu quinto disco, O Coreto. Com letras de José Fialho Gouveia e produção de Luísa Sobral, trata-se de um disco conceptual, que conta uma história de amor vivida em torno de um coreto e que nas entrelinhas fala das assimetrias em que o país vive mergulhado.
O disco foi apresentado pela canção “Quando nós formos velhinhos”, que tem andado nas rádios e nas cabeças dos portugueses e que no vídeo conta com as participações especiais de Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho.
Para trás ficam quatro discos, onze canções em bandas sonoras de séries e novelas de TV e colaboração com nomes como Rui Veloso, José Mário Branco, Júlio Resende ou Katia Guerreiro.

Rogério Charraz, voz e guitarra / Jaume Pradas, bateria / Luís Pinto, baixo / Sérgio Charrinho, trompete / Paulo Loureiro, clarinete / João Rato, guitarra / José Fialho Gouveia, narração / Vasco Teodoro, técnico de som

30 de julho | SUL 

Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano) são músicos extremamente ativos na cena musical portuguesa da atualidade.  Os três trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional. 
Sul – Songs from the southwest interpreta uma seleção de música feita em Portugal, incluindo fados, composições de jazz e canções tradicionais. O projeto dá destaque a alguns dos compositores mais proeminentes em Portugal e é um testemunho da vibrante cena musical portuguesa contemporânea.

6 de agosto | Marta Garrett & João Pedro Coelho  

Marta Garrett e João Pedro Coelho apresentam em concerto "Canções de Ilha Deserta", as canções que levariam para um pedaço de terra perdido no mar. As que nos lembram de viver com histórias de corações partidos, de saudades, as de esperança, as alegres, polémicas e ativistas, tortas, estranhas, ou leves e bonitas, de compositores como Chico Buarque, Fausto, Zeca Afonso, Pixinguinha, Gershwin e Duke Ellington.

Marta Garrett: voz, ukulele e pequenas percussões. / João Pedro Coelho: piano e segunda voz.

13 de agosto | Mano a Mano + Rita Redshoes 

Bruno e André Santos são irmãos e tocavam por brincadeira em casa, até à criação de Mano a Mano, uma das bandas mais ativas do Jazz português, com três discos editados e muitos palcos pisados. No último ano, têm-se tocado com alguns convidados e para este concerto no Castelo de São Jorge, fundem o mundo da pop, personalizado na maravilhosa compositora e multi-instrumentista, Rita Redshoes, com a sonoridade jazzística do duo. 
Além da parafernália de efeitos, das guitarras elétricas, da linda e cristalina voz da Rita, há ainda espaço para o rajão e braguinha, instrumentos tradicionais oriundos da Madeira e que têm acompanhado os Manos pelo país e mundo. 
André e Bruno Santos - guitarra + rajão, braguinha e viola de arame  / Rita Redshoes – voz

20 agosto | Smooth Soul  

Smooth Soul é o resultado da junção de 5 amigos músicos profissionais no contexto da pandemia, a fim de dinamizarem os atributos individuais num período difícil para a classe. Tal como o nome traduz, é um projeto de alma e coração, no estilo “smooth jazz”, “funk”, “fusão”, direcionado para canalizar boas vibrações a todos os que nos ouvem, explorando ritmos e sons inspiradores.
Filipe Gonçalves, bateria / Vítor Carvalho, saxofone / João Sanguinheira, baixo / Luís Arantes, Guitarra / Telmo Lopes, Piano

Outros Destaques