Série de Grandes Reportagens TVI

6 grandes reportagens, divididas em 12 episódios e distribuídas ao longo de 6 meses que abordam temas essenciais na União Europeia.

O projeto jornalístico “Destino: Europa” dá voz a 6 grandes temas que configuram 6 grandes reportagens, divididas em 12 episódios e distribuídas ao longo de 6 meses. Estas reportagens, com uma abordagem humanizada, próxima dos lugares e das problemáticas, abordam temas essenciais na União Europeia, que impactam na vida de mais de 400 milhões de pessoas: a crise migratória, as alterações climáticas, a desinformação, as ameaças à Democracia, a pandemia e o funcionamento do Parlamento Europeu.

Com autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, resulta de uma subvenção do Parlamento Europeu, atribuída pela primeira vez em 2020 à estação de Queluz de Baixo.

“Destino: Europa” é um projeto inovador no seio da TVI que procura seguir as tendências de grande reportagem a nível internacional, com recurso a novos equipamentos de vídeo, tratamento de cor e som. Obedece ainda a uma lógica de publicação 360º, com secção no site tvi24.pt que inclui acesso a conteúdos exclusivos, publicação nas redes sociais com imagens dos bastidores das reportagens e criação de um podcast, publicado sempre que as reportagens vão para o ar. Para Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI, “Destino: Europa é um projeto jornalístico que se torna particularmente relevante numa época em que a Europa enfrenta enormes desafios. Estas reportagens são, no fundo, um retrato real desses desafios, pelo olhar dos excelentes profissionais da TVI”.

“Destino: Europa” é um trabalho da autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, com edição de João Pedro Ferreira e imagem de Hugo Neves, Miguel Bretiano, Nuno Assunção e Nuno Quá.

Outros Destaques