Série de Grandes Reportagens TVI

6 grandes reportagens, divididas em 12 episódios e distribuídas ao longo de 6 meses que abordam temas essenciais na União Europeia.

O projeto jornalístico “Destino: Europa” dá voz a 6 grandes temas que configuram 6 grandes reportagens, divididas em 12 episódios e distribuídas ao longo de 6 meses. Estas reportagens, com uma abordagem humanizada, próxima dos lugares e das problemáticas, abordam temas essenciais na União Europeia, que impactam na vida de mais de 400 milhões de pessoas: a crise migratória, as alterações climáticas, a desinformação, as ameaças à Democracia, a pandemia e o funcionamento do Parlamento Europeu.

Com autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, resulta de uma subvenção do Parlamento Europeu, atribuída pela primeira vez em 2020 à estação de Queluz de Baixo.

“Destino: Europa” é um projeto inovador no seio da TVI que procura seguir as tendências de grande reportagem a nível internacional, com recurso a novos equipamentos de vídeo, tratamento de cor e som. Obedece ainda a uma lógica de publicação 360º, com secção no site tvi24.pt que inclui acesso a conteúdos exclusivos, publicação nas redes sociais com imagens dos bastidores das reportagens e criação de um podcast, publicado sempre que as reportagens vão para o ar. Para Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI, “Destino: Europa é um projeto jornalístico que se torna particularmente relevante numa época em que a Europa enfrenta enormes desafios. Estas reportagens são, no fundo, um retrato real desses desafios, pelo olhar dos excelentes profissionais da TVI”.

As duas primeiras reportagens da série, que serão transmitidas nos dias 29 e 30 de junho no Jornal das 8, retratam a mais mortífera rota migratória do Atlântico. É às Ilhas Canárias, ao largo da costa noroeste africana, que no último ano têm chegado milhares de pessoas pelo mar, vindas de contextos de desemprego, insegurança e escassez, à procura do sonho europeu. Esta é uma reportagem que visita o Senegal, a Gran Canária, Tenerife e Bilbau, e que nos mostra como a travessia mais difícil é já feita em terra, em centros de acolhimento precários, em ambientes de discriminação e violência, onde se resiste durante muitos meses, à espera.
Com um pacto migratório ainda por aprovar, os dois jornalistas ouviram as respostas da Europa e as críticas das instituições e governantes locais. Com testemunhos de vida de quem fez a travessia, com histórias de sucesso e com sonhos perdidos, é disso feita a primeira viagem do “Destino: Europa”.

“Destino: Europa” é um trabalho da autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, com edição de João Pedro Ferreira e imagem de Hugo Neves, Miguel Bretiano, Nuno Assunção e Nuno Quá.

Outros Destaques