Ouça a Smooth FM nas nossas Apps

Sofia Hoffmann na Smooth FM: entrevista e novo álbum!

A propósito do seu novo álbum "REBIRTH", a cantora portuguesa com raízes germânicas veio até aos estúdios da Smooth FM para uma conversa com Dora Isabel, onde nos apresentou o 2º single do seu álbum "Rebirth, Heart From the Truth".

Historicamente, Lisboa é palco de encontro de culturas que inspiraram a criação de um álbum como REBIRTH, a mais recente obra de SOFIA HOFFMANN, cantora portuguesa com raízes germânicas. Neste álbum que sucede ao muito aplaudido "One Soul" (lançado em 2019 no Teatro São Luiz), Sofia toca nos universos do jazz, da música clássica indiana e da indefinível alma portuguesa para alcançar uma nova linguagem, altamente personalizada.

O repertório foi cuidadosamente escolhido para apresentar a voz da artista neste trabalho, e estende-se, por um lado, entre a Broadway, o crooning clássico e o material de cantautores eternos, e, por outro, percorre o caminho histórico que se estende de Lisboa ao Oriente. "Baubles, Bangles and Beads", "All Blues", "Both Sides Now" e "Nature Boy" representam a primeira parte, tal como, do universo cinemático indiano, “Yeh Jo Des Hai Tera”, do muito celebrado compositor ARRahman. “Nunca Me Esqueci de Ti” e “Milagre” são duas pérolas do cancioneiro lusófono que aqui se juntam ao original "Esperarei", e ao novo tema escrito por Sofia Hoffmann, "Rebirth, Heart From the Truth" que incluiu a língua portuguesa.

A voz de Sofia Hoffmann flui com perfeição entre os diferentes géneros musicais. Ao seu lado na produção e piano / teclados está o vencedor de um Grammy para melhor arranjador e pianista John Beasley, com uma carreira venerável que inclui espectáculos com Miles Davis, Freddie Hubbard, Carly Simon, Chaka Khan, ARRahman, entre outros nomes de referência. São seus os arranjos, bem como o piano e teclados que se escutam no álbum. A sitar indiana do artista internacional Arjun Verma, filho do Acharya Roop Verma e discípulo de Ali Akbar Khan, é também peça fundamental na original identidade sonora deste álbum.

Sofia Hoffmann conta ainda com importantes convidados em "Rebirth", como o guitarrista e cantor Rui Veloso, com o flautista Rão Kyao - dois nomes de referência no panorama nacional - e com o sitarista indiano nomeado para um Grammy, Gaurav Mazumdar que brilha no single “Esperarei”, um dos dois originais que a artista assina neste trabalho que parte do jazz para encontrar o mundo que todos os dias renasce nas ruas de Lisboa.

O álbum Rebirth foi produzido durante o período da pandemia - momento de muita incerteza, que nos relembra a necessidade de criar música e arte novamente, de nutrir a diversidade e de nos entregarmos ainda mais à expressão, para reunirmos o oriente com o ocidente.

Assista à agradável conversa entre a artista e Dora Isabel:

 

O anuncio termina em

Sofia, aproveitou a visita para nos apresentar, ao vivo e a cores, o 2º single do seu novo álbum: "Rebirth, Heart From the Truth".

Lançado a 20 de maio, o segundo original deste novo álbum, foi escrito e arranjado com o John Beasley. A flauta bansuri tocada por um dos convidados deste novo álbum, Rão Kyao, transporta-nos desde o ocidente para o oriente. Mais do que uma confissão e do que uma catarse, este tema procura a partilha da verdade dos sentimentos, sem medos e sem filtros, por muito difíceis que por vezes possam ser. Porque no final do dia... quando partilhamos estes mesmos sentimentos, com toda a sua verdade, tudo melhora e fica, eventualmente, ultrapassado.

 

O anuncio termina em
Para além de um tema seu, a cantora terminou com uma interpretação do tema "Baubles, Bangles and Beads", de Antonio Carlos Jobim e Frank Sinatra:
O anuncio termina em