Nina Simone - Fodder On My Wings

Nina Simone - Fodder On My Wings

É considerado um dos melhores álbuns de Nina Simone, apesar de ser dos menos conhecidos.


Gravado em 1982, pouco depois de se ter mudado para Paris, Fodder On My Wings é um dos melhores álbuns de Nina Simone, embora se tenha mantido um dos mais obscuros. Gravado originalmente para uma pequena editora francesa e disponibilizado apenas esporadicamente após o seu lançamento inicial, Fodder On My Wings será reeditado em vários formatos, incluindo CD e LP, além de ser lançado pela primeira vez em formato digital, tanto em áudio standard como de alta resolução, no próximo dia 3 de abril. O álbum original será alargado com mais três temas bónus das sessões de gravação e que foram incluídos numa reedição francesa rara de 1988. O efervescente tema de abertura, I Sing Just To Know That I’m Alive, uma canção que Simone interpretou frequentemente ao vivo nos últimos anos da sua carreira, já está disponível para stream e para download gratuito com a pré-venda digital do álbum. 

Uma parte menos conhecida, mas não menos importante, da história musical de Simone, Fodder On My Wings contém canções profundamente pessoais, incluindo a já mencionada I Sing Just To Know That I’m Alive e I Was Just A Stupid Dog To Them, bem como uma improvisação lírica sobre a morte do seu pai em Alone Again (Naturally). Quando gravou o álbum, Simone viva em França e sentia-se extremamente sozinha. A sua doença mental piorava e a sua vida familiar estava fraturada. Foi neste desespero que surgiu um dos muitos destaques no álbum, o tema Fodder In Her Wings. 
Como o site Pitchfork escreveu na sua lista das 33 canções mais icónicas de Simone, o tema captou com uma intimidade surpreendente a dor desse período, à qual voltou com frequência na década seguinte, tendo gravado outra versão de estúdio três anos depois (a versão assente em sintetizadores de Nina's Back!), e incluiu-a em vários álbuns ao vivo, nomeadamente uma performance inspiradora em ‘Let It Be Me’, de 1987.

Ao longo dos anos, o álbum foi reavaliado e foi considerado um trabalho importante no catálogo prolífico de Simone. Numa crítica ao álbum, em 2005, o Jazz Times elogiou o disco, especialmente a sua interpretação emotiva de Alone Again (Naturally), tendo escrito: No centro do álbum está um lado raro e poderoso de Simone, com todas as máscaras despojadas: a sua dor pessoal explode à superfície quando ela recria 'Alone Again (Naturally)' de Gilbert O'Sullivan numa conversa sobre o seu pai moribundo que, corajosamente, evolui do lado mais amargo para algo cautelosamente conciliatório.

Gravado numa altura em que Simone se sentia rejuvenescida pelo ambiente que a rodeava e pelos músicos africanos que conheceu em França, Fodder On My Wings é um álbum essencial de Simone e que reaparece agora e que pode ser ouvido, seja qual for o formato preferível para se ouvir música

Reeditado em LP, CD e formato digital, vai estar disponível a partir de 3 de abril

Mais Destaques

Frequências
PortoZona CentroRibatejoLisboa
89.592.897.796.6 | 103.0
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM