Museus - Exposições - Monumentos

Museus - Exposições - Monumentos

 

 

Exposição online com caricaturas de José Saramago 
Uma exposição para ver sem sair de casa...São 40 obras de artistas de diferentes países com caricaturas de José Saramago para ver durante este mês de junho no site da Art Spot, a galeria criada pelo Alameda Shop & Spot, no Porto. 
A mostra evoca o Prémio Nobel da Literatura através do lápis do humor, associando o poder da literatura ao poder do riso.
 
MAAT reabriu com nova programação
Depois de cinco meses encerrado,  Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, mais conhecido por MAAT, reabriu a semana passada (10 de Junho), com uma nova programação. O MAAT esteve fechado não só devido à pandemia, mas desde dezembro que estava em obras devido aos estragos provocados pelo mau tempo.
PAra o visitar deve cumprir as regras de segurança obrigatórias, como o uso de máscara e a higienização das mãos à entrada de cada edifício e cumprir o distanciamento social.
Pode ver, por exemplo, a exposição dos arquitetos Florian Idenburg e Jing Liu do estúdio SO – IL, que desenharam um “conjunto de 15 unidades de armazenamento de arte móveis e reconfiguráveis que se encontram espalhadas pelo espaço”. 
O MAAT está a funcionar no horário habitual, entre as 11 e as 19 horas.

EXPOSIÇÃO GIGANTE DE LEGOS
Já abriu (6 junho) na Alfândega do Porto a maior exposição europeia de modelos feitos com Legos.
São mais de 100 modelos para ver, alguns de grande escala como o Titanic, feito com meio milhão de peças, com três metros de altura e 11 de comprimento. Pode ver jogadores de futebol, personagens de super-heróis à escala.
A exposição funciona diariamente entre as 10 e as 19horas até 23 de agosto. Os bilhetes podem ser adquiridos no site. 

POSTER MOSTRA
As paredes de Marvila voltaram a ser uma galeria a céu aberto onde se cruzam ilustração, desenho, fotografia, arquitetura e palavra.
Começou a quinta edição do Poster Mostra, com obras dos 10 vencedores da Open Call e dos 20 convidados nacionais e internacionais.
Até 6 de julho se passar pelas ruas da freguesia de MArvila, pode apreciar os Posters expostos.

Exposição de Yoko Ono
Já inaugurou no Museu de Serralves a exposição "O Jardim da Aprendizagem da Liberdade", de Yoko Ono.
Com um total de 297 peças, vão estar expostos trabalhos como o livro de instruções e desenhos de Yoko Ono "Grapefruit", no qual a artista mostra como é que o público pode fazer as obras em casa. A "Maçã" é outra das peças icónicas da artista, assim como "Ex IT".
Haverá também performances e exibição de filmes, alguns deles realizados em parceria com John Lennon
Pode ver a exposição de Yoko Ono em Serralves até dia 15 de novembro.

Exposição Meet Vicent Van Gogh 
“Meet Vicent Van Gogh” é a exposição interativa que conta a vida do artista e que inaugurou em Lisboa em fevereiro. Devido à pandemia teve que encerrar e reabriu a 3 de junho. Claro que será necessário o uso de máscara e as respectivas medidas de segurança e distaciamento.
Lá vai poder ver projeções, filmes, fotografias onde pode aplicar as técnicas do pintor.
“Meet Vicent Van Gogh” para ver no Terreiro das Missas, em Belém.

Exposição de Máscaras
Cinco museus portugueses uniram-se para criar a exposição digital "Um Mundo de Máscaras" que inaugurou a 18 de maio (Dia Internacional dos Museus).
Mais de 30 máscaras de diferentes culturas, que vão estar divididas em três categorias: máscaras de proteção, de tradição e rituais,  e que pertencem aos cinco museus. 
Um projecto do Museu da Farmácia, que tem como parceiros o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente, o Museu Nacional de Etnologia e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e que vai estar disponível AQUI.

CCB de portas abertas
Desde 18 de maio que estão reabertos muitos dos serviços do CCB, com horários reduzidos, novas medidas de segurança e higiene.
No Museu Coleção Berardo pode visitar as exposições temporárias que, devido à pandemia, não abriram ao público ou tiveram de ser prolongada: “Mutações. The Last Poet”, de Joana Escoval; e “Deeper Shades. Lisboa e Outras Cidades”, de Andreas H. Bitesnich. Aos visitantes é pedido o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.

Museus do Vaticano e Louvre
Se gostava de conhecer melhor os museus do Vaticano mas ainda não teve oportunidade, tem agora, sem sair de casa. É que os Museus do Vaticano também  aderiram às visitas virtuais e é agora possível visitar estes que foram considerados dos museus mais importantes do mundo, através  de tecnologia de realidade virtual, pode ainda experienciar os museus de forma mais emersiva. Basta procurar por museus vaticano tour virtual. 
Também o Louvre, em Paris, decidiu continuar – ainda que à distância – a enriquecer culturalmente com visitas virtuais. Escreva louvre.fr e boas visitas!

Visita Virtual Portugal
E que tal passear pelo nosso país mas sem sair de casa? É o que pode fazer com Portugal em 360º, uma plataforma de visitas virtuais e vídeos, com sugestões culturais que pode escolher por tema, por região ou distrito. Um programa giro para fazer com os mais novos e mostrar-lhes por exemplo os nossos castelos e património.

Sugestões Culturais

Envie as suas sugestões culturais para o email: feedbacksmootfm@mcr.iol.pt ou preenchendo o formulário

Mais Destaques

Frequências
PortoZona CentroRibatejoLisboa
89.592.897.796.6 | 103.0
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM