Em Casa / Cinema / Outros

Em Casa / Cinema / Outros

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão

EM CASA/OUTROS/CINEMA

Celebrações dos 100 anos de Amália 
Começam a 1 de julho as  celebrações dos 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues e o programa inclui exposições, concertos, videomapping, conferências e tanta coisa que até foi criado um site próprio.
A programação está disponível no "site" da comemoração centenária em http://centenarioamaliarodrigues.pt 

Porto Legends - The Underground Experience 
O piso inferior da Alfândega do Porto reabriu no dia 10 de junho para acolher espetáculo de video mapping sobre as lendas e histórias da cidade. “Porto Legends – The Underground Experiência” já foi visto por cerca de 20 mil pessoas. 
É um espetáculo audiovisual único a nível mundial, que pretende promover junto do público uma experiência imersiva subterrânea, tendo como mote a cidade do Porto, as suas lendas e mistérios. 
Para além da projeção de vídeo mapping nas paredes, no chão, e nos tetos do espaço, este espetáculo utiliza pela primeira vez em Portugal um conjunto de 20 telas holográficas para que o vídeo projetado ganhe uma dimensão fantasmagórica. É uma experiência de 360 graus, inédita a nível mundial. 
Foram adotadas várias medidas de segurança e definidos novos horários para ver “Porto Legends - The Underground Experience”

Meditação
Brave Maryan é um site criado por duas portuguesas (Inês Roseta e Mariana Crespo) que aproveitaram a quarentena para criar meditações guiadas gratuitas, e muito úteis no combate à ansiedade. 
Também estão a ser preparadas meditações guiadas, que serão acompanhadas por ilustrações de Mariana.

Clássicos da Literatura
Para quem gosta de ler, pode aproveitar as edições gratuitas que a Imprensa Nacional  — Casa da Moeda publica online no seu site. Tem disponíveis alguns clássicos da literatura portuguesa como: “Camões” de Almeida Garret, “As pupilas do senhor reitor” de Júlio Dinis,  “A Ilustre Casa de Ramires” de Eça de Queiroz, os poemas “Clepsidra” de Camilo Pessanha,  “Cânticos do Realismo” de Cesário Verde, e "Obras poéticas", de Marquesa de Alorna., “História de menina e moça” de Bernadim Ribeiro.
Vá consultando o site da imprensa nacional e boas leituras.

CINEMA

CINEMA AR LIVRE PORTO
Depois de Lisboa, o cinema ao ar livre chegou ao Porto através da Associaçao cultural e artística Openbox que realiza sessões no seu pátio com possibilidade de ver filmes ao ar livre, em segurança, respeitando o distanciamento social. E ainda servem jantares temáticos.
As sessões eram para ser quinzenais, mas devido à adesão em massa, começaram a ser semanais.
Os primeiros filmes centram-se trabalhos de realizadoras femininas e o ciclo chama-se "Olhares no feminino". 
- Fish Tank de Andrea Arnold (2009) - Dia 2 de Julho (quinta-feira)
- Seven Beauties - Pascalino Settebellezze de Lina Wertmüller (1975) - Dia 10 de Julho (sexta-feira) 
A Openbox fica no número 463 da Rua Miguel Bombarda. Como a lotação é limitada, tem que se fazer reserva através da página oficial de Facebook.

CINEMATECA  
Depois de um interregno de três meses e meio, as sessões de cinema estão de volta à Cinemateca (Barata Salgueiro e Palácio Foz), com um programa especial concebido para este regresso com menos sessões e ajustes no horário da sessão noturna: duas sessões por dia, uma às 19h na Sala Félix Ribeiro e outra às 22h ao ar livre na Esplanada.
Pode consultar o programa em detalhe no site.

Mais Destaques

Frequências
PortoZona CentroRibatejoLisboa
89.592.897.796.6 | 103.0
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM