TEATRO / DANÇA

TEATRO / DANÇA

TEATRO: AMORES NA CLANDESTINIDADE - ONLINE
 “Amores na Clandestinidade”, de André Amálio, é uma encenação especificamente concebida para o Museu do Aljube, um local simbólico da luta pela liberdade, que se debruça sobre as relações familiares e afetivas forjadas no contexto da resistência à ditadura, também para ver online.
Durante o longo período que durou a ditadura Portuguesa toda a resistência e oposição foi perseguida, sendo uma grande parte da luta antifascista feita na clandestinidade. Esse mundo underground que foi sendo criado implicava que pessoas assumissem outros nomes, novas identidades, novas profissões e, muitas vezes, casamentos e relações amorosas que nunca chegaram a ter. Por outro lado, muitos dos casais que se formaram dentro desse combate, casaram-se, tiveram filhos, mantiveram as suas famílias enquanto enfrentavam tortura e penas de prisão, sendo muitas vezes essas relações amorosas e familiares que os mantiveram vivos e à sua luta e resistência.
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes.
De 16 a 21 de Abril, transmissão online entre as 19h00 e as 22h00.

TEATRO: COMÉDIA DE BASTIDORES
Comédia de Bastidores é uma peça em três atos do dramaturgo britânico Alan Ayckbourn, centrada na mudança de sorte de três casais. A ação decorre numa celebração do Natal e cada ato acontece na casa de um casal diferente num ano sucessivo. Em cena explora-se o tema do materialismo, o que realmente significa ser rico e as lutas da classe média.
Para ver no Teatro São Luiz de 21 de abril a 9 maio.
 

Teatro RASCUNHOS - MEMÓRIAS DE UMA FALSIFICADORA (Auditório do Museu do Aljube)
Joaquim Horta adapta ao teatro o livro de Margarida Tengarrinha Memórias de Uma Falsificadora – A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal, que conta como a autora usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar.
A vontade de adaptar Memórias de Uma Falsificadora parte de uma frase escrita por Margarida Tengarrinha no seu livro: “Quando leio relatos de vários camaradas, que já foram publicados, constato que falam de factos políticos importantes, momentos altos e heróicos da luta, mas nunca abordam estas questões do quotidiano que nós, mulheres, vivemos pacientemente. Será que foi menos heróico aquele nosso dia-a-dia desgastante e obscuro?” É pensando num retrato do quotidiano no período entre 1948 a 1974 que o ator e encenador parte para este novo espetáculo, usando as palavras e ideias de Margarida Tengarrinha.  Dias 26, 27, 28 e 30 de abril, às 19h.

PERFORMANCE: TUTUGURI - ONLINE
As Galerias Municipais apresentam uma performance da bailarina francesa estabelecida em Lisboa, Flora Détraz, na Galeria Quadrum. A performance Tutuguri, de Flora Détraz, foi desenvolvida no contexto da exposição «Falso Sol, Falsos Olhos» de Elisa Pône, a qual esteve patente na Galeria Quadrum entre 21 de Novembro de 2020 e 31 de Janeiro de 2021. A gravação vídeo da performance estará disponível online a partir de dia 1 de março até ao dia 1 de junho de 2021. AQUI

DANÇA: VOLTAR A CASA NA NOSSA COMPANHIA - ONLINE
A Companhia Nacional de Bailado iniciou uma programação nas suas redes digitais.
Entre outras iniciativas, destacam-se os projetos ver de fora e A Minha Companhia, agora desenvolvidos em formatos online, e que dão a conhecer os bastidores do Teatro Camões e os colaboradores e ofícios que contribuem para a atividade da CNB; o novo projeto, Arquivo Aberto, a partir de documentação dos arquivos da CNB, que revela uma história de quase 44 anos. Os bailarinos da CNB continuarão a marcar presença ativa nesta programação diária.
Toda a programação da CNB pode ser seguida através do site e das redes sociais da Companhia AQUI.

FESTIVAL DIAS DA DANÇA - ONLINE
O Festival Dias da Dança está de volta de 20 a 30 de abril para uma edição inicialmente, idealizada para se realizar em formato digital, mas com a possibilidade de reabertura dos teatros a partir do dia 19 de abril, já está em curso um plano que levará aos vários palcos do festival, no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, um conjunto de espetáculos nacionais, grande parte em estreia mundial.
Saiba mais em smooothfm.iol.pt
 

TEATRO: 40 E ENTÃO? - ONLINE
40 e Então juntou Ana Brito e Cunha, Fernanda Serrano e Maria Henrique, uma década depois do sucesso de Confissões de Mulheres de 30. Com elas trouxeram histórias, muitas. Histórias comoventes, histórias divertidas, histórias de afectos, histórias novas, histórias antigas que os anos fazem viver de forma diferente. Histórias contadas por outras mulheres, com vivências diferentes, a quem a idade não assusta ou, se calhar, assusta e muito. AQUI

Sugestões Culturais

Envie as suas sugestões culturais para o email: feedbacksmootfm@mcr.iol.pt ou preenchendo o formulário

Mais Destaques

Frequências
PortoZona CentroRibatejoLisboa
89.592.897.796.6 | 103.0
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM