AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

AR LIVRE / FEIRAS / CINEMA / OUTROS

CINEMAS E OUTROS LUGARES  ONLINE
Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis: uma memória emocional de resistência ao Estado Novo.
Um passeio pelas salas de espetáculos e outros lugares de encontro no eixo Rua da Palma – Avenida Almirante Reis, que tiveram o seu apogeu durante o período do Estado Novo.
Pode fazer o itinerário digital com transmissão online e assistir a tertúlias com transmissão online durante o mês de abril.


MUSEU DO ALJUBE: Peddy-paper PELOS CAMINHOS DA LIBERDADE
Percorrer os caminhos dos que abriram as portas de Abril – do Terreiro do Paço ao Largo do Carmo, da Misericórdia à antiga sede de PIDE, na Rua António Maria Cardoso. Partimos à descoberta de alguns dos locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril de 1974, abordando a temática da resistência à ditadura, o percurso e a história da conquista da liberdade. Dia 24 de abril, necessita de inscrição prévia: inscricoes@museudoaljube.pt

FESTIVAL POLÍTICA
O Festival Política regressa, de 22 e 25 de Abril, ao Cinema São Jorge, tendo as Fronteiras como tema central. Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.

CINEMA - MEDEIA - ONLINE
O cinema Medeia Nimas reabre portas a 19 de abril. 
19 Abril - Ciclo JOSEPH LOSEY, CINEASTA ESSENCIAL
PRISÃO MAIOR (1960), de Joseph Losey – Cópia digital restaurada 
EVA (1962), de Joseph Losey – Cópia digital restaurada 
O CRIADO (1963), de Joseph Losey – Cópia digital restaurada 
ACIDENTE (1967), de Joseph Losey – Cópia digital restaurada
MR. KLEIN – UM HOMEM NA SOMBRA (1976), de Joseph Losey – Cópia digital restaurada 
UNDINE (2020), de Christian Petzold
NOMADLAND – SOBREVIVER NA AMÉRICA (2020), de Chloé Zhao 
22 Abril - JÁ! (2020), de Jim Rakete 
29 Abril - O COMEÇO (2020), de Dea Kulumbegashvili 
MAIS UMA RODADA (2020) de Thomas Vinterberg 

VISITA AO OCENÁRIO - ONLINE
Apesar de o Oceanário estar encerrado ao público,  as rotinas diárias mantêm-se para todos os moradores, dos pinguins às raias. Daí surgiu a ideia de dar a conhecer os bastidores do Oceanário, de conversar com os biólogos e aquaristas, conhecer todos os segredos dos tubarões, dos pinguins, das lontras ou das florestas submersas.
Basta esolher uma das sessões online em direto para acompanhar o dia-a-dia dos habitantes do Oceanário.

CICLO FESTA DE DESANIVERSÁRIO - ONLINE
Programação digital com entrevistas, audiolivro, jogo digital, espetáculos, formações, instalação, oficinas e cafés filosóficos.  
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

AUDIOLIVRO - Uma edição especial de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, em formato de audiolivro. Acompanhados por música original do Conjunto Cuca Monga. Uma celebração da leitura em todas as suas formas de 5 de Fevereiro a 16 de Julho, um capítulo novo todas as sextas-feiras.

VIDEOJOGO - Partindo da instalação Do Outro Lado da Toca, de Alice Albergaria Borges, Beatriz Bagulho e Madalena Castro, a Fábrica das Artes convidou uma equipa de jovens chapeleiros loucos do Instituto Superior Técnico para desenvolver um videojogo passado no universo de Alice, de Lewis Carroll, ao som da música do Conjunto Cuca Monga.
Lançamento faseado (um nível de cada vez) a partir de 3 de Março.

Sugestões Culturais

Envie as suas sugestões culturais para o email: feedbacksmootfm@mcr.iol.pt ou preenchendo o formulário

Mais Destaques

Frequências
PortoZona CentroRibatejoLisboa
89.592.897.796.6 | 103.0
Onde Ouvir a Smooth FM
Linha Verde Trânsito Smooth FM