Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
03 julho 2020
11:23
Redação

Jazz na Real Vinícola: Matosinhos recebe ciclo de concertos em julho

Jazz na Real Vinícola: Matosinhos recebe ciclo de concertos em julho
Orquestra Jazz Matosinhos
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam o ciclo de concertos "Jazz na Real Vinícola", todos os sábados de julho.

 

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam o ciclo de concertos "Jazz na Real Vinícola", concertos que vão acontecer todos os sábados de julho.

"Depois do sucesso do concerto que marcou o regresso das atividades culturais, na terceira fase de desconfinamento, em que foram cumpridas todas as regras da Direção Geral da Saúde, por parte da organização e do público, é grande a vontade da big band continuar a tocar e apresentar ao vivo os diferentes repertórios que tem trabalhado ao longo de 23 anos de percurso e cuja versatilidade é reconhecida", refere o comunicado que chegou à redação.
 
"No sábado, dia 4, pelas 19h00, será apresentado o concerto "Viagem Pelos Tempos do Jazz: As Big Bands e o Jazz Moderno", onde a OJM percorre a época do jazz contemporâneo, raramente abordada em retrospetivas do género, através da audição de obras para grande orquestra de jazz. De George Russell a Thad Jones, passando por Eddie Sauter, Oliver Nelson, Bob Brookmeyer, Ornette Coleman, Maria Schneider e Carla Bley. A lotação para este concerto já se encontra esgotada. Dia 11, também às 19h00, é a vez de Marta Ren voltar a partilhar o palco com a OJM. O álbum de estreia da cantora, "Stop, Look, Listen", serve de ponto de partida embora também haja espaço para alguns dos seus clássicos favoritos.

A 18 de Julho, às 19h00, o palco é de João Paulo Esteves da Silva que tem um disco editado com a OJM, "Bela Senão Sem" (2013).  Canções sem palavras, as composições do pianista valem-se da musicalidade da língua portuguesa, de uma enorme criatividade melódica e retomam os caminhos imprevistos da improvisação.

No último sábado de julho, dia 25, pelas 22h00, será apresentado o filme-concerto "O Couraçado Potemkin", uma encomenda da Casa das Artes de Famalicão, estreado mundialmente em outubro de 2019 no âmbito do Observatório de Cinema Close-Up. Um dos melhores filmes de todos os tempos, dos mais conhecidos da história do cinema e que apresenta uma das mais célebres sequências da sétima arte. Realizado por Sergei Eisenstein, "O Couraçado Potemkin" é um filme mudo soviético que estreou em 1925 e apresenta uma versão dramatizada da rebelião ocorrida em 1905, onde os tripulantes do navio de guerra Bronenosets Potyomkin/O Couraçado Potemkin se revoltaram contra seus oficiais superiores.
 
A entrada para estes concertos, na praça exterior da Real Vinícola, é de acesso livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS. Os interessados poderão levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, no Posto de Turismo de Matosinhos e na Casa da Arquitetura, nos três dias que antecedem cada concerto. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos".
 

Mais Notícias