Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
10 julho 2020
16:00
Redação

Guia: Conheça as praias do centro país com maior lotação

Guia: Conheça as praias do centro país com maior lotação
Lotação máxima e regras de distanciamento social são questões a ter em conta nesta época balnear. Damos a conhecer as 10 praias do centro do país com maior lotação.

A pandemia de Covid-19 obrigou à mudança de hábitos. Por isso, as idas à praia, este ano, vão ser diferentes: distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas, excepto se forem do mesmo grupo, e de três metros entre chapéus-de-sol.

Para não ser apanhado de surpresa, recolhemos junto das autarquias e da entidade pública responsável pela promoção da atividade turística em Portugal todas as informações relevantes sobre cada uma das 10 praias do centro do país com maior lotação durante esta época balnear (de acordo com os cálculos da Agência Portuguesa do Ambiente).

Confira mais abaixo o nosso mapa interativo e não se perca nesta época balnear.

 

Praia da Barra (Ílhavo) - Capacidade para 11.800 banhistas

 

Feitas as contas, a Praia da Barra, em Ílhavo, tem a maior lotação da zona centro do país nesta época balnear.

Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, o Farol de Aveiro é um dos principais pontos turísticos do local: foi construído há mais de um século e com 62 metros de altura é o mais alto do país.

A praia é vigiada durante a época balnear, conta com diversos espaços de restauração para as famílias, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duche.

Os entusiastas dos desportos náuticos também são fãs da Praia da Barra, sobretudo os que praticam surf, windsurf e vela.

O acesso automóvel pode ser feito pela A25 a Norte, ou pela EM592 por quem vem do Sul. Assim que chegar à Praia da Barra não costuma ser difícil arranjar estacionamento nas ruas paralelas ao areal a custo zero.

 

Praia de Mira (Mira) - Capacidade para 11.200 banhistas

 

A Praia de Mira era, na primeira metade do século XX, uma aldeia piscatória. Era conhecida como Palheiros de Mira, devido às construções de madeira utilizadas pelos pescadores.

Hoje em dia não faltam restaurantes, além dos típicos espaços de lazer para as famílias.

O areal é vigiado durante a época balnear e podem ser encontrados balneários, postos de primeiros-socorros e é disponibilizada cadeira anfíbia e zona de sanitários.

Se passar pela Praia de Mira não deixe de conhecer a Mata Nacional. É por lá que está "escondida" a Lagoa da Barrinha, com águas calmas e ideais para a prática de vela, canoagem e windsurf.

A Praia de Mira conta com estacionamento gratuito e bons acessos, através da EN109 para quem vem do Norte, ou da EN234, para quem segue do Sul.

 

Praia da Torreira (Murtosa) - Capacidade para 8.800 banhistas

 

Situada no cordão litoral que separa a Ria de Aveiro do mar, a Praia da Torreira tem "o melhor dos dois mundos": o mar mais agitado, ideal para os surfistas, ou as águas mais tranquilas da ria, ideais para as famílias.

Se não quiser ir a banhos, pode optar por um passeio de bicicleta pela ciclovia paralela à praia.

A extensão do areal é acompanhada por vários restaurantes, por isso não será difícil encontrar uma opção que agrade a todos os paladares.

A praia disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários, zona de duches e é vigiada durante a época balnear.

Os acessos podem ser feitos através da EN327 e os lugares de estacionamento não são um problema: encontra-os facilmente ao longo de todo o areal e de forma gratuita.

 

Praia Alto do Viso (Figueira da Foz) - Capacidade para 8.700 banhistas

 

Das 14 praias que fazem parte do concelho da Figueira da Foz, a do Alto do Viso é a que consegue acolher o maior número de banhistas.

Com vários restaurantes e esplanadas disponíveis para os banhistas, tem várias hipóteses para conseguir manter a distância social necessária.

Os mais apaixonados pela História podem ainda visitar, a alguns metros de distância do areal, as ruínas da muralha do Fortim dos Palheiros.

Localizada na Avenida Brasil, o estacionamento é ordenado e gratuito junto à praia. Se tiver dificuldades junto à costa, basta tentar nas ruas paralelas onde também irá encontrar lugares a custo zero.

O areal é vigiado durante a época balnear, disponibiliza posto de socorros, sanitários e zona de duche.

 

Praia de Buarcos (Figueira da Foz) - Capacidade para 8.600 banhistas

 

A Praia de Buarcos é mais uma das praias urbanas do concelho da Figueira da Foz.

Protegida do vento forte pelas montanhas da Serra da Boa Viagem, as águas calmas deste areal são boas para a prática de windsurf. "É aqui que os surfistas e os praticantes de windsurf cruzam aquela que é apelidada de onda direita mais longa da Europa", indica o site Beachcam.

Vigiada durante a época balnear, a praia conta com posto de socorros, sanitários, zona de duches e vários restaurantes e esplanadas nas imediações.

Situada a norte do centro da Figueira da Foz, o acesso à Praia de Buarcos é feito pelo marginal. Se for de automóvel pode contar com vários lugares gratuitos durante todo o ano.

 

Praia da Tocha (Cantanhede) - Capacidade para 8.000 banhistas

 

Desde a segunda metade do século XX que a aldeia piscatória da Tocha se transformou numa espécie de estância balnear pitoresca e que não perdeu os traços da identidade: por lá ainda pode encontrar os típicos palheiros de madeira e as redes dos pescadores.

Localizada na Avenida Dr. Silva Pereira, não terá dificuldades em encontrar lugares de estacionamento gratuitos.

Durante a época balnear a praia é vigiada, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duches.

 

Praia de Quiaios (Figueira da Foz) - Capacidade para 7.200 banhistas

 

Situada a norte da Figueira da Foz, a Praia de Quiaios possui um extenso areal rodeado por dunas cobertas por vegetação.

A ondulação é, por vezes, forte, por isso tenha atenção na altura de ir a banhos. Ainda assim, são muitas famílias que escolhem a vila que dá nome ao areal como destino de férias.

A praia é vigiada durante a época balnear, conta com posto de socorros, sanitários e zona de duches.

O acesso automóvel é feito pela Rua Manuel Bento, onde irá encontrar vários lugares gratuitos de estacionamento.

A praia conta, ainda, com vários serviços de apoio aos banhistas, como é o caso de restaurantes e esplanadas.

 

Praia de Esmoriz (Ovar) - Capacidade para 6.900 banhistas

 

Situada a 2 km da cidade de Esmoriz, é a praia mais próxima das cidades de Espinho e de Santa Maria da Feira.

A Barrinha de Esmoriz, como é chamada pelos locais, é uma referência do Património Natural do concelho, ao ser complementada pela Floresta de Pinheiro Bravo integrada no Regime Florestal das Dunas de Ovar e pelo Parque Ambiental do Buçaquinho.

O acesso à praia é feito pela Travessa da Barrinha e não terá dificuldade em encontrar lugar para estacionar o automóvel de forma gratuita.

Vigiada durante a época balnear, a Praia de Esmoriz conta com vários restaurantes, cafés e esplanadas, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e também zona de duche.

 

Praia da Costa Nova (Ílhavo) - Capacidade para 6.100 banhistas

 

A Praia da Costa Nova, em Ílhavo, é uma das mais marcantes e pitorescas de toda a costa portuguesa à conta dos coloridos palheiros de madeira, pintados de riscas de cores fortes alternadas com o branco.

Inicialmente, estas construções serviam para armazenar os utensílios de pesca, mas atualmente servem de casa de férias para os turistas que escolhem este local para os dias de descanso.

Possui um vasto areal que se estende para sul até à Praia da Vagueira e conta com vários restaurantes, cafés e esplanadas ao longo da marginal.

O acesso ao areal é feito pelo Avenida José Estevão e o estacionamento é gratuito.

A praia da Costa Nova é vigiada durante a época balnear, tem posto de socorros, sanitários e zona de duche.

 

Praia Velha (Marinha Grande) - Capacidade para 6.100 banhistas

 

A Praia Velha, em São Pedro de Moel, dispensa apresentações. Com um extenso areal, a zona norte é particularmente procurada pelas famílias à conta do pequeno curso de água que forma uma espécie de lagoa de água salgada muito apreciada pelas crianças.

A Praia Velha é percorrida por um conjunto de passadiços e é servida por uma ciclovia que permite passeios de bicicleta para os fãs da atividade.

O acesso automóvel é feito pela Avenida do Farol, onde encontra vários lugares de estacionamento (além dos dois parques gratuitos para o efeito, localizados nas extremidades do areal).

Vigiada durante a época balnear, a Praia Velha conta com posto de socorros e zona de sanitários.

 

Consulte o mapa com as localizações das 10 praias do centro do país com capacidade para mais banhistas:

 

 

Mais Notícias