Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 agosto 2020
12:24
Agência Lusa

Época balnear até 13 de setembro em 86 praias do Norte

Época balnear até 13 de setembro em 86 praias do Norte
DR
Há outras 10 praias que ficam hoje sem assistência a banhistas.

A época balnear prolonga-se até 13 de setembro em 86 praias do Norte, enquanto 10 outras deixam hoje de ser qualificadas como praias de banhos, ficando sem assistência a banhistas, indica uma portaria consultada hoje pela agência Lusa.

Em causa está o anexo I da portaria n.º 207-A/2020, de 28 de agosto, dos ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional, que ajusta o calendário da época balnear sobretudo no litoral Norte do país.

De acordo com o anexo, as praias de mar de Santo André (na Póvoa de Varzim, Porto), Árvore, Mar e Sol, Olinda, Mindelo, Laderça, Congreira, Terra Nova, Vila Chã e Pocinho (em Vila do Conde, no mesmo distrito) deixam de ser qualificadas como praias de banhos no período compreendido entre hoje e 13 de setembro, não sendo assegurada a assistência a banhistas.

Mantém-se a funcionar em pleno até 13 de setembro 14 praias do distrito de Viana do Castelo, repartidas por Caminha e pelo concelho-sede, enquanto no distrito do Porto continuam qualificadas para banhos 59 praias, repartidas pelos municípios do Porto, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Mantém-se ainda qualificadas para banhos sete praias em Esposende, no distrito de Braga, e seis em Espinho, já no distrito de Aveiro.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, já tinha adiantado que iria prolongar o funcionamento de praias de banho, em resposta a pedidos de autarquias.

Mais Notícias