Chris Kleponis | EPA

AUTOR

Agência Lusa

Republicanos bloqueiam resolução a invocar 25.ª emenda para destituir Trump

today 11 de janeiro de 2021

Os republicanos bloquearam hoje a resolução que pede ao vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, para invocar com urgência a 25.ª emenda para destituir o chefe de Estado cessante, Donald Trump.

O bloqueio foi imposto depois de os democratas terem entregado na Câmara dos Representantes uma ata de acusação contra Trump, primeiro passo para a abertura formal de um segundo procedimento de destituição contra o Presidente cessante dos Estados Unidos, que é acusado unicamente de ?incitar a violência? que assolou o Capitólio em Washington.

Paralelamente, os democratas, que controlam a maioria da Câmara dos Representantes apresentaram uma outra resolução a pedir a Pence para demitir Trump das suas funções, invocando a 25.ª emenda da Constituição norte-americana, cuja votação na plenária deverá ocorrer terça-feira.

Trump termina o mandato quando Joe Biden, vencedor das eleições presidenciais norte-americanas de 03 de novembro de 2020, tomar posse, a 20 deste mês.

Pence ainda não deu qualquer indicação sobre se irá dar sequência às resoluções dos democratas, mas, se não avançar com o processo, a Câmara dos Representantes, segundo a presidente deste órgão, Nancy Pelosi, avançará para a destituição (?impeachment?).