MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

AUTOR

Redação

Parlamento aprova estado de emergência

today 13 de janeiro de 2021

O parlamento aprovou a renovação do estado de emergencia até dia 30 de janeiro, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

O documento contou com a abstenção do Bloco de Esquerda, enquanto PCP, PEV, IL, Chega e a deputada Joacine Katar Moreira votaram contra.

O parlamento aprovou hoje a renovação do estado de emergência até 30 de janeiro para permitir medidas de contenção da covid-19 com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, uma maioria alargada face às votações anteriores.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor, o BE voltou a abster-se, enquanto PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, uma vez mais.

Face às anteriores votações do estado de emergência, realizadas em novembro, dezembro e no início deste mês, CDS-PP e PAN passaram da abstenção para o voto a favor, ao lado de PS e PSD.

Este é o nono diploma do estado de emergência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

O governo está reunido em conselho de ministros para definir as medidas a aplicar neste novo confinamento, que entra em vigor à meia noite e que devem ser anunciadas, esta tarde, por António Costa.