19 fevereiro 2021
07:41
Margarida Gonçalves

Mapa online sinaliza famílias barulhentas no Japão

https://dqn.today/drzqn-map/
O criador do site foi perturbado pelo barulho de vizinhos barulhentos e decidiu criar a base de dados que já chegou a receber 100 notificações por dia. A iniciativa está a criar polémica.

A tranquilidade é um bem precioso que os japoneses fazem por estimar. Para ajudar têm uma nova ferramenta online que ajuda a saber onde há famílias com crianças barulhentas e vizinhos coscuvilheiros.

O jornal The Times adianta que o criador do site avançou com o projeto depois de ter sido perturbado pelo barulho de vizinhos e admite que já chegou a receber 100 notificações diárias para o mapa. As informações são prestadas de forma anónima, num formulário online. O mapa tem já 6300 locais assinalados.

Apesar de haver quem assuma que o site ajuda a tomar decisões na hora de escolher o local para viver, o autor do mapa Dorozoku está a ser alvo de críticos que o acusam de estar a fomentar a intolerância com as crianças que estão, no fundo, a fazer o que é normal na infância. Isto num país que, como outros, precisa de aumentar a taxa de natalidade.

Citado pelo jornal The Guardian, o criador do mapa, que quer permanecer anónimo, assume que “algumas pessoas podem sentir que o mapa as expõe injustamente, mas é um facto que muitas pessoas são constantemente perturbadas por barulhos e outros incómodos.”

O problema do barulho ganhou nova expressão no dia a dia das pessoas, em tempo de pandemia, com o confinamento e o encerramento das escolas.
 

Mais Notícias