Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
16 abril 2021
09:11
Redação

Salas de espetáculo reabrem na segunda-feira. Há algumas exceções

Salas de espetáculo reabrem na segunda-feira. Há algumas exceções
TNSC
O Governo anunciou as novas medidas para a terceira fase do plano de desconfinamento que incluem a reabertura de parte da atividade cultural: cinemas, teatros e salas de espetáculos.


O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que "na generalidade do território nacional" vai ser possível a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase do desconfinamento.

"Neste momento, encontramo-nos já num quadrante amarelo - embora ainda muito próximo do verde - e, portanto, consideramos, tal como têm considerado os especialistas, que estamos em condições de dar o próximo passo e na na generalidade do território nacional podermos a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase do desconfinamento", anunciou António Costa no final do Conselho de Ministros de ontem no qual foi apreciada a evolução da pandemia.

Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos vão reabrir, excetuando nos conselhos que não avançam para a 3ª fase do desconfinamento devido ao número elevado de contágios

7 concelhos que não avançam para a próxima fase do desconfinamento:

Estão nesta situação porque se encontram acima dos 120 casos por 100 mil habitantes. Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela mantêm as regras da fase atual (2.ª fase do desconfinamento), ou seja, não avançam para a 3.ª e próxima fase do desconfinamento na segunda-feira. 

Estes concelhos têm "duas avaliações sucessivas em situação de risco".

4 concelhos que recuam à 1ª fase: 

Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior que têm atualmente 240 casos por 100 mil habitantes vão recuar à fase anterior, ou seja, à 1.ª fase que vigorava a 15 de março. As esplanadas voltam a fechar nestes concelhos, as lojas que reabriram a 5 de abril só podem vender ao postigo, os ginásios, museus e similares têm de encerrar a partir de segunda-feira. 

No resto do país que entra na 3ªfase de desconfinamento:

As regras de funcionamento das salas de espetáculos, cinemas e outros equipamentos culturais, este ano, mantêm-se as mesmas definidas em maio de 2020, pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

A orientação da DGS, de 28 de maio de 2020, define que nos teatros, salas de espetáculos e cinemas terá de haver "um lugar livre entre espectadores, que não sejam coabitantes, sendo a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados".

O uso de máscara é obrigatório para o público, bem como a higienização dos espaços entre espetáculos ou sessões.

Nos casos de salas com palcos, "não devem ser ocupadas as duas primeiras filas junto ao palco ou, em alternativa, deve ser garantida a distância de pelo menos dois metros entre a boca de cena e a primeira fila ocupada".

As entradas e saídas de público devem processar-se num período alargado e "ter circuitos próprios e separados" e, "sempre que possível", as portas de acesso aos espaços devem permanecer abertas, "evitando o seu manuseamento".

A DGS também aconselha que os espetáculos e a exibição de filmes não incluam "intervalos durante as sessões".

No caso das salas de espetáculos e teatros onde haja camarotes, estes só podem ser ocupados por pessoas do mesmo agregado familiar ou coabitantes, quando tenham seis ou menos lugares, e os que têm lotação superior a seis lugares podem ser ocupados, aplicando-se as regras dos outros locais da sala.

"Os lugares de galeria só poderão ser utilizados com lugares sentados", sob as mesmas regras.

Quanto aos cineteatros, as orientações dependem do espetáculo em causa: na exibição de um filme, aplicam-se as orientações para as salas de cinema; nos outros casos, devem ser seguidas as orientações relativas às salas de espetáculo.

Quanto aos horários de funcionamento, a IGAC tinha esclarecido em março que as salas de espetáculos, cinemas, auditórios e teatros terão de encerrar às 22:00, durante a semana, e às 13:00, aos fins de semana.
 

Mais Notícias