Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
16 abril 2021
16:50
Agência Lusa

Europa tem 10 mil ME para investimentos verdes em África

Europa tem 10 mil ME para investimentos verdes em África
LUSA
Dos 30 mil milhões de euros do novo orçamento comunitário, cerca de 30% vão para objetivos relacionados com o clima.

O ministro de Estado e Negócios Estrangeiros de Portugal disse hoje que dos 30 mil milhões de euros de financiamento ao abrigo do novo orçamento comunitário, cerca de 30% estão destinados a investimentos com objetivos relacionados com o clima.

"A União Europeia acabou de aprovar o novo instrumento para o desenvolvimento regional e cooperação internacional, com uma alocação de 30 mil milhões de dólares para a África subsaariana, que tem 30% como meta de despesa para investimentos com objetivos de natureza climatérica", disse Augusto Santos Silva.

O ministro falava no encerramento do Fórum Empresarial Europa-África, que terminou hoje com uma ‘Green Talk’ de alto nível sobre "Acelerar a Parceria UE-África para a Transição da Energia Verde", organizada pela presidência portuguesa da União Europeia (UE).

"A próxima cimeira entre a União Europeia e a União Africana é o momento perfeito para a consolidação da parceria sobre eixos semelhantes, e a transição verde estará na nossa agenda, com o nosso empenho, quer através dos países individualmente, quer através da presidência da UE, para que esta abordagem seja frutuosa e mutuamente vantajosa", acrescentou o governante.

A transição energética para um modelo mais sustentável e menos dependente de combustíveis poluentes trespassou grande parte da intervenção do ministro, que defendeu que esta evolução "é uma hipótese para acelerar a diversificação económica" nos países dependentes da exportação de recursos naturais e pode "traduzir-se em crescimento, criação de empregos e mais competitividade".

Reconhecendo que África é uma das principais regiões afetadas pelas alterações climáticas, ao mesmo tempo que é uma das que menos contribui para isso, Santos Silva vincou: “Isto é injusto e não pode ser repetido na mudança para um novo paradigma baseado na transição para uma energia verde".

A mudança de paradigma na energia, concluiu o governante, "é um imperativo para todos".

Mais Notícias