07 maio 2021
13:30
Redação

Esta garrafa de vinho está à venda por 1 milhão de dólares

AP Photo/Christophe Ena
Custa 100 vezes mais do que o valor habitual porque esteve mais de um ano no espaço.

Uma garrafa do famoso vinho francês Pétrus 2000 vai ser leiloada com um preço base de um milhão de euros (cerca de 830 mil euros), anunciou a leiloeira Christie´s. 

Normalmente esta garrafa já tem um valor considerado elevado, é vendida por cerca de 10 mil dólares (8 300 euros), mas por ter estado um ano no espaço, na Estação Espacial Internacional, vale agora 100 vezes mais. 

Esta é uma das 12 garrafas de vinho que foram enviadas para o espaço por investigadores que tinham o objetivo de estudar o potencial da agricultura espacial. 14 meses depois, os especialistas envolvidos nesta pesquisa garantem que o vinho alterou-se de forma subtil porque "envelheceu num ambiente único", ou seja, onde a gravidade é praticamente zero, explicou Tim Tiptree, diretor do departamento do Vinho e Espirituosas da leiloeira Chtistie´s. 

"É um vinho muito harmonioso que tem a capacidade de envelhecer soberbamente e por isso é que foi escolhido para esta experiência. É muito encorajador que tenha regressado à Terra tão delicioso", acrescentou Tiptree. 

A startup espacial Space Cargo Unlimited colocou estas garrafas de vinho em órbita em novembro de 2019. O objetivo é expor as plantas e frutos a um ambiente diferente do da Terra para torná-las mais resistentes às mudanças climáticas e a doenças. 

 

Depois destas garrafas regressarem do espaço foi feito um teste de degustação por 12 especialistas, no Instituto de Pesquisa do Vinho e da Vinha, em Bordeux, França.

A prova foi feita com uma das garrafas que esteve a envelhecer ao longo de mais de um ano no espaço e com outra igual mas que permaneceu em Terra. Jane Anson, uma das redatoras da publicação de vinhos Decanter, afirmou que o vinho que não tinha sido enviado para o espaço tinha um sabor mais jovem e que a versão espacial do Pétrus 2000 era mais suave e aromática.  

 

O valor de um milhão de dólares deste leilão vai incluir não só a garrafa que esteve no espaço, mas também uma Pétrus terrestre, um decantador, copos e um saca-rolhas feito a partir de um meteorito. 

O comprador vai receber este conjunto num baú de madeira, feito à mão e com uma decoração inspirada no universo Star Trek e na obra do escritor francês, Júlio Verne, conhecido como o "pai da ficção cientifica". 

O dinheiro que resultar do leilão vai servir para financiar futuras pesquisas da Space Cargo Unlimited. Entretanto, a leiloeira Christie´s revelou que as restantes garrafas que estiveram no espaço vão permanecer fechadas e não há planos para colocá-las à venda. 

Mais Notícias