Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
21 junho 2021
07:00
Ana Bernardino

Levar o seu cão à praia? Pode e nós dizemos onde

Levar o seu cão à praia? Pode e nós dizemos onde
Imagem de wendy julianto por Pixabay
Se quer levar o seu animal de estimação a passear pelos areais, damos-lhe a conhecer seis praias para cães e os cuidados que deve ter.

O verão é o momento perfeito para desfrutar do bom tempo na companhia da família, que inclui os amigos de quatro patas.

Em Portugal são poucas as praias que permitem o acesso de cães, mas há pelo menos seis "pet friendly".

 

Praia do Portinho da Areia Norte, Peniche

Nuno Leitão | Youtube

Na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro, em Peniche, encontra a praia do Portinho da Areia Norte, a primeira do país a permitir a permanência e circulação de cães. 

Pode encontrar nesta praia para cães dispensadores de sacos para os dejetos do animal e caixotes do lixo.

 

Praia dos Pescadores, Oeiras

facebook

A Praia dos Pescadores, uma das praias "pet friendly" do país, fica junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos. 

A praia está equipada com um bebedouro, uma área limitada para as pessoas acompanhadas por animais de estimação, um dispensador de sacos para dejetos caninos e sujeita a limpeza regular.

 

Praia das Amoreiras, Santa Cruz (Torres Vedras)

MouBernTV | Youtube

Nesta praia "pet friendly", localizada em Santa Cruz, a Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza bebedouros, dispensadores de sacos e ainda abrigos para os animais, decorados como as típicas barracas de praia desta zona.

 

Praia do Coral, Viana do Castelo

Facebook

Mais a norte, em Viana do Castelo, também existe uma praia "pet friendly". 

Os animais têm de utilizar coleira ou peitoral, estar sempre acompanhados dos donos e, de preferência, com trela. Os cães de raças consideradas perigosas estão obrigados a utilizar açaime no espaço.

Ao longo do areal estão espalhados caixotes de lixo e sacos para os dejetos dos animais, que devem ser recolhidos pelos donos.

 

Praia Suave Mar, Esposende

Luis Nogueira Faria | Google Maps

É uma das duas praias "pet friendly" do concelho de Esposende. O espaço onde pode levar o seu patudo a banhos situa-se entre a Praia Suave Mar Norte e a Praia de Cepães e está devidamente equipado com depósitos para recolha de dejetos e pontos de água.

 

Praia do Ramalhal Sul, Esposende 

Paula Barros | Google Maps

A segunda praia para cães do concelho de Esposende fica na vila de Apúlia, mais especificamente na parte sul da Praia da Ramalha. Esta praia está equipada com sinalética com as normas de uso e circulação, dispositivos para dejetos caninos e bebedouros.

 

Regras nas praias que permitem cães:

Para passear o seu cão em segurança, mesmo na praia, é preciso cumprir algumas regras:

1. O uso de coleira ou peitoral e trela

2. Obrigatoriedade de recolha dos dejetos

3. Obrigatoriedade de se fazer acompanhar do respectivo Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) ou Passaporte do Animal de Companhia (PAC).

4. Não é permitida a utilização da praia por animais que se encontrem feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar, ninhadas em período de aleitamento

5. No caso dos cães de raça potencialmente perigosa ou animais perigosos, definidos em lei específica, é obrigatório o uso de açaime, além da trela curta (até 1 metro de cumprimento) fixa à coleira ou ao peitoral. Estes animais devem estar registados e licenciados, devendo os detentores fazer-se acompanhar do respectivo documento comprovativo.

O incumprimento destas regras e a presença de cães em praias concessionadas onde o mesmo seja proibido pode originar multas até 2 500?. A Polícia Marítima é a autoridade responsável por esta fiscalização nas praias concessionadas.

Os cães de assistência podem frequentar qualquer praia, sendo os três tipos de cães de assistência autorizados os cão-guia (treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual), o cão para surdos (treinado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva) e o cão de serviço (treinado para auxiliar pessoa com deficiência mental, orgânica ou motora).

 

O que levar consigo na ida à praia com o seu cão:

1. Água e bebedouro portátil

2. Trela e coleira ou peitoral

3. Toalha para secar o seu patudo

4. Sacos para dejetos

5. Documento de identificação ou passaporte do animal

6. Açaime, se aplicado no caso dos cães de raça potencialmente perigosa ou animais perigosos

7. Biscoitos e/ou ração

8. Brinquedos

9. Chapéu de sol (é importante que o patudo não fique sempre ao sol)
 

Mais Notícias