Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 julho 2021
17:07
Redação / Agência Lusa

Lewis Hamilton com terceira 'pole position' da temporada no GP da Hungria

Lewis Hamilton com terceira 'pole position' da temporada no GP da Hungria
EPA
Max Verstappen, líder do Mundial, vai sair da terceira posição.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a 'pole position' pela terceira vez esta temporada de Fórmula 1, no Grande Prémio da Hungria, alcançando as 101 na carreira.

O atual campeão do mundo em título gastou 1.15,419 minutos para completar a melhor volta na sessão de qualificação desta tarde, batendo o companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), por 0,315 segundos, enquanto o holandês Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato, foi terceiro, a 0,421 segundos.

Estes foram os três únicos pilotos a conseguirem atingir o segundo 15, pois todos os restantes fizeram voltas acima de 1.16 minutos.

Depois de ter conseguido o melhor tempo logo à primeira tentativa da derradeira fase de qualificação (a Q3), Hamilton, que montou pneus médios, fez uma segunda tentativa bastante lenta, de forma a entorpecer Max Verstappen, que seguia na sua cauda.

Com isso, conseguiu manter o holandês afastado, além de ter feito com que o mexicano Sérgio Perez, no outro Red Bull, não conseguisse iniciar a sua última tentativa a tempo.

Os dois Red Bull vão começar a corrida com pneus macios, indicando uma estratégia diferente da dos Mercedes, que montam pneus médios.

"Creio que estivemos abaixo deles [Mercedes] ao longo de todo o fim de semana e isso ficou patente na qualificação", frisou Verstappen.

A sessão ficou ainda marcada pelo despiste do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que dava boas indicações, mas obrigou à interrupção dos trabalhos na Q2.

Depois de ter conquistado a 'pole' nos GPs da Emília Romagna (Itália) e de Espanha (em maio), o piloto britânico conseguiu a terceira do ano e alargou o recorde do Mundial de Fórmula 1, que já lhe pertencia, para as 101.

Hamilton acabou a sessão vaiado pelos adeptos, que na sua maioria apoiam Verstappen, mas explicou que, "quanto muito", sentiu foi que as vaias o "alimentaram".

O britânico confessou-se "surpreendido" por os restantes pilotos do top10 montarem pneus macios, enquanto os Mercedes partem com médios.

O GP da Hungria de Fórmula 1 é a 11.ª de 23 provas previstas do Campeonato do Mundo.

Max Verstappen lidera, atualmente, a classificação, com 185 pontos, mais sete do que Hamilton, que procura, aqui, a sua 100.ª vitória no Mundial.

Mais Notícias