Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
26 agosto 2021
15:46
Agência Lusa

Autorizados 3ME até 2025 para veículos elétricos na administração pública

Autorizados 3ME até 2025 para veículos elétricos na administração pública
Imagem de Wolfgang Eckert por Pixabay
Financiamento surge no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

O Governo autorizou, por portaria publicada esta quinta-feira, três milhões de euros para financiar 200 veículos elétricos destinados a freguesias, áreas metropolitanas ou organismos da administração pública, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

Os 3,090 milhões de euros, segundo o despacho publicado hoje em Diário da República, não podem ultrapassar, em cada ano económico, os seguintes montantes: 150 mil euros este ano e 735 mil euros em cada um dos anos seguintes, até 2025.

Segundo o diploma, a contratação dos veículos a financiar, tal como previsto no Programa ECO.mob, será feita em regime de locação por um período nunca inferior a 48 meses.

O município madeirense de Câmara de Lobos, em meados de julho, anunciou ter recebido dois veículos elétricos, num investimento de 70 mil euros, para candidaturas à terceira Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP), promovida pelo Fundo Ambiental, incluindo a instalação de postos de abastecimento elétricos nos serviço camarários.

A execução do Fundo Ambiental (FA) atingiu 569,8 milhões de euros em 2020, correspondente a 99,9% das verbas disponíveis e a um aumento de 47%, face aos 387,6 milhões de euros executados em 2019, segundo os dados divulgados em janeiro pelo Ministério do Ambiente.

No que diz respeito à mobilidade, a comparticipação do FA foi de cerca de quatro milhões de euros para a aquisição de 1.428 veículos ligeiros, 1.036 bicicletas, motociclos, ciclomotores elétricos e bicicletas de carga.