Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
06 setembro 2021
12:16
Redação

Maria João Pires em recuperação no hospital

Maria João Pires em recuperação no hospital
DR
Pianista de 77 anos sofreu ontem queda aparatosa nas ruas de Riga.

A pianista portuguesa Maria João Pires encontra-se já em recuperação e livre de perigo, depois do internamento de urgência num hospital de Riga, na Letónia, depois de uma queda ontem nas ruas da capital letã, que a obrigou a cancelar o seu concerto deste domingo no Riga Jurmala Festival. Com danos sobretudo num dos ombros, a instrumentista vai iniciar um descanso de várias semanas, até voltar em breve aos palcos, tal como é anunciado na página oficial de Instagram da artista.

 

Tinham sido dois elementos da organização do evento a darem a notícia ontem do acidente, reportada pelo site de música clássica Slipped Disc, que está a cobrir o festival.  

O incidente que obrigou à hospitalização urgente de Maria João Pires levou o festival de Riga a agendar à última hora e em sua substituição um concerto do pianista japonês Mao Fujita.

O concerto de Maria João Pires iria encerrar o Riga Jurmala Festival, na Ópera Nacional da Letónia.

Não é a primeira vez que a pianista, hoje com 77 anos, se debate com problemas de saúde delicados. Em 2006, a artista teve que receber um bypass na sequência de um enfarte do miocárdio. Em 2012, Maria João Pires sofreu também um acidente grave, quando uma placa de sinalização caiu sobre a sua cabeça, no intervalo de um recital em San Sebastián, no País Basco, em Espanha. 

Maria João Pires é uma das artistas nacionais mais consagradas de sempre da música erudita. Venceu o Prémio Pessoa, foi distinguida com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, esteve nomeada para Grammys e já teve alguns discos seus editados pela reputada editora Deutsche Grammophon.

Atualização da notícia às 14h37.

 

Mais Notícias