15 setembro 2021
12:30
Redação

Documentário sobre o trabalho solidário da União Audiovisual nos cinemas em outubro

União Audiovisual
"Nínguêm fica para tráz" (título propositadamente mal escrito) documenta a atividade da União Audiovisual no seu primeiro ano de existência.


A União Audiovisual surgiu em 2020 para ajudar os trabalhadores do setor da cultura que ficaram sem trabalho devido à pandemia. Agora, mais de ano e meio depois, chega o documentário que acompanhou a experiência solidária. 

"Nínguêm fica para tráz" (título propositadamente mal escrito) documenta a atividade da União Audiovisual no seu primeiro ano de existência. O filme foi filmado por Nuno Pires Pereira, em cidades como Lisboa, Évora, Faro, Porto, Caldas da Rainha ou Coimbra.

Famílias do país inteiro foram ajudadas com a entrega de cabazes mensais, compostos por bens de primeira necessidade que a associação recolheu em diversos pontos de recolha para depois distribuir. 

"Técnicos, produtores, riggers, técnicos de backline, muitas são as profissões, muitas mais são as pessoas, famílias e histórias de quem tudo perdeu, mas nem por isso desanimou quando a pandemia chegou a Portugal em 2020", começa por dizer o comunicado que chegou hoje à redação.

 

 

"Aprender a fazer coisas novas, os erros, as transformações, como tudo começou e como foi apadrinhado por imensa gente.
Histórias de ajuda, força, carinho. Porque a União Audiovisual somos todos nós... ninguém fica para trás!", continua a nota de imprensa.

"Nínguêm fica para tráz" vai começar a ser exibido em outubro em salas de cinema de todo o país. A entrada é gratuita mediante a cedência de uma doação de bens alimentares. O objetivo é manter a "continuidade de recolha de bens de primeira necessidade para profissionais do espetáculos, que sofrem os efeitos da paralisação parcial ou absoluta das suas atividades".

DATAS:

5 de outubro - São Jorge, Lisboa 
6 outubro - Cine Incrível, Almada
8 outubro - Cine Clube de Faro
13 outubro - Auditório Soror Mariana, Évora
14 outubro - Arrábida Shopping cinemas UCI, Gaia
15 outubro - Salão Brasil, Coimbra
22 outubro - Auditório Municipal da Lourinhã
23 outubro - Cave Avenida, Viana do Castelo
27 de Outubro - Doc Lisboa

Com:
Mário XL (técnico de som), António Lebres (técnico de som), João Fontinha (técnico de luz), Manuel Chambel (técnico de som), Carlos Mata (Rigger), Hugo Costa (técnico de Backline), Alex Santos (músico), Hugo Carriço (técnico de luz), Américo Silva (técnico de som), Pedro Gonçalves (músico), Inês Sales (produção), Ricardo Queluz (técnico de som), Ricardo Cabral (técnico de som), Timi Montalvão (produção), Carlos Figueira (técnico de som), Sérgio Ferreira (técnico de luz).
 

Mais Notícias