Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
11 novembro 2021
15:41
Redação / Agência Lusa

Primeiros tratamentos com anticorpos contra a covid-19 aprovados

Primeiros tratamentos com anticorpos contra a covid-19 aprovados
EMA
A Agência Europeia do Medicamento aprovou dois tratamentos contra a covid-19 para serem aplicados em casos graves.

São mais dois medicamentos aprovados, esta quinta-feira, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) e que servem para combater casos graves da covid-19. 

A EMA anunciou que os tratamentos Ronapreve e Regkriona podem ser aplicados na maioria das pessoas a partir dos 12 anos, mas apenas só devem ser utilizados nos pacientes que não necessitam de ventilador, mas que estejam em risco de desenvolver a doença de forma grave. 

O Ronapreve e o Regkirona são os primeiros medicamentos com anticorpos a receber um parecer positivo por parte do comité da EMA que avalia a utilização de medicamentos. 

"Os anticorpos utilizados nestes dois tratamento são proteínas projetadas para se unirem a um alvo específico, neste caso à proteína do SARS-CoV-2, que o vírus usa para entrar nas células humanas", explica a agência numa nota publicado no site oficial. 

Para o Ronapreve a EMA recomendou a autorização para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes (a partir dos 12 anos e com pelo menos 40 quilos), que não necessitem de oxigénio suplementar e que corram um risco acrescido de a sua doença se tornar grave.

O medicamento também pode ser utilizado para prevenir a covid-19 em pessoas com mais de 12 anos, diz a EMA na sua página oficial.

Quanto ao Regkirona, a EMA recomendou também autorizar o medicamento para o tratamento de adultos com covid-19 que não necessitem de oxigénio suplementar e que estão igualmente em risco acrescido de a sua doença se tornar grave.

“Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos anticorpos monoclonais a receberem um parecer positivo” diz a Agência, explicando que os anticorpos monoclonais “são proteínas concebidas para se anexar a um alvo específico, neste caso a proteína spike da SRA-CoV-2, que o vírus utiliza para entrar em células humanas”.

A EMA diz ter avaliado dados de estudos que mostram que o tratamento com os dois medicamentos reduz significativamente as hospitalizações e as mortes em doentes com covid-19.

 

Mais Notícias