Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
12 novembro 2021
10:43
Redação

Portugal já adquiriu medicamento de anticorpos para a Covid-19

Portugal já adquiriu medicamento de anticorpos para a Covid-19
ASSOCIATED PRESS
O Ronapreve é um dos dois primeiros medicamentos com anticorpos monoclonais a receber um parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos.

O Estado Português já adquiriu algumas unidades do medicamento Ronapreve que, juntamente com o Regkirona, são os primeiros medicamentos com anticorpos monoclonais a receber um parecer positivo do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês).

A autorização foi confirmada ontem pelas organizações europeias. Estes dois medicamentos juntam-se à lista de produtos COVID-19 que receberam um parecer positivo desde que o Veklury (remdesivir) foi recomendado para autorização em junho de 2020.

Os anticorpos monoclonais são proteínas projetadas para se anexar a um alvo específico, neste caso a proteína spike do SARS-CoV-2, que o vírus usa para entrar nas células humanas.

O INFARMED adianta que a implementação do Ronapreve encontra-se neste momento, como em situações anteriores, a ser articulada entre a DGS e a autoridade do medicamento.

 

Mais Notícias