Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
20 novembro 2021
17:27
Redação / Agência Lusa

Pelo menos 75 migrantes morrem num dos piores naufrágios do ano no Mediterrâneo

Pelo menos 75 migrantes morrem num dos piores naufrágios do ano no Mediterrâneo
ASSOCIATED PRESS (AP)
O naufrágio ocorreu junto à costa da Líbia, quando os cerca de 75 migrantes tentavam chegar à Europa.

Pelo menos 75 migrantes morreram junto à costa da Líbia, na sequência do naufrágio do barco em que tentavam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, denunciou hoje a Organização Internacional de Migração (OIM).

O naufrágio, um dos mais graves deste ano na chamada rota migratória do Mediterrâneo Central, ocorreu na quarta-feira junto à costa da cidade de Zawara, de acordo com o relato de 15 sobreviventes que foram resgatados por um barco de pesca.

O barco afundado foi um dos três que partiram das praias que se estendem entre Zawara e Zawiya na noite de terça-feira, base das diferentes máfias líbias que, ligadas a outras da região, lucram com o contrabando de armas, combustível e pessoas.

Na quarta-feira, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) revelou que os barcos de patrulha da Líbia intercetaram um total de 307 pessoas que tentavam chegar a Itália em embarcações com poucas condições e que regressaram a Tripoli.

Em comunicado, a agência explicou que os migrantes, incluindo 22 mulheres e 11 crianças, desembarcaram no porto de Trípoli, onde a Cruz Vermelha Internacional e o próprio ACNUR prestaram os primeiros socorros.

Dezenas de milhares de pessoas tentam chegar à Europa, atravessando o mar Mediterrâneo a partir da Líbia ou da Tunísia, geralmente para chegar a Itália.

Essa viagem é extremamente perigosa, pois pelo menos 1.236 pessoas já morreram este ano durante a travessia, contra 858 no mesmo período de 2020, segundo a OIM.

Mais de 59 mil requerentes de asilo chegaram à costa italiana este ano, 50% a mais que no ano passado, mas longe dos números daqueles que arriscaram as suas vidas em barcos frágeis de contrabandistas entre 2014 e 2017.

Mais Notícias