24 novembro 2021
11:13
Redação

Brits suprimem categorias por género

DR - Brit Awards
Categoria de Artista Britânico do Ano substitui as de Artista Masculino Britânico do Ano e Artista Feminina Britânica do Ano.

Vão desaparecer as categorias por género dos Brit Awards. Em vez de de Artista Masculino Britânico do Ano e Artista Feminina Britânica do Ano, passa a haver a categoria de Artista Britânico do Ano. O mesmo acontece nas categorias internacionais: o Artista Internacional do Ano substitui as categorias de Artista Masculino Internacional do Ano e de Artista Feminina Internacional do Ano.

Com esta decisão, os Brits pretendem tornar-se "mais inclusivos". 

Vão surgir quatro novas categorias à votação dos fãs: Melhor Artista de Rock/Alternativo, Melhor Artista Pop/R&B, Melhor Artista de Hip Hop/Grime e Melhor Artista de Dança.

A exclusão de Sam Smith das categorias por géneros na última gala dos Brit Awards, por causa da sua identidade não-binária, gerou polémica. Na altura, Sam Smith escreveu o seguinte no Instagram: “procuro uma época em que as galas de prémios possam ser o reflexo da sociedade em que estamos. Celebremos todos, independentemente do género, raça, idade, talento, sexualidade ou classe social”. A opinião de Sam Smith terá levado os Brit Awards a um reposicionamento nesta questão.

Os Brits são os maiores prémios da indústria fonográfica britânica.

Mais Notícias