16 dezembro 2021
16:44
Redação / Agência Lusa

A25: troço final entre Vilar Formoso e a fronteira inaugurado segunda-feira

CC
Cerimónia de abertura está marcada para as 16h00 no nó da A25 em Vilar Formoso.

O troço final da autoestrada 25 (A25) entre Vilar Formoso (Almeida) e a fronteira com Espanha, em Fuentes de Onõro abre ao tráfego rodoviário na próxima segunda-feira, foi hoje anunciado.

Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), a cerimónia de abertura está marcada para as 16h00, no nó da A25 em Vilar Formoso e vai contar com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

?Com a abertura ao tráfego do troço com 3,5 quilómetros entre Vilar Formoso e a fronteira, a A25 fica concluída em toda a sua extensão, ligando diretamente o Porto de Aveiro a Espanha através de autoestrada?, refere a IP em comunicado hoje divulgado.

De acordo com a fonte, a concretização do investimento ?assegura uma importante ligação transfronteiriça à A62 - Autovia de Castilla, com melhores condições de comodidade e segurança rodoviária, nomeadamente para o tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, que passam a dispor de uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa?.

A IP adianta que a obra compreendeu a execução de um troço com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada, a reformulação do atual nó de Vilar Formoso e a construção de um viaduto com 330 metros de extensão, sobre a ribeira de Tourões.

Foram também realizados dois ramos de acesso ao nó de Fuentes de Oñoro (Espanha) e a criação de duas rotundas e de sete restabelecimentos que assegurarão a ligação com a rede viária local, entre outros trabalhos.

A empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 entre Vilar Formoso (concelho de Almeida, distrito da Guarda) e a fronteira com Espanha (Fuentes de Oñoro) envolve um investimento de 13,2 milhões de euros.

A cerimónia de assinatura do contrato da empreitada decorreu no dia 20 de novembro de 2018, em Vilar Formoso, com a presença do primeiro-ministro António Costa.

Mais Notícias