12 janeiro 2022
07:05
Redação / Agência Lusa

"Estrada sem dono" em Famalicão com obras concluídas nas próximas semanas

Trabalhos decorrem junto ao nó Vermoim/Seide de acesso à Autoestrada 7.

As obras do nó Vermoim/Seide de acesso à Autoestrada 7 (A7), em Vila Nova de Famalicão, também conhecido por “estrada sem dono”, ficam concluídas nas próximas semanas, resolvendo “um grande problema de segurança rodoviária”, foi anunciado na terça-feira.

Em comunicado, a Câmara de Famalicão, no distrito de Braga, explica que se trata de uma “via infraestruturante” que foi construída na sequência da abertura da autoestrada, “sem que tivesse sido enquadrada formalmente, quer na rede viária nacional, quer na rede viária municipal”.

Daí o facto de ter ficado conhecida como “estrada sem dono”.

Segundo o comunicado, a indefinição e o mau estado da artéria fizeram com que o município instaurasse uma providência cautelar em tribunal para obrigar a concessionária da A7, ou a Estradas de Portugal, a realizarem as obras urgentes de reparação, iluminação e conservação.

Entretanto, as partes chegaram a um entendimento que resultou no acordo de realização das obras, por parte da Infraestruturas de Portugal e da Ascendi, com a posterior passagem da via para o domínio municipal.

A intervenção de requalificação e renovação “está em fase de conclusão” e, a partir daí, a via passa para a esfera municipal.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, trata-se da resolução de “um grande problema de segurança rodoviária”, uma vez que a via “não estava infraestruturada e não havia uma entidade responsável pela sua manutenção”.

“Valeu a pena a reivindicação que o município fez ao longo dos últimos anos, que garantiu uma solução a contento do interesse público”, sublinhou o autarca.

Mais Notícias