Prémio Princesa das Astúrias das Artes para duas figuras do flamenco

18 anos depois do Prémio Princesa das Astúrias das Artes ter sido atribuido ao guitarrista Paco de Lucía, o flamenco volta a ser galardoado por esta distinção real, logo com duas figuras em simultâneo: a cantora Carmen Linares e a coreógrafa e dançarina María Pagés.
Carmen Linares tem 71 anos e é considerada uma lenda viva do flamenco. Tem uma carreira de mais de 50 anos e uma agenda internacional que a tem levado a algumas salas de maior renome.
María Pagés tem 58 anos e um percurso de mais de 30 anos que a levou a ser vista como uma das grandes figuras da dança ligada ao flamenco.
Para o júri do Prémio Princesa das Astúrias das Artes, "as obras de Carmen Linares e de María Pagés são parte integrante da genealogia do flamenco contemporâneo. Ambas, nas suas áreas, convergem no espírito de várias gerações que, a partir do respeito pela tradição e da profundidade das raízes do flamenco levaram-no a uma dimensão universal. Com o seu trabalho, ambas abriram caminhos de repercussão não só artística, mas também social e tornaram-se um exemplo de trabalho, talento e dedicação para as gerações futuras". Encaradas como descobridoras "de novos horizontes", é-lhes reconhecida a autoria de "trajetos com experiências que reivindicam o flamenco como um dos géneros musicais" e "um acontecimento artístico único".