Ouça a Smooth FM nas nossas Apps
11 maio 2022
11:18
Redação

Na Ucrânia, a Eurovisão foi comentada a partir de um abrigo

Instagram suspilne.eurovision/Luca Bruno Associated Press
A canção da Ucrânia está entre as primeiras dez finalistas. Timur Miroshnychenko, da televisão ucraniana, comentou o concurso abrigado das bombas.

Ontem, 10 de maio, teve lugar a primeira semifinal da Eurovisão 2022, com Portugal a conseguir ficar entre os dez finalistas tal como a Ucrânia que também passou à final com 'Stefania' dos Kalush Orchestra. O concurso acontece em Turim, Itália.
 
Em contexto de guerra, Timur Miroshnychenko, o comentador da televisão ucraniana, relatou o que ia acontecendo no palco da arena Pala Olímpico a partir de um abrigo localizado em Kiev, a capital do país que continua a ser um alvo do Kremlin.


Os Kalush Orchestra, que interpretaram a canção 'Stefania', tiveram uma autorização especial, dada pelo governo ucraniano, para participarem no concurso, caso contrário os vários elementos do grupo teriam de estar a apoiar a Ucrânia no combate contra as forças militares russas ao abrigo da lei marcial que impede a saída do país de homens entre os 18 e os 60 anos.

A banda ucraniana tem sido apontada como a favorita à vitória no site de apostas eurovisionworld.


'Saudade, Saudade', composta e interpretada por MARO, também vai voltar a subir ao palco eurovisivo de Turim. A final acontece no sábado, dia 14 de maio. Além de Portugal e Ucrânia, estão na final: Suíça ('Boys do cry', Marius Bear), Arménia ('Snap', Rosa Linn), Islândia ('Með hækkandi sól', Systur), Lituânia ('Sentimentai', Monika Liu), Noruega ('Give that wolf a banana', Subwoolfer), Grécia ('Die together', Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova ('Trenuletul', Zdob si Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos ('De Diepte', S10). 
 
De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.

A segunda semifinal do 66.º Festival Eurovisão da Canção está marcada para quinta-feira. Nesse dia competem 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.
 
A final será disputada por 25 países, os dez que foram escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados 'Big Five' (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).

 


 

Mais Notícias