13 maio 2022
14:42
Agência Lusa

GNR fez balanço "muito positivo" de peregrinação a Fátima

LUSA
A operação da GNR terminou sem incidentes.

A GNR fez um balanço "muito positivo" da Peregrinação Internacional Aniversária de maio ao Santuário de Fátima, que hoje terminou, sem que se tenham registado incidentes, apesar da grande afluência de peregrinos.

“Tivemos situações pontuais, como, por exemplo, uma pessoa que se perde do grupo e acaba por regressar, ou viaturas mal parqueadas, mas que rapidamente são corrigidas”, disse à agência Lusa o capitão João Gaspar, das Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No seu entender, “o dispositivo policial foi o adequado para responder às necessidades dos peregrinos e das celebrações”.

Segundo João Gaspar, “nem todos os parques atingiram a lotação máxima”, tendo o estacionamento decorrido sem problemas.

Mesmo após o fim das celebrações, ao início da tarde, o trânsito em Fátima e nos acessos à autoestrada continuava a fazer-se com fluidez.

João Gaspar fez votos de que as pessoas que permaneceram em Fátima para almoçar vão embora gradualmente, para que a fluidez do trânsito se mantenha.

A GNR agradeceu a colaboração dos peregrinos, que acederam “com tranquilidade” às orientações das autoridades.

Além do Comando de Santarém, nas operações de segurança, que se prolongam até domingo, estão envolvidos o Comando de Leiria, a Unidade Nacional de Trânsito ou a Unidade de Intervenção, num total de 700 militares da GNR.

Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo vão estar em permanência na cidade de Fátima até domingo, na segunda fase da operação Peregrinação Segura 2022.

De acordo com o Santuário de Fátima, estiveram na Cova da Iria 200 mil pessoas na quinta-feira e 170 mil hoje, para participar nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de maio.

Mais Notícias