Ouça a Smooth FM nas nossas Apps
19 maio 2022
07:51
Agência Lusa

Marcelo está pela primeira vez em Timor

ANTÓNIO COTRIM / LUSA
Presidente da República visita país por ocasião dos 20 anos da restauração da independência e da posse de Ramos-Horta.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita pela primeira vez Timor-Leste entre hoje e domingo, por ocasião dos 20 anos da restauração da independência e da posse de Ramos-Horta como chefe de Estado timorense.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Díli acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Em Díli encontra-se também, em representação do parlamento português, a vice-presidente Edite Estrela, deputada do PS.

Durante a visita oficial, centrada na capital, Díli, Marcelo Rebelo de Sousa irá também inaugurar a nova Embaixada de Portugal e encontrar-se com a comunidade portuguesa.

Além das cerimónias oficiais e encontros institucionais, incluindo com o Presidente cessante de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú-Olo, e com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, o programa inclui visitas à Escola Portuguesa Ruy Cinatti e à Universidade Nacional Timor Lorosa'e.

Marcelo Rebelo de Sousa irá ainda visitar o Arquivo & Museu da Resistência Timorense e o projeto escolar Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Díli.

O regresso a Portugal está previsto para domingo de manhã.

Na sexta-feira, 20 de maio, Timor-Leste celebra 20 anos da restauração da independência, conseguida após uma luta de libertação contra a ocupação indonésia, e José Ramos-Horta irá tomar posse, pela segunda vez, como Presidente da República timorense.


 

Mais Notícias